domingo, 5 de agosto de 2012

Seminário sobre informação e indicadores de saúde


Pessoal do campo acadêmico ligado às áreas de demografia e saúde pública devem agendar os dias 13 e 14 de agosto para o seminário “Informação e indicadores em Saúde: questões metodológicas e demográficas”. As discussões girarão em torno da produção das estatísticas e sistemas de dados de saúde, sua qualidade, potencialidade e as limitações das principais fontes de informação em saúde – estatísticas vitais, inquéritos de saúde populacional do Brasil e os censos.

O evento será realizado na SEAERJ - Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro, que fica na Rua do Russel n.1 Glória, Rio de Janeiro/RJ. As inscrições, gratuitas e limitadas, poderão ser feitas por meio do email seminariofiocruzabep@gmail.com até o dia 8 de agosto.

O seminário, organizado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e o grupo de trabalho População e Saúde, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep).

Na programação, Magda Ruiz, coordenadora da Área de Demografia e Informação sobre População do CELADE/CEPAL (Centro Latino-Americano e Caribenho de Demografia / Comissão Econômica para América Latina e Caribe), da ONU, falará sobre “A saúde nos censos de 2010 na América Latina: aspectos conceituais, metodológicos e de divulgação da informação”.

No último dia, será apresentado um Relatório coletivo das recomendações e propostas sobre a informação em saúde no Brasil. 


Serviço:
Evento: “Informação e indicadores em Saúde: questões metodológicas e demográficas
Período: 13 e 14 de agosto, de 9h as 17h
Local: SEAERJ - Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro, na Rua do Russel n.1 Glória, Rio de Janeiro/RJ
Inscrições (gratuitas e limitadas): seminariofiocruzabep@gmail.com (até 08/08/2012)

COMPERJ: Debate sobre os seus impactos sociais e ambientais


A ASIBAMA/RJ convida para a audiência pública “COMPERJ: Debate sobre os seus impactos sociais e ambientais”, convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) para a próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, entre 13h30 e 18h30, no auditório da sede da Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro, na Avenida Nilo Peçanha, nº 31, 6º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ.
Esta audiência tem como propósito discutir o processo de licenciamento ambiental do empreendimento e o descumprimento de condicionantes para a sua instalação, como, a inviolabilidade da Estação Ecológica da Guanabara e da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim quanto a instalação de dutos e circulação de embarcações destinadas ao transporte de material para o empreendimento. Foram convidados para a audiência pública representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Petrobras, que vão poder expor suas considerações sobre o assunto. Confira o edital de convocação da audiência pública.