quarta-feira, 3 de julho de 2013

Edital: I Programa de Fomento à Cultura Carioca

Prosseguem, até dia 29 de julho, as inscrições para o I Programa de Fomento à Cultura Carioca. Este processo de seleção da Secretaria Municipal de Cultura é dirigido a proponentes estabelecidas no Município do Rio de Janeiro,

Foram disponibilizados R$ 33 milhões a serem distribuídos em nove linhas de ação, realização de projetos de: teatro; circo; música; de dança; artes visuais; incentivo ao hábito da leitura, publicação de estudos, pesquisas, ensaios e obras literárias diversas sobre a cultura e a economia criativa cariocas; de espetáculos e intervenções ao ar livre; de mostras, festivais, mercados, feiras e/ou premiações culturais. Os projetos culturais em comunidades serão objeto de regulamento próprio.

Os interessados devem acessar o edital no portal eletrônico http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/exibeconteudo?article-id=3905715


Mais informações: fomento.smc@rio.rj.gov.br

Edital: Prêmio Porto Maravilha Cultural

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro lançou edital de projetos culturais para o Prêmio Porto Maravilha Cultural. A entrega das propostas na sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) deve ser feita até o dia 14 de agosto.

São R$ 2 milhões distribuídos em cinco linhas de ação para o desenvolvimento e realização de projetos voltados para Área de Especial Interesse Urbanístico (“AEIU”) da Região do Porto do Rio de Janeiro.

Os interessados podem acessar o edital no portal eletrônico http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/exibeconteudo?article-id=3957920

Mais informações: telefone (021) 2976-6497 e 2976-6657 e e-mail portomaravilhacultural@gmail.com .

Cinemão realiza a primeira "Mostra Anima Cinemão"

Pela primeira vez a capital da cultura no Brasil promove mostra de filmes de animação exclusivamente em comunidades 

O projeto Cinemão realizará  a 1ª Mostra Anima Cinemão. A finalidade é exibir filmes de animação, curtas e longas, produzidos no Brasil.  O evento acontece  no mês de julho (durante férias escolares).  Cerca de sete comunidades receberão o Veículo de Ocupação Tática da Cultura.  A Mostra Anima Cinemão é permanente: filmes de animação também farão parte do programa anual de ações do projeto Cinemão.   Produtores, diretores , cursos e escolas de filmes de animação podem fazer inscrição através do site:  www.cinemao.org

O que é o Cinemão?

O Cinemão é a principal janela do Cinema Brasileiro em comunidades.  O Veículo de Ocupação Tática da Cultura  é um carro aparelhado para exibição de filmes nacionais, equipado com  projetor de imagem, super telão inflável, sistema de som, mega-fone, cadeiras e pipoqueira. Desde o início desse ano o projeto tem levado às comunidades a promoção, difusão, estímulo à cultura e o encontro social através do Cinema Brasileiro de uma forma prática, gratuita e eficiente. O Cinemão ocupa espaços públicos e populares, estigmatizados pela violência, com o Cinema Nacional.

Para Cid César Augusto, idealizador e diretor do Cinemão, pela primeira vez a capital da cultura no Brasil vai realizar uma mostra de filmes de animação  exclusivamente  em comunidades:

- É um evento inédito para a Cidade Maravilhosa e para Cinema Brasileiro.  Os filmes de animação fazem maior sucesso com todas as faixas etárias.  Recebemos produções de vários Estados do Brasil. Estamos animados!!!!

O projeto também possui uma extensa lista de simpatizantes, como o cineasta Walter Salles, o apresentador Danilo Gentili /ex-CQC, os atores Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergaele, entre outros.

O link dos vídeos com o testemunho de diversas personalidades declarando apoio ao projeto em: http://www.youtube.com/watch?v=o7RJoKCNaMI

O Cinemão tem patrocínio do Ministério da Cultura, Banco Itaú e Cirúrgica Fernandes e apoio da Epson, UNIC (Centro de Informação das Nações Unidas — ONU, UPP Social / Instituto Pereira Passos -IPP.

