quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Griot em Manguinhos

Nos dias 23 e 25 de novembro, o Projeto Bairro Educador, em  parceria com Sesc de Ramos, está levando grupos de contadores de estórias para algumas unidades escolares em Manguinhos, veja a agenda das apresentações:

- 23 - Creche Muncipal Manguinhos - Grupo Aumentando um Ponto vai visitar as crianças da Creche Municipal
- 25 - Ciep Juscelino Kubitscheck - Grupo Aumentando um Ponto, que visitará a galerinha do Ciep.

Os eventos são fechaos aos alunos destas unidades escolares, então pessoal, não faltem, pois serão momentos super bacanas.

Exposição Negro de todas as cores


Contação de histórias, cine-debate, desfile e muito agito musical são alguns dos itens do seleto cardápio, fruto da parceria entre a Rede CCAP e o Espaço Casa Viva, colocados à disposição do público na semana da Consciência Negra, entre os dias 16 e 19 de novembro.

As atividades, certamente, vão agradar a todas as idades, pois é possível falar de coisas muito sérias usando a linguagem da brincadeira e da afetividade. E, para fazer uma programação tão rica, só com muita parceria, com pessoas bacanas que estarão dando suporte durante e depois dos eventos. São elas que ajudaram a tecer toda a trama desta linda costura, como as meninas do Projeto Crescendo com Manguinhos, idealizador da maioria das atividades do evento através do projeto Recriando Olhares em Prol de uma Consciência Negra.

Então, você não pode ficar de fora. A programação é aberta a todos e a todas, gratuitamente. Vá e leve seus amigos, seus filhos, seus alunos.

Os eventos acontecem nas sedes dos parceiros (RedeCCAP – Rua Luís Gregório de Sá, 46; e, Espaço Casa Viva – Rua Capitão Bragança, 142), de acordo com a programação abaixo.

* Dia 16, quarta-feira, às 14h – Contação de história com a griot Perses Canellas, na RedeCCAP.

** Dia 17, quinta-feira, às 14h – Cine Clube com o filme “Samba no Trem”, do cineasta Zózimo Bulbul (coordenador do Centro Afro Carioca de Cinema), com direito a debate no Espaço Casa Viva.
*** Dia 18, sexta-feira, 14h – Desfile Fashion Afro com produção de Maria Rivanilda dos Santos; e performance de Nega Juju – personagem de Denise, no Espaço Casa Viva.

****Dia 19/11/11 – Grupo “Música na Calçada” no Espaço Casa Viva, 10h. Bloco (saindo do Casa Viva para a RedeCCAP), Dança, Poesia e Feijoada na RedeCCAP.

Prêmio Camélia da Liberdade 2011

Hoje, 16/11, às 20h30, no Vivo Rio, no Parque do Flamengo, o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) realiza a sexta edição do Prêmio Camélia da Liberdade e homenageia este ano as Mulheres Negras do Brasil.

O prêmio reconhece instituições de ensino, empresas, profissionais da imprensa e personalidades que apoiam a integração do negro na sociedade. O evento contará com participações especiais de Elza Soares e Luiz Melodia e apresentação de Érico Brás e Elisa Lucinda. Entre os convidados estão Milton Gonçalves, Joyce Ribeiro, Isabel Filardis, Dudu Nobre, Antônio Pitanga, Serjão Loroza, André Ramiro, Leandro Firmino, Roberta Rodrigues e Rafael Zulu.

O Camélia da Liberdade acontece desde 2005 anualmente. O Conselho do Prêmio pesquisa e indica as iniciativas de Ações Afirmativas.


“O Prêmio sempre acontece no início de cada ano. Ter um evento como o Camélia nas proximidades do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, ajuda a combater o racismo e destaca o Rio de Janeiro como uma cidade pioneira neste trabalho, uma vez que reúne grandes personalidades e propaga as Ações Afirmativas” – explica o secretário executivo do CEAP, Luiz Carlos Semog.

Roda da Terapia Comunitária

Você sabia que todas as segundas-feiras, das 9h30 às 11h30, tem uma Roda de Terapia Comunitária? Todos são bem vindos! A Roda de Terapia Comunitária acontece na "Gaiola" do Centro de Saúde Escola da Fiocruz.

Neste espaço, é possível celebrar conquistas, compartilhar sofrimentos, trocar experiências e encontrar novas maneiras de lidar com os problemas do dia-a-dia.

Então, tente ...

Agendamento de Exames no CSE

Parabéns, Usuários do Centro de Saúde Escola da Fiocruz! Vocês conquistaram, através do Conselho Gestor, o direito de, após a consulta, já deixarem seus exames marcados"

Uma vitória importante da participação dos conselheiros e das conselheiras.

Portanto, quem tiver exame solicitado deve procurar imediantamente o CSE para agendar!!!

Caminhada contra a Diabetes

Dia 17/11, quinta-feira, é dia de acordar cedo e participar da CAMINHADA PELA SAÚDE: DIABETES NÃO DISCRIMINA. Funcionários e Usuários e saem às 8h30 no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/Ensp).

Venham todos! Funcionários e Usuários. Vamos promover, juntos, a saúde!

Doença crônica (dura a vida toda) marcada pelos altos níveis de glicose no sangue:
- Tipo 1, diagnosticado na infância, há pouca produção de insulina;
- Tipo 2, muito comum devido também ao aumento de casos de obseidade e falta da prática de exercícios físicos - pâncreas não produz insulina suficiente;
- Gestacional, alta quantidade de glicose sanguínea que ocorre a qualquer momento durante a gestaão de não diabéticas, estas gestantes podem desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares no futuro.

Cultura e Saúde: Tá Na Rua

Para quem tiver oportunidade, uma boa pedida é participar amanhã, 17/11, às 16h, do Seminário Artes Públicas e Saúde Pública, promovido pelo Instituto Tá Na Rua para Artes, Cidadania e Educação e Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde (SMSDC), no Largo da Lapa. A ideia do seminário é discutir este momento histórico de reocupação dos espaços públicos e da ampliação dos direitos democráticos.
Aberto ao público, o evento será aberto com o espetáculo “Anargiros” que narra a história dos médicos públicos que não cobravam de seus pacientes São Cosme e São Damião. Às 19h, então, acontecerá o seminário tendo como convidados Nelson Monteiro Vaz, professor de imunologia da UFMG, pioneiro das ideias de Humberto Maturana no Brasil, autor revolucionário no entendimento do sistema imunológico humano, e enormes implicações no campo da cultura, da política, das ciências, e da medicina e Heloisa Helena Costa, historiadora, professora de museologia da UFBA e com trabalhos no campo do patrimônio, que trará relatos das experiências do projeto das “Expedições Patrimoniais” das periferias de Salvador, que levou esta pesquisadora a trabalhar e desenvolver o conceito de "saúde cultural".
A organização do evento está por conta de Vitor Pordeus, do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Mais informações podem ser obtidas pelo email culturaeciencia@smsdc.rio.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 2976-1662.