segunda-feira, 25 de junho de 2012

Inaugurada estação ferroviária de Manguinhos


Cabral Filho no passeio-teste. 
Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

No domingo, 24 de junho, Manguinhos apareceu no noticiário nacional não mais como “terra sem lei” ou “cracolândia”; mas houve quem ainda insistisse no pejorativo codinome de “faixa de Gaza”. O bairro foi pautado nos cadernos de Cidade, Geral e mesmo de Política, por conta da inauguração de sua estação ferroviária, que contou com a presença de candidatíssimos ao lado do governador do Estado.

Mas, para que as autoridades e imprensa internacional/nacional pudessem participar e registrar a inauguração, algumas providências foram tomadas.

- Operações da PM com o Caveirão nas comunidades próximas à bela e imponente Estação Ferroviária de Manguinhos;


Cartaz dá o tom do Proibidão
- Cinco dias antes, o tráfico proibira a venda de crack nas favelas do Jacarezinho, Mandela e de Manguinhos, cerca de dois meses depois do lançamento no Rio do programa "Crack, é possível vencer", do governo federal.
  Segundo a imprensa, a ordem veio de dentro de presídios, que mandou fiar um cartaz, "em breve", ao lado da "cracolândia" ou "Faixa de Gaza", em Mandela, na Rua Leopoldo Bulhões. 
  De acordo com o noticiário dos jornais, parece que se quer evitar a ocupação das favelas pela Força Nacional de Segurança.

Estação Ferroviária de Manguinhos - Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, a obra é fruto da parceria entre os governos federal e estadual. A nova estação, operada pela SuperVia, tem três andares, escadas rolantes, bicicletários e elevador com acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência.

A estação foi construída, assim como a via férrea, nas alturas. A ideia seria permitir a integração das comunidades do entorno, antes separadas pela ferrovia. 

Inspiração espanhola perto dos rios poluídos e áreas de enchente - Sob o viaduto, segundo o projeto, “um passeio público, com quiosques e piso de madeira ecológica, inspirado nas ramblas, da cidade de Barcelona, na Espanha”. O governo estadual, disse que “a área deverá ganhar futuramente um complexo esportivo, com cerca de 20 mil metros quadrados”.

Na inauguração, o governador Sérgio Cabral afirmou que o Estado empatou R$1 bilhão em intervenções realizadas em parceria com o governo federal, que fazem parte do PAC. “Esta obra magnífica foi concluída por meio da união de esforços. Foram colocados 50% de recursos federais e 50% de recursos do governo do estado. Cuidem desta estação, preservem-na. Temos aqui a rambla de Manguinhos. Quando vi esse projeto em Barcelona quis trazê-lo para cá. Haverá quiosques, atividade comercial. Estamos trazendo novas oportunidades de convivência.” 

Fonte: R7, Portal AZ.

Centro de Saúde Escola recebe certificado de qualidade internacional


Antonio Ivo (diretor da ENSP),
Paulo Gadelha (presidente da Fiocruz)
e Emília Correa (chefe do CSEGSF)
Foto: Guilherme Kanno
Os conselheiros de saúde do Conselho Gestor do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CG do CSEGSF) participaram de uma comemoração especial - a cerimônia de recebimento do certificado de acreditação internacional, ocorrida no último dia 14 de junho.

É o primeiro centro de atenção primária em saúde das Américas a receber esta certificação, o que significa o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados à população. “Receber essa certificação significa saber que o Centro de Saúde Escola presta para Manguinhos uma Atenção Primária pública reconhecida em nível internacional, ou seja, estamos retornando para a população um recurso que é dela", comemora a sua chefe, Emilia Correia.

O processo foi realizado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), que aplica o método internacional da organização norte-americana Joint Commission International (JCI). A unidade de saúde, que também é um departamento da ENSP, recebeu a placa de “Acreditado” pela sua chefe, Emília Correia, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o diretor geral da ENSP, Antonio Ivo, trabalhadores e conselheiros de saúde do Conselho Gestor do CSEGSF.


Conselheira de Saúde,
Simone dos Anjos,
recebe certificado de
Emília Correa
Foto: Rosane Marques
Mas o que é "Acreditação”? 

É o reconhecimento formal por uma organização independente especializada em normas técnicas daquele setor de que uma instituição atende aos requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança. As acreditações na área da saúde certificam as instituições que demonstram possuir ações/processos que priorizem a segurança e qualidade no atendimento ao paciente baseados nas melhores práticas internacionais vigentes.


Reconhecimento internacional
de qualidade no atendimento
Foto: Guilherme Kanno

Ou seja, esta Certificação Internacional demonstra o grau de comprometimento dos trabalhadores do CSEGSF também de seus conselheiros, parceiros no cotidiano desta unidade de saúde da ENSP/Fiocruz.

I Encontro de Informação para Pesquisa Científica

Pessoal da área de comunicação, ou que se interesse por saber que caminhos trilhar para divulgar pesquisas científicas.

Acontece de 25 a 29 de junho, o I Encontro de Informação para Pesquisa Científica na Biblioteca da Escola de Enfermagem (BENF), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

O objetivo do Seminário, voltado para estudantes e profissionais da área de saúde, é municiar os pesquisadores sobre como melhor divulgar seus trabalhos científicos, seguindo as normas existentes.

Dentre os temas abordados, destacam-se “Projetos e pesquisas: como escrever um artigo original”, “Bases de dados: Science Direct, Ebsco, Ebscohost, Proquest, Pubmed/Medline, Web of Science”; Journal Citation Reports (JCR), dentre outros.

As vagas são limitadas, com inscrições gratuitas que poderão ser feitas de 8 a 20 de junho. Informações: inscricoes_benf@vm.uff.br