segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Abertas inscrições para a Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde

Três eventos compõem a Semana que, entre os dias 3 e 5 de dezembro, levará práticas e atividades que relacionam Cultura, Saúde e outros temas para o Rio de Janeiro 

Direito à diversidade nos cuidados à saúde é o tema central da Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde a ser realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 5 de dezembro. O encontro tem por objetivo promover o intercâmbio de experiências, o diálogo, e proporcionar o aprendizado e a construção coletiva entre atores das áreas da saúde, cultura, educação, meio ambiente, desenvolvimento científico, tecnológico e social, além dos movimentos sociais.  

Três eventos compõem a Semana: o I Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, o VIII Simpósio de Ciência, Arte e Diversidade em Saúde e o I Conexão Internacional Saúde e (Ciber) Cultura.  Os dois primeiros são presenciais e as atividades devem acontecer em espaços no Rio de Janeiro, como a Cinelândia, Palácio Gustavo Capanema (centro da cidade), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Manguinhos) e no Instituto Municipal de Atenção a Saúde Nise da Silveira, Engenho de Dentro (RJ). Já a Conexão Internacional ocorrerá no ambiente virtual da Rede Saúde e Cultura. 

As inscrições para o encontro se encerram no dia 26 de novembro. Foram elencados nove temas para discussão: Práticas Tradicionais em Saúde; Práticas integrativas e complementares em saúde; Equidade em saúde e cultura; Saúde Indígena; Saúde Mental; A Arte e o cuidado à saúde (promoção, prevenção e reestabelecimento da saúde); Controle social, participação e solidariedade; Acesso a conhecimentos e expressões culturais tradicionais e Necessidades de formação para apoiar a gestão, os serviços e as práticas na interface saúde e cultura. Os interessados podem inscrever no endereço http://www.saudecultura.fiocruz.br/encontro/

Troca de Faixas dos alunos de Judô de Manguinhos

Pessoal, anotem em suas agendas. Todos e todas estão convidados para participarem da cerimônia de troca de faixas dos alunos de Judô de Manguinhos no próximo dia 25 de novembro, das 9h às 13h, (Mudanshas, faixas Pretas e Kodanshas), no CRJ de Manguinhos.

Vai ser um dia especial com a presença dos mestres e grandes mestres de JUDÔ da CBJ, como o Mestre Antônio Vieira (Kodansha) que estará junto com a comissão de Graus examinando Sensei Gabu para o 4º DAN.

O Exame será no CRJ, por que os alunos de Sensei Gabu ainda está sem o material (tatames) que fora danificado quando dos problemas de invasões e destruição dos equipamentos dos cursos livres no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Villa, em outubro. 

Eleição do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara

Para os que lutam por Justiça Ambiental é fundamental convocar as organizações populares, movimentos sociais e comunidades de favelas do Rio de Janeiro para que não percam o prazo para inscrição para eleição do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara que se encerra no dia 21 de novembro, na próxima quarta-feira.

A convocação partiu do Grupo Elmo Amador da Sub-bacia Hidrográfica que reconhece os limites à participação popular em espaços institucionalizados de exercício da cidadania direta, daí a ênfase na participação popluar na 
eleição para a composição da Plenária do Comitê Gestor da Região da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e de Jacarepaguá - COMITÊ DA BAÍA DE GUANABARA (Edital de Convocação em anexo e disponível no site do INEA (www.inea.rj.gov.br), conforme as Leis federal 9433/1997 e estadual 3239/2000 de Recursos Hídricos.

Apesar das limitações, este é um espaço importante de disputa pela democratização do exercício do poder público, de transparência gestão democrática e controle social das políticas públicas, apesar da falta de reconhecimento e de respeito do atual Governo do Estado e de muitas Prefeituras frente a estes espaços de participação direta da sociedade organizada.

Seminário discute situação de crianças e adolescentes na América Latina

Violação dos Direitos Humanos e Pobreza, com ênfase na situação das crianças e adolescentes na América Latina é o foco de seminário internacional que acontece dia 23 de novembro, às 17h30, no auditório 11, bloco F do 1º andar.

Durante este evento que contará com pesquisadores e muita gente envolvida com esta temática que altera profundamente o quadro do futuro dos países, será lançado o livro Direitos Humanos e suas interfaces nas políticas sociais, coletânea de artigos organizados por Maria Cristina Leal e Silene de Moraes Freire.

