sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ocupação Cultural abre 4a Mostra Brasil Juventude


Domingo, 20 de maio, será aberta a 4ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte na Praça Tiradentes com a Ocupação Cultural JuventudeArte, com várias oficinas dadas pelos grupos, atividades lúdicas na praça, ciranda de abertura, interações artísticas com direção em tempo real, baile, seminário, rodas de conversa dos jovens sobre suas histórias e grupos... além da incrível palestra do José Pacheco da escola da Ponte.

Todas as atividades são abertas e gratuitas mas como os grupos fazem inscrições antes, só um número menor de vagas ficam abertas ao público com inscrição na hora. Para a palestra o auditório é pequeno, apenas 90 lugares, mas acho que vale tentar ver a palestra do Pacheco.

Tem tudo sobre os grupos e a programação no blog: http://4mostrabrasil.blogspot.com.br/

A mostra acontece entre os dias 20 a 24 de maio, às 19h30, no Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio. A na Praça Tiradentes. A Ocupação vai reunir ao longo do dia atividades integradas com oficinas, feira de fazeres, palestras, rodas de conversa e performances artísticas, terminando com um grande baile a céu aberto conduzido pelo grupo Mandicuéra, da Ilha dos Valadares (PR).

Projeto Domingo é Dia de Cinema

O próximo domingo, 20 de maio, às 9h, é dia do projeto "Domingo é dia de cinema" pagando somente R$ 2,00, para assistir o filme XINGU com debate com professor Valter Cruz, a economista Sandra Quintela e Marina dos Santos, coordenadora nacional do MST.

Este projeto é uma atividade cultural de complementação curricular que exibe filmes, seguidos de debates, a alunos dos cursos Pré-Vestibulares Comunitários localizados em áreas de concentração de baixa renda da periferia do Rio de Janeiro.

A exibição, no Cine Odeon Petrobras, no Centro do Rio de Janeiro, auxilia na educação, socialização e resgate da auto-estima e valorização da cidadania.

O projeto "Domingo é dia de cinema" visa contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa, participativa e democrática. Os filmes e os debatedores são escolhidos por uma comissão de participantes da atividade e se inserem no programa escolar propriamente dito.

Esta atividade se desenvolve desde 2000, sendo uma parceria entre o Estação, um grupo de Pré-Vestibulares Comunitários e o Núcleo Piratininga de Comunicação.