quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Crack é tema de debates nos 58 anos de Ensp e no Politécnico

- De 10 a 13/09 - semana de eventos comemorativos aos 58 anos de aniversário da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)

- 10 (segunda-feira) – 9h30 – auditório térreo da ENSP/Fiocruz - palestra do cientista político Luiz Eduardo Soares. A atividade será transmitida no site  <http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/> no Portal ENSP.

- 12 (terça-feira) – 9h30 – auditório térreo da ENSP/Fiocruz - lançamento do documentário Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada, uma realização da Central Única das Favelas (Cufa) e direção de Preto Zezé e Edmar Jr. Após a exibição, haverá um debate com o presidente da Cufa Brasil, Preto Zezé.

- Na tenda montada no pátio externo da ENSP: Exposição fotográfica de Cid Fay; Festival Prata da Casa e eventos culturais; Barracas da Saúde de Atividades desenvolvidas pelos profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria; Cantina Terrapia de Alimentação Viva – alimentação saudável baseada em alimentos germinados.

- 15/09 (sábado) - 15h – Biblioteca Parque de Manguinhos, na Praça da Cidadania (Desup) – Evento comemorativo aos 100 anos de Jorge Amado – Lavagem da Escadaria da BPM e Roda de Capoeira.

- 19 e 20/09 – 9h às 17h – I Seminário de experiências da Atenção Primária em Saúde com População de Rua –  Nerj, na Rua Mexico 128, 10 andar. Centro  – inscrições semapspoprua@gmail.com - informações: Teias Escola Manguinhos – Ensp/Fiocruz – Tel.: (21) 2598-2764.

- 21/09 - 9h às 12h - I Oficina Crack e outras drogas: “Crack é o problema?” 
               13h às 17h - Roda de Conversa - Determinantes sociais e vulnerabilidades dos usuários de crack; Rede de Cuidados aos usuários de crack; A abordagem da Redução de Danos. 
Nerj, na Rua Mexico 128, 10 andar. Centro – inscrições semapspoprua@gmail.com - informações: Teias Escola Manguinhos – Ensp/Fiocruz – Tel.: (21) 2598-2764.


Eventos Culturais


Na véspera do feriado de 7 de setembro, pelo menos três momentos envolvendo músicas a partir dos anos 70, os flashbacks, em espaços de lazer do bairro de Manguinhos.

20h – Noite do Flashback – Quadra do Mandela 2. A entrada é 1k de alimentos não perecíveis que dará direito a concorrer a brindes. A  organização do evento é da Associação dos Moradores do Samora Machel (Mandela 2).   


18h – HIP HOP FOLIA - Comunidade do Arará no Campinho. Banda de Reggae, Original Raiz e o REP Carioca, mutirão de Grafite, Batalha do Passinho com crianças. No evento, homenagem ao jovem morto em agosto pelos policiais do Bope. De acordo com a turma do Projeto Saciarará, esta será “uma tarde/noite na favela”. Entre os sons: Funk, Rap, Samba de Raiz, Batalha de MCs, Grafitti, Banca de Artes, Skate Humilis. A cobertura ficará por conta da TV Parede. A apresentação é de Johnny Relato 7.


22h - Flashback - Quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba de Manguinhos - Apresentação de DJ Marcão da Cash Box

Olhar positivo sobre Manguinhos na TV Brasil

Matéria de Leandro Aguiar no blog do CRJ Manguinhos mostra o excelente trabalho de jornalismo sobre atividades esportivas desenvolvidas naquele equipamento público. É  isso aí. Manguinhos não é só um espaço de negatividade, é vida, é muita gente fazendo muita coisa bacana e que com mais investimentos públicos, privados e pessoais, o rumo da conversa muda e muda de forma positiva e criativa.

Mas vamos ao texto completo, que sabemos: vocês gostarão e muito.
O CRJ da comunidade de Manguinhos ficou mais orgulhoso na tarde do dia 22 de agosto. Com a visita da equipe jornalística do programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil, que vai ao ar todas as quintas às 22:00 horas, fica cada vez mais nítido a nova onda de valorização do subúrbio carioca, que atravessa toda a Zona Norte da cidade por meio de políticas públicas para a juventude.
A cativante repórter Patrícia Bravin fez questão de conhecer as dependências do CRJ em Manguinhos. Com o conhecimento de causa, fruto do seu trabalho itinerante pelos quatros cantos do país, ela revelou que poucas vezes teve a oportunidade de cobrir um projeto tão entrosado com a juventude. ”Adoro a profissão que escolhi, na verdade conheci o jornalismo antes mesmo de ser jornalista. Quando tinha apenas 16 anos já trabalhava como apresentadora e hoje sou feliz por descobrir projetos tão interessantes através da TV Brasil.” Conta.
Em entrevista o superintendente de estado de políticas para a juventude, Allan Borges, explicou o sucesso do projeto e com otimismo já projeta o crescimento da comunidade que exporta a marca do CRJ pelo Brasil. “Algumas pessoas pensam que o nosso projeto é apenas um simples contraponto ao tráfico, mas a situação é mais complexa. Não se trata de ser um projeto messiânico como tantos que tiveram poucos resultados, acreditamos que essa juventude tem muito a oferecer para a nossa cidade. É com orgulho que estamos oferecendo tanta infraestrutura e gente competente.” revelou.
O jovem Anderson Martins, atual campeão carioca de Muay Thai, em seu depoimento contou sobre as mudanças que se iniciaram com a troca do ócio nas ruas pelo CRJ. Hoje o jovem agradece a escolha ponderada. “Tanta coisa boa tem acontecido, é muito especial que a mídia esteja nos descobrindo, mas confesso que fiquei nervoso com a entrevista porque ainda não me acostumei com esse assédio tão gratificante.” Conta.
Também feliz com o assédio, o professor de Muay Thai, Carlos Eduardo, mais conhecido como China, se diz realizado com o auge da parceria que ele viu nascer. “Essa cobertura é um reconhecimento do nosso trabalho, sempre sonhei com o melhor para a garotada. Quando comecei não existiam esses mimos para os moradores do subúrbio, hoje eles são as estrelas da nossa cidade.” Diz em tom emocionado.
 
Fonte:  Blog CRJ Manguinhos