Realização: Cinemão

VISITE O SITE:   WWW.CINEMAO.ORG

Programação "Mostra Anima Cinemão" (Julho)

06/07, sábado, às 18h30 -  Mandela II  
A abertura da Mostra Anima Cinemão fará uma homenagem a Nelson Mandela. A mostra  exibirá imagens de Nelson Mandela e escolherão crianças da comunidade para ler frases históricas e/ou discursos do líder sul-africano. 
 Em seguida, o projeto exibirá os filmes de animação na comunidade.

07/07, domingo, às 18h30- São João/Morro do Queto
13/07, sábado - Morro da Fé - Penha
14/07, domingo - Indiana - Borel 
20/07, sábado - Salgueiro
21/07, domingo - Fumacê - Batan
27/07, sábado - Santa Marta

Programação: (Dia 6 Mandela II e  Dia 7 São João / Morro do Queto)
Filmes da programação

1 - Título: O Cangaceiro
Sinopse: O Cangaceiro, filme realizado pelos alunos de Design da UFPE, conta a história de Lampião, personagem histórico da Região Nordeste. Baseado em literatura de cordel, os versos narram seus infortúnios e seus amores, seu triunfo e seu declínio, e até seus acordos com o capeta. A animação mostra um pouco dos mitos e da fantasia que envolve o imaginário acerca do personagem.
     
2 - Título: O ANÃO QUE VIROU GIGANTE
Sinopse: A improvável - todavia autêntica - história do anão que virou gigante.
 
3 - Título: EU QUERIA SER UM MONSTRO
Sinopse: Cotidiano de uma criança com bronquite.

4 - Título: Terra, Cuide Dessa Bola
Sinopse: Os Desenhos e pinturas rupestres foram as primeiras tentativas dos humanos preservarem e contarem suas histórias. Um pesquisador que encontra um trabalho desses encontra um tesouro. Mas, e se não foram feitos por humanos?
 
5 - Título: Eram os Deuses Extraterrestres
Sinopse: Um garoto de apenas 7 anos que vive na garagem de sua casa, fazendo experimentos para dominar o mundo , e resolve fazer uma nave espacial e entra em uma confusão e decide que viajar para o espaço não é uma boa ideia ,ou por enquanto....

6 - Título: A gota e o ralo
Sinopse: a historia de uma gota que não quer cair no ralo.

7 - Título: A ilha
Sinopse: Em tempos de aquecimento global, o que poderia acontecer a 2 habitantes de uma ilha paradisíaca se de repente o nível dos mares subisse?

8 - Título: Rio(te)amam(se)
Sinopse: Um casal se ama no Rio de Janeiro e quando se amam eles amam o Rio (eles são o Rio).

9 - Título: O menino que sabia voar
Sinopse: Um menino de apenas sete anos de idade está em coma.
Apesar da tristeza de sua situação, a natureza de seu espírito infantil não é afetada e ele voa livre e vive grandes aventuras!

10 - Título: Julieta de Bicicleta
Sinopse: Julieta é uma menina certinha, que gosta de tudo no seu devido lugar, meticulosamente calculado. O único medo de Julieta é o inesperado. No dia de seu aniversário Julieta ganha uma bicicleta e sai para passear pelo parque. Mas o inesperado está logo a frente virando a esquina. Baseado no livro homônimo de Liana Leão.

11 - Título: O Macaco e o Rabo  
Sinopse: O macaco perde o rabo e parte em uma busca para recuperá-lo, a cada personagem que ele encontra, sua situação se complica mais. Uma adaptação de um conto do folclore nordestino.

12 - Título: Awara Nane Putane
Sinopse: Uma história do cipó é um curta-metragem em animação que conta o mito de origem do uso tradicional da ayahuasca, na versão da etnia yawanawa, que vive no coração da floresta amazônica, nas margens do Rio Gregório, no Estado do Acre. O curta é todo falado em idioma yawanawa, povo que pertence ao tronco linguístico Pano.

