segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Morre uma guerreira negra da saúde


O ambientalista e professor Alexandre Pessoa do Politécnico da Fiocruz nos traz uma triste notícia: morreu Martha Trindade, uma lutadora DE e POR Santa Cruz!
D. Martha foi a primeira moradora a denunciar e chamar a imprensa quando começaram as chuvas de prata após a inauguração da siderúrgica TKCSA no bairro de Santa Cruz, na Baía de Sepetiba.

Trabalhadora do SUS, auxiliar de enfermagem aposentada do Souza Aguiar, militante da saúde, Martha Trindade muito se orgulhava, não resistiu aos problemas de saúde que a afligiam há algum tempo.

"D. Martha nunca aceitou que chovesse material particulado da TKCSA em seu corpo, na sua casa, no seu território. Um exemplo de coragem e perseverança. Vejam a lucidez e a dignidade de uma legítima representante da classe trabalhadora, profissional da saúde pública", disse Alexandre Pessoa.
Neste vídeo, pode-se aprender um pouco com o saber desta negra mulher e guerreira: http://www.youtube.com/watch?v=0xziJXHopaE

Alexandre Pessoa afirma que D. Martha certamente iria na audiência amanhã sobre a TKCSA. "Na verdade, ela estará presente, junto a cada um de nós que continuamos a luta em defesa da saúde e dos direitos dos moradores e pescadores de Santa Cruz. D. Martha, acreditava e lutava por um Mundo melhor! D. Martha! Sempre Presente!!!"

Redução da Maioridade Penal - Debate com a juventude de Camaçari (BA)

A Redução da Maioridade Penal foi tema do debate, realizado, dia 23/08, no Teatro Alberto Martins. A iniciativa foi promovida pela SECIN - Secretaria da Cidadania e Inclusão, por meio da CMJ - Coordenadoria Municipal de Juventude, com participação da sociedade.
Raul Tavares, coordenador Municipal de Juventude;
Juremar Oliveira, vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude,
Fábio Pereira, secretário da Cidadania e Inclusão, e
Maílson Pereira, um dos articuladores da Bahia do Plano Juventude Viva.
Foto: Marcos Paulo

O secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, destacou a importância da discussão do tema. “É fundamental debater o assunto que embasa o desenvolvimento de ações de assistência social nas esferas federal, estadual e municipal”, disse.

Na ocasião, Fabio Pereira falou sobre os constantes esforços da administração municipal para promover a inclusão dos jovens em programas e projetos sociais de formação profissional, com atenção especial aos egressos de medidas socioeducativas.

Participaram do debate como convidados o vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude, Juremar Oliveira, e um dos articuladores da Bahia do Plano Juventude Viva, Mailson Pereira. Ambos parabenizaram a Prefeitura pela iniciativa e prestaram esclarecimentos ao público sobre as consequências negativas da redução da maioridade penal.

Tendo em vista a preocupação da Prefeitura com a juventude do Município, o coordenador municipal da Juventude, Raul Tavares, destacou os esforços da atual gestão com a formação da Rede de Atenção à Juventude, que inclui profissionais de todas as secretarias municipais.

Fonte: http://www.camacari.ba.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=14831

Papo sério no Café Falante: Juventude e controle social

Entre um gole de café mesclado com leite, um pão de queijo e uma torradinha com chá, a juventude de Salvador vai debater sua participação nas mobilizações populares e no controle social no 2ª Edição do Projeto Café Falante da Juventude, que acontecerá no dia 31 de agosto (sábado), das 8h às 17h, no Forte da Capoeira, Santo Antonio Além do Carmo, no Centro Histórico Salvador/Bahia.

Mas não é só isso não, a turma vai também abordar o jovem negro/a no cenário do empreendedorismo e negócios – desafios, perspectivas e oportunidades,.  
Este encontro integra a agenda de atividades do Agosto Negro da Coordenação Nacional de Entidades Negras. 

“Nosso objetivo é promover debates com os jovens, das periferias de Salvador e da região metropolitana, sobre as principais temáticas que envolvem a juventude no contexto geral com o recorte para questões de Raça/Etnia e Gênero”, disse a especialista em Gestão Estratégica de Projetos Sociais/Gestão Social pela Unijorge, Cleide Crispíniana, também coordenadora estadual de Juventude Negra – Fórum CONEN/BA.

Então galerinha, anotem em suas agendas, quem puder vá e leve outros jovens para que possam ampliar a discussão e assumir as rédeas da construção de políticas públicas para a juventude, em especial, a juventude negra que está sendo dizimada cotidianamente. 

Transforma Manguinhos