quinta-feira, 27 de junho de 2013

Agenda - movimentos sociais/RJ

28 de junhoAto em defesa do Hupe às 12h no Hupe
                    - Debate: O que está acontecendo? Um debate sobre os movimentos e a conjuntura atual. Palestrantes: Roberto Leher (UFRJ), Carlos Vainer (UFRJ), Marco Antonio Perruso (UFRRJ), Pedro Rocha (Uni-Rio), Eblin Farage (UFF). Local: Teatro de Arena da UFRJ - Av . Pasteur 250, Palácio Universitário, Campus da Praia Vermelha, 11hs
                    - Pré-Conferência de Ambiente das Instituições do Terceiro Setor na UERJ das 9 às 17h
                    - Secretário de Saúde da Coréia do Sul visita a comunidade de Itaóca e Cooperativa Óleo do Salgueiro em São Gonçalo

29 de junho Reunião para o Ato do dia 30 no Maracanã (Final da Copa das Confederações) às 14h na Defensoria Social (Joaquim Silva, 95 – Lapa, em frente ao Sindsprev)
                    - Plenária Estudantil na UFRJ, na Praia Vermelha às 14h
                    - Manifestação contra as Remoções às 14h no Portão do número 1235 da Rua Pacheco Leão. Organização: AMAHOR, MNLM, FAVELA NÃO SE CALA E OUTROS...
                    - Anarco Funk, Ato Na Cinelândia às 15h
                    - Plenária do ENPOP no Alemão (06/07: Pré Encontro)


30 de Junho Ato da Copa das Mobilizações, Final da Copa das Confederações - Comitê da Copa, 9h na Praça Saens Peña 
                    - Defensoria Social, Maracanã a partir das 10h

1 de JulhoReunião da Plenária Sindical às 18h no Sindsprev (Joaquim Silva, 95 – Lapa)

2 de Julho Reunião Organizativa do GT das Comunidades de Resistência Impactadas às 16h na CSP - Conlutas (Evaristo da Veiga, 16 – 18º andar, próximo ao Teatro Municipal na Cinelândia)
                 - Ato ecumênico pelas mortes na Maré na terça-feira, a partir das 15h, com concentração em frente ao Observatório de Favelas 
                 - IV Seminário Serviço Social e Saúde Mental do NEPS-FSS/UERJ com o tema: Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos: Enlaçando temas e desafios na agenda ético-política do Serviço Social. 13 às 21h. Auditório 91 na UERJ

3 de julhoReunião do fórum de Saúde na UERJ às 18h30

4 de JulhoA Cidade é Pública a Cidade não está a Venda, Buraco do Lume (próximo à Carioca), às 17h

6 de julhoFavela Não se Cala em Manguinhos

13 de julhoSeminário “Consequências das Privatizações no Mundo do Trabalho” do Setorial de Saúde da CSP - Conlutas, das 9 às 17h

12, 13 e 14 de julhoEncontro Popular sobre Segurança Pública e Direitos Humanos

Ato ecumênico em memória dos mortos da Maré

Um ato ecumênico na Av. Brasil, no dia 2 de julho, a partir das 15h, no trecho entre as passarelas 7 e 10, homenageará os dez moradores da Maré mortos durante a ação policial ocorrida na última segunda e terça-feira, 24 e 25, na comunidade de Nova Holanda, que provocou também violações de direitos dos moradores.

Ao lamentar a morte de um policial, o manifesto, assinado por várias instituições e cidadãos da Maré, enfatiza que o "uso recorrente da violência demonstra, de modo inequívoco, o despreparo para a garantia da segurança pública e o desrespeito permanente à vida dos cidadãos por parte do Estado. É preciso estabelecer, de uma vez por todas, que a ordem pública não se confunde com o emprego indiscriminado da força policial".

Os fatos ocorridos na comunidade Nova Holanda são tragicamente comuns em diversas favelas da cidade do Rio de Janeiro. "Sabemos muito bem qual é a sua cor e sua dor. Precisamos dizer: Nunca mais!", afirma o texto, ao ressalvar que não é mais aceitável a política militarizada da operação do estado nos territórios populares como se esses locais fossem moradas de pessoas sem direitos.

