segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Guerreiros da Vida Real: Do Alemão


 Dois conselheiros de saúde do Conselho Gestor Intersetorial do Teias-Escola Manguinhos provaram que estão antenados com a produção cultural que valorize os moradores de bairros próximos à Manguinhos. Alex e Norma convidaram a equipe do blog Participação Cidadã para registrar a mostra fotográfica "Guerreiros da Vida Real", instalada na estação Bonsucesso/TIM, que faz a integração entre o Teleférico do Alemão e o trem. O trabalho é organizado pela Globo em parceria com a SuperVia, com encerramento dia 12 de novembro.

A mostra é composta por 25 fotos de moradores dos Complexos do Alemão e da Penha, cujo destaque é de serem personagens comuns que tentam resgatar e transformar a comunidade. Estes, em alguma medida, serviram como fonte de inspiração para a novela Salve Jorge, da TV Globo.  

As fotografias dos anônimos heróis do Novo Alemão – alguns dos quais terão suas histórias retratadas na nova trama global – com entrada é gratuita.

Destaques:

Luiz Carlos Nascimento: "Tem talentos aqui dentro e nosso objetivo é revela esses talentos. Na verdade, todos somos guerreiros aqui." Ele é o responsável. pelo  projeto que funciona como canal de comunicação para comunidade e fornece cursos de qualificação de áudio, vídeo, informática.

Irene Jovinária: "Tudo eu planejo. Não mergulho a cabeça. Eu penso e calculo para não cair. Já caí e levantei. Por isso, hoje me sinto com mais confiança e equilíbrio."

Os belos cliques foram feitos por Alex Carvalho, Estevam Avellar, João Cotta, João Miguel Junior, Zé Paulo Cardeal, Raphael Dias e Renato Rocha Miranda.

A curadoria ficou por conta de Jac Carrara.


Fórum Estadual das ONGs contra Tuberculose


No próximo dia 8 de novembro, das 10h às 13h, o Fórum Estadual das ONGs na Luta contra a Tuberculose no Rio de Janeiro fará uma reunião ordinária, no auditório da Federação de Bandeirantes do Brasil, na Av. Marechal Câmara, 186/5º andar - Centro.

A pauta consiste na Evento “Mobilização pelo fim da tuberculose no Brasil”! Frente Parlamentar de Tuberculose,  Câmara dos Deputados – Brasília; e na reunião ampliada do Ministério da Saúde, Departameto de DST/Aids/Hepatites Virais, com os movimentos sociais CAMS, CNAIDS, CAPDA.

Escola de Música de Manguinhos realiza Primeiro Simpósio de Pesquisa

A Escola de Música de Manguinhos (EMM) convida toda a comunidade Fiocruz para participar do Primeiro Simpósio de Pesquisa da EMM, que será realizado no dia 31 de outubro. Criada na favela e fruto da parceria entre o Espaço Casa Viva (Redeccap), a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz e a ONG italiana Cesvi, o trabalho da Escola se destina a "oferecer aulas de música à comunidade de Manguinhos, visando à formação e/ ou pré-profissionalização de seus alunos e à sua transformação pessoal e social".

O objetivo deste Primeiro Simpósio de Pesquisa é proporcionar um espaço de reflexão, por meio da apresentação de pesquisas realizadas na Escola de Música de Manguinhos. No evento serão apresentadas sete pesquisas realizadas por alunos e professores da UFRJ e do Colégio de Aplicação da mesma universidade. Os trabalhos resultam de teses de doutorado, pesquisas de avaliação da EMM, filmagens das aulas que deram origem à um relatório sobre a Escola e monografia, entre outros. 

Serviço:
Primeiro Simpósio de Pesquisa da Escola de Música de Manguinhos
Dia: 31/10/2012
Horário: 14h
Local: Ensp, sala 413

Sobre a Escola de Música de Manguinhos
A Escola funciona no Espaço Casa Viva Redeccap na Rua Capitão Bragança, 142 – Manguinhos.
Conheça o Projeto Casa Viva: www.redeccap.org.br/blogcasaviva