sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Zuenir Ventura na Biblioteca Parque de Manguinhos



Manguinhos na Parada Gay no domingo, 18/11

O próximo domingo, 18 de novembro, São Pedro vai dar uma trégua e mandar fechar as torneiras, pois haverá a 17ª edição da Parada Gay na orla de Copacabana, a partir das 12h. De Manguinhos, sairá um grupo com cerca de 15 pessoas, algumas até ajudando na organização e na mobilização deste grande e colorido movimento pelo respeito ao amor e à diversidade.

Segundo o Grupo Arco-Íris, organizador do evento, em 2011, foram assassinados 266 homossexuais. Mas, certamente, que este número retrata a realidade, já que muitos casos sequer são registrados. A ONG ressalta que apesar de a Cidade do Rio de Janeiro ter sido a pioneira de uma série de políticas públicas e legislações que beneficiam a população LGBT, ela ainda não está livre de ações discriminatórias, preconceitos, violência urbana, desigualdade social, conservadorismo e fundamentalismo religioso.

A concentração marcada para as 13h no Posto 6. O início está previsto para as 15h. Os serviços de cidadania e saúde começam às 9h, no posto 5. O Grupo Arco-Íris e o Instituto Arco-Íris vão comandar 13 trios elétricos. O evento tem parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Os ônibus fretados para o evento deverão estacionar junto ao Teleporto.  

Imagens de Axé na Biblioteca Parque de Manguinhos



Hoje, sexta-feira, 16 de novembro, a Biblioteca Parque de Manguinhos inaugurou a exposição de fotografias "Imagens de Axé" - de Cristiane Cotrim (no Jardim de Leitura, atrás da recepção).

No sábado, dia 17, será a vez do "Pronto, Falei!", organizado pelo grupo feminino de Hip Hop Ladies e pelo pessoal do MUR - Madureira União Rap.

No dia 21 de novembro, será aberta a mostra de audiovisuais "Mostra  Etnodoc" (de filmes/documentários etnográficos). São 10 filmes premiados no edital organizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. A abertura será às 17h30. Na quinta e na sexta as sessões terão início às 18h. No sábado e domingo, às 16h.

Ainda nesta quarta (às 19h, no Cineteatro) uma ocasião muito especial para a Biblioteca: a ilustre presença de um dos mais importantes jornalistas e escritores do país, Zuenir Ventura, autor de livros marcantes como "1968 - O Ano que Não Terminou" e "Cidade Partida". Zuenir estará presente por meio do projeto "Casa do Saber - Comunidades", que tem realizado cursos importantíssimos aqui na Biblioteca Parque de Manguinhos e na da Rocinha. Aliás, o último curso do projeto (Instantâneos do Século XXI - Grandes Mudanças no Cinema, na Literatura e na Sociedade) está com inscrições abertas, e a primeira aula será no dia 17 de novembro, próximo sábado, das 17h às 18h30.

Oportunidade de Trabalho: Saúde