terça-feira, 29 de maio de 2012

Seminário: A visão da Favela na Rio+20

UERJ assina parceria com universidade americana para intercâmbio cultural

Boas novas para estudantes universitários cotistas ou não. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), primeira universidade pública brasileira a adotar o sistema de cotas no acesso ao ensino superior - uma medida de ações afirmativas -,  assinou em parceria com a Southern University de Baton Rouge, de Louisiana (USA), – instituição considerada referência internacional ao educar majoritariamente afrodescendentes – um protocolo de intenções que prevê a realização de intercâmbio cultural entre as duas organizações.
 
Segundo o reitor americano, James Llorens, alunos brasileiros poderão ter a oportunidade de estudar na universidade, que tem sete mil alunos sendo 90% dos estudantes da raça negra.

Nossa intenção é que professores e alunos brasileiros conheçam nossa universidade que existe há 100 anos. Queremos atrair alunos de diferentes países e aumentar a nossa diversidade. Será muito proveitoso que nossos estudantes também venham ao Rio – afirmou Llorens.

A delegação americana, que está no Rio desde o início da semana, também compareceu ontem ao Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine) para conversar com lideranças do movimento negro e reiterar a intenção de estreitar laços com o Governo do Rio.  Para o presidente do Cedine, Paulo Roberto dos Santos Paulão, a visita foi bastante produtiva: "A influência da universidade da Louisiana tem sido grande na questão da igualdade racial.  Agora, poderemos trocar conhecimento e experiência com uma instituição que possui tradição em ações afirmativas."

Fórum Social de Manguinhos

Fórum (Itinerante) do Movimento Social de Manguinhos 

Convida para o Debate

Desenvolvimento

Para quê e para quem?


31 de Maio de 2012, quinta-feira, entre 18h e 20h

Local: sala 111 - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Av. Brasil, n. 4365, Manguinhos

Organização:
Pré-vestibular Construção
Fórum do Movimento Social de Manguinhos