sexta-feira, 27 de julho de 2012

Arraiá das Marias em Manguinhos homenageia mulheres negras


A Casa da Mulher de Manguinhos, em parceria com o Centro de Referência da Juventude (CRJ Manguinhos), promove o "Arraiá das Marias", no sábado, dia 28 de julho, das 13h às 22h, na Av. Dom Helder Câmara, 1.184, na praça da Cidadania, atrás da UPA de Manguinhos. 


O evento, comemorativo ao dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, integra o calendário da Superintendência de Direitos da Mulher.
 
A festa também homenageará mulheres negras que se destacam na comunidade, como Dona Bezonilia Rosa Rodrigues Fortunato, falecida recentemente, mulher negra e líder comunitária. A história de vida de mulheres como ela, que devotaram a vida na luta pela dignidade de sua comunidade, estará registrada em um mural que servirá de exemplo para outras Marias e cidadãos de Manguinhos.
A extensa programação mostra a diversidade das responsabilidades que uma mulher tem, com suas várias jornadas – mãe, trabalhadora, dona de casa, chefe de família.

Campanha contra a banalização da mortalidade de jovens negros

Aconteceu em Brasília, nos dias 26 e 27 de julho, na ENAP – Escola
Nacional de Administração Pública (SAIS Área 2ª Setor Policial Sul),
a primeira Oficina para a construção da “Campanha contra a Banalização da Mortalidade de Jovens Negros no Brasil”, promovida pela  Secretaria Nacional de Juventude – SNJ/PR – e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República
- SEPPIR/PR.
Mayalu Matos, coordenadora da Assessoria de Cooperação de Cooperação da ENSP/Fiocruz, participou da oficina.

A Campanha é parte das ações previstas no Plano Nacional de
Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra, em elaboração com participação contínua de representantes da sociedade civil. Como resultado da oficina, pretende-se construir os objetivos e eixos orientadores para as estratégias de comunicação da campanha.