Moradores mortos:
Ademir da Silva Lima .................... 29 anos,
André Gomes de Souza Júnior..... 16 anos,
Carlos Eduardo Silva Pinto........... 23 anos,
Ednelson dos Santos.................... 42 anos,
Eraldo Santos da Silva................. 35 anos,
Fabrício Souza Gomes................. 26 anos,
Jonatha Farias da Silva................16 anos
José Everton Silva de Oliveira..... 21 anos,
Renato Alexandre Mello da Silva. 39 anos,
Roberto Alves Rodrigues.

Instituições organizadoras:
Associação de Moradores da comunidade de Nova Holanda
Associação de Moradores da Vila do João (AMOVIJO)
Associação de Moradores do Parque União (AMPU)
Associação dos Moradores do Parque Maré
Associação dos Moradores do Parque Rubens Vaz (Amrpv)
Centro Municipal de Saúde Hélio Smidth
Conselho de Moradores da Vila do Pinheiro (COMOVIP)
Cooperativa de Reciclagem Eu Quero Liberdade Ltda - COOPER Liberdade
Instituto Vida Real
Luta pela Paz
Nova Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Esperança (Nova AMACE)
Observatório de Favelas
Redes de desenvolvimento da Maré
ROÇA! Produtos Naturais e Orgânicos

Grupo faz protesto contra a ação da polícia na Maré

Com cartazes improvisados, feitos  com caixas de papelão, alguns estudantes, chegaram à Central do Brasil, no Centro do Rio, onde fica a sede da Secretaria de Segurança Pública do Rio, para fazer um protesto contra as ações da polícia na favela da Maré, que deixou nove pessoas mortas. Por causa da concentração de pessoas e da imprensa, o portão principal da Central foi fechado e o policiamento foi reforçado na região. Os estudantes e simpatizantes do movimento aguardavam a chegada de outros moradores da Maré.
A moradora Shirley Rosendo disse que o protesto é contra a truculência das ações policiais na comunidade do Subúrbio. Segundo ela, no Fórum realizado no IFCS ficou decidido que o grupo iria cobrar uma nova política de segurança pública do governador e do secretário de segurança para a região. Segundo informações do portal G1.
Uma ação da Polícia Militar na comunidade deixou nove pessoas mortas desde a noite de segunda-feira. A operação do Bope na Favela Nova Holanda começou após arrastão na Avenida Brasil. Por volta das 14h20, moradores tentavam interditar a Avenida Brasil na altura da comunidade, em protesto à violência da polícia. Durante confronto com criminosos, um PM do Bope foi morto na noite de segunda. Segundo a polícia Civil, três moradores morreram durante a ação. Além deles, cinco suspeitos estariam entre os mortos.
Segundo um representante da ONG Observatório das Favelas, que funciona dentro do Conjunto de Favelas da Maré, a madrugada de terça foi de terror por causa do intenso tiroteio. Jaílson de Souza e Silva conta que recebeu muita reclamação de moradores sobre a ação da polícia.
Fonte: http://correiodobrasil.com.br/noticias/rio-de-janeiro/grupo-faz-protesto-contra-a-acao-da-policia-na-mare/622569/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20130627

Movimentos Sociais: fórum publica manifesto sobre protestos

O Fórum de Articulação com os Movimentos Sociais da ENSP acaba de publicar um manifesto sobre os protestos populares que vêm sendo realizados no país. 

No documento, os membros integrantes do Fórum defendem ser difícil avaliar um processo histórico em curso, cujos desdobramentos, a partir das respostas governamentais e das iniciativas do poder do Estado, ainda não estão claros. 

Eles destacam, ainda, ser indispensável um posicionamento inicial até mesmo para acompanhamentos dos fatos e reavaliação posterior, se for o caso.

Confira, abaixo, o documento na íntegra.

A instituição de fóruns de discussão se insere na nova política de Direção da Escola e visa alcançar o debate com uma comunidade mais ampliada de pares, para criar e fortalecer espaços de diálogo. 


Além de outras frentes, a Escola pretende contar com a participação desses movimentos para refletir sobre os desafios da saúde pública e sua própria formação, tendo em vista o enfrentamento desses desafios.

Fonte:: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33010

Oportunidade de Estágio: Publicidade

Interação Comunicação Imediata contrata estagiário de Publicidade.