sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Atriz Regina Duarte é voz ativa de pecuaristas contra direitos indígenas


Regina Duarte discursa para fazendeiros. Foto: divulgação
Nos municípios da região sul e especialmente do Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul, na faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai, populações indígenas reivindicam o direito pela terra atualmente ocupada por fazendeiros. Confrontos têm acontecido com um saldo de índios mortos e feridos. Uma das terras em disputa, denominada Arroio-Korá está localizada no município de Paranhos.
De acordo com o Relatório de Identificação da Terra Indígena publicado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2004, a presença dos guarani na região vem desde o século XVIII. Em 2009, foi homologada a demarcação pela Presidência da República (Decreto nº12.367). Porém, os proprietários rurais (fazendeiros) conseguiram um mandado de segurança para suspender os efeitos do decreto presidencial.
Atualmente, os índios Guarani-Kaiowá e Guarani-Ñhandeva de Arroio-Korá vivem em situação precária e improvisada em barracos de lona na beira de estradas e em reservas indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul. Estima-se que 100 famílias sejam originárias da região.
O Blog União Campo Cidade e Floresta (http://uniaocampocidadeefloresta.wordpress) informa que diversos políticos e famosos são proprietários de fazendas na área em conflito (terras dos indígenas): RATINHO, HEBE CAMARGO E REGINA DUARTE estariam nessa lista. 
“Regina Duarte lidera o setor pecuarista contra os povos indígenas, participa de comicios contra as demarcações e contra os povos indígenas em todo Brasil. No MS ela é a “Garota Propaganda” em campanhas contra indígenas”, conforme o Blog União Campo Cidade e Floresta.

Jornalista Leonardo Sakamoto, do portal UOL, já havia alertado sobre a luta de Regina Duarte contra a população indígena em 2009: Regina Duarte também tem medo de índio 

A atriz global e pecuarista Regina Duarte, em discurso na abertura da 45ª Expoagro, em Dourados (MS), disse que está solidária com os produtores e lideranças rurais quanto à questão de demarcação de terras indígenas e quilombolas no estado.
Confesso que em Dourados voltei a sentir medo”, afirmou a atriz, neste domingo (18), com referência à previsão de criação de novas reservas na região de Dourados. “O direito à propriedade é inalienável”, explicou ela, de forma curta, grossa e maravilhosamente elucidativa o que faz do BRASIL um brasil. Em verdade, ela deve estar sentindo medo desde a campanha presidencial de 2002…
Dos 60 assassinatos de indígenas ocorridos no Brasil inteiro em 2008, 42 vítimas (70% do total) eram do povo Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, de acordo com dados Conselho Indígenista Missionário (Cimi). “Ninguém é condenado quando mata um índio. Na verdade, os condenados até hoje são os indígenas, não os assassinos”, afirma Anastácio Peralta, liderança do povo Guarani Kaiowá da região.
Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/08/regina-duarte-famosos-contra-indios.html