Dia 20/11 - Agendão no Dia da Consciência Negra


Consciência Negra: "Por mais que queiram calar a cor, a voz quilombola reflorescerá em nós!"    Local:  Capela São Daniel / Manguinhos     11h - Missa Afro - Participação:  Padre Geraldo e Betão    12h - Feijoada e Roda de Samba"Tributo à Luiz Carlos da Vila"


 
Casa Viva e Rede CCAP
    Local: concentração e saída - Rua Capitão Bragança 142 - Manguinhos - encerramento na Redeccap - Rua Luiz Gregório de Sá (Vila Turismo)
    Horário: 10h

MOSTRA OLHOS NEGROS IV - Cinema Negro feito por cineastas brasileiros de qualquer etnia.
    Ponto de Cultura Cinema Brasil Microcine Cinema Brasil de Bonsucesso
    Av. Teixeira de Castro, 157 - Bonsucesso
    Telefone (21) 2290-4593
14h    - Apresentação Artística
14h30 - QUILOMBO, de Carlos Diegues, 119 min (10 anos)
16h30 - ALMA NO OLHO, de Zózimo Bulbul, 12 min (10 anos)
16h42 - DIA DE PRETO, de Marcial Renato, Daniel Mattos e Marcos Felipe, 85 min (14 anos)
18h12 - MESA DE DEBATE - Tema 3: Cinema negro feito por cineastas de qualquer etnia
19h    - Degustação de comidas típicas grátis



IV COMEMORAÇÃO VIVA ZUMBI   
    Local: Praça da Cantareira - São Domingos - Niterói
    Horário: 12h
  
Apresentações culturais: Apresentação da Bateria Acadêmicos do Cubango, Maíra SantaFé apresentando Raiz de Samba, Show com o grupo Perdendo a Linha, Samba de Raiz com Jamaica & Convidados, Sarau de Poesias, Roda de Jongo Folha da Amendoeira, Capoeira e Diversas Atrações.

 
 
   

  

Lançamento: Os Santos mais populares do Brasil

Para aqueles que se interessam por biografias, a indicação de uma pesquisa levantada por um jornalista e professor da área de Letras. Sandro Gomes usa como inspiração o senso comum para debruçar-se sobre o que há de registro sobre a vida de santos populares no Brasil.
 

Manguinhos na 17º Parada Gay


A 17a Parada Gay foi um sucesso! Cerca de um milhão de pessoas percorreram a orla de Copacabana no domingo, 18 de novembro, animadas pelos 13 trios elétricos que convocavam a população a repensar práticas discriminatórias, homofóbicas e violência crescentes. As palavras de ordem focavam direitos iguais ao de todos os cidadãos, defendendo que a população LGBTs - lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros - ainda integrantes de um grupo minorizado, tivessem assegurados direitos já garantidos em legislação federal que reprimem, entre outros crimes, a prática de injúria, difamação, lesão corporal e homicídio. 
A equipe de profissionais de saúde a
 postos para quaisquer eventualidades.

Também ao longo da orla marítima, várias tendas davam orientações jurídicas, prestavam  atendimento médico emergencial e para turistas. Uma das tendas chamava a atenção pela constante fila: a Sensation. Segundo a organização, a ideia era apresentar ao público uma das atrações da Expo Rainbow - primeira feira GLS brasileira que aconteceu entre os dias 15 e 19 no Espaço Ação e Cidadania. 
De Manguinhos, participaram 13 jovens que integram o projeto Manguinhos Diversidade, Cidadania e Saúde, coordenado por Marcelle Esteves e Cleber Vicente, da ONG Arco ìris. Quatro jovens lésbicas foram convidadas para trabalhar na Parada Gay distribuindo materiais informativos e depois acompanharem o cortejo no Trio Elétrico. Animadíssima com toda a experiência vivida, Sueli contou que também foram convidadas para irem a feira GLS. 
O jovem leopardo, Rubens
Junior, morador do
Mandela 2, preparou-se
especialmente para a ocasião

O aprendizado foi muito grande, disseram as moradoras da comunidade de Mandela 1, em Manguinhos, Sueli, Josenilda, Adriana Souza e Adriana (que concorreu ao Conselho Gestor Intersetorial do Teias - Escola Manguinhos, no segmento Grupos Minorizados). "Estou adorando tudo o que está acontecendo, e aprendendo muito, pois são muitas informações que não tínhamos conhecimento", salientou Adriana Souza. Na realidade, todos, em alguma medida, estamos aprendendo com quem já está na estrada há tempos e dialogando com quem sequer pensa em caminhar nesta seara, mas que precisa aprender a lidar com a diversidade.  

Cleber Vicente estava a postos para tirar quaisquer dúvidas, indicar onde o pessoal de Manguinhos se posicionaria nos trios elétricos, além de outras mil atividades. "Do Complexo de Manguinhos levamos oito meninos. Rubens e Diego, por exemplo, já haviam participado da parada, e os outros ainda não, e esta experiência foi fundamental, segundo eles, pois possibilitou que saíssem da restrição geográfica e também psicológica."


Cleber Vicente, ONG Arco Íris e
 projeto Entre Garotos em Manguinhos
O objetivo da Parada Gay, disse Cleber ao lembrar que cada versão tem um tema específico, é também fazer com que a cidade, e o Estado Brasileiro, além de ver, é refletir sobre políticas públicas. "É bacana  colocar que participar de uma parada é também desconstruir preconceitos. Muita coisa mudou desde a primeira versão da parada no Brasil, em 1995, no Rio de Janeiro. Não é à toa que temos uma coordenação da CEDES - Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Município do Rio de Janeiro - para pensar políticas públicas para esta população e a SuperDIR - Superintendência dos Direitos Individuais e Difusos no Estado do Rio de Janeiro - voltada para a população LGBT"."