Serviço: Mostra Anima Cinemão
Locais:
(6/7, sábado) Comunidade Mandela II (Manguinhos): Rua Leopoldo Bulhões, 700. 
(7/7) Comunidades São João / Morro do Queto: Rua Antunes Garcia, 79.

Jornal-Mural e Mapeamento, temas em debate nas reuniões do Conselho Comunitário de Manguinhos

Uma reunião, em 2011, do GT Comunicação no CCDC de Varginha
Nesta quinta-feira, 4 de julho, às 14h, na reunião do GT de Comunicação do Conselho Comunitário de Manguinhos, na Biblioteca Parque de Manguinhos, será apresentada a primeira edição do Jornal-Mural dos alunos do curso de comunicação comunitária da Unisuam. O Centro Universitário Augusto Motta preparou um curso livre para os indicados do Conselho Comunitário de Manguinhos. A iniciativa é resultado da parceria que fundamenta a Rede Manguinhos Sustentável, que congrega empresas e instituições instaladas neste bairro focadas no desenvolvimento da região.

Desde sua criação, em 2011, o Conselho Comunitário de Manguinhos vem apostando no desenvolvimento desta região, com a promoção de discussões com moradores e atores sociais sobre como potencializar iniciativas existentes e outras que poderiam vir a surgir.

Como a construção de uma Cooperativa de Profissionais de Reciclagem, proposta dos GTs de Ambiente e Urbanismo e de Trabalho, Renda e Solidariedade, que atualmente se encontra na fase de busca ativa de uma área para sua instalação. 

Também os integrantes do GT de Comunicação foram à luta para definir qual a comunicação que se queria para Manguinhos. Palestras, propostas de planos de mídia, de rádio de poste, rádio comunitária, TV comunitária, foram debatidos exaustivamente, até a articulação para a construção de um curso de comunicação comunitária que possibilitasse aos moradores qualificação com as variadas interfaces comunicacionais.

Depois dos debates envolvendo a Comunicação será a vez do GT Urbanismo, que dará os encaminhamentos à pauta sobre o mapeamento e reconhecimento dos logradouros em Manguinhos. Este segundo encontro começará às 16h, também na Biblioteca Parque de Manguinhos.

Casa Oswaldo Cruz organiza o curso A Arte e a Técnica do Afresco

Reprodução de obra de Lydio Bandeira de Mello
A Casa de Oswaldo Cruz /Fiocruz está organizando o curso A Arte e a Técnica do Afresco que terá como trabalho de conclusão de curso (TCC) e execução de murais de afresco em edifícios de uso público, que ainda precisam ser escolhidos, das áreas de entorno dos campi Fiocruz de Manguinhos ou de Jacarepaguá. Podem ser escolas, postos de saúde, centros comunitários, edifícios religiosos e outros que tenham espaços internos com circulação de público. O Afresco é uma arte contextualizada com as questões sócio culturais locais e uma  técnica milenar que não pode sofrer ação das intempéries.

Sendo assim, a proposta de execução desses murais nas comunidades é envolver a população local na definição dos temas que serão retratados, colaborando para reforçar os laços de identidade, e também na execução dos referidos nos murais, uma vez que o aluno vai requerer auxiliares, que serão selecionados entre pessoas dessas comunidades para atuar e aprender fazendo. A proposta é também de levar arte para os espaços de uso público dessas áreas.

Para iniciar essa prospecção dos edifícios que poderão abrigar esses murais, convidamos gestores ou responsáveis para as palestras de divulgação (esclarecimento) do curso A Arte e a Técnica do Afresco, que acontecerá no campus Fiocruz Manguinhos de 5 de agosto de 2013 a 12 de dezembro de 2014, com aulas às segundas e quartas-feiras à tarde e às sextas-feiras pela manhã. A final do curso, o aluno ou a aluna deverá executar um mural de afresco.

Nas palestras será explicada a programação e metodologia do curso, assim como o que é o afresco e suas aplicações e como esses murais serão executados.

As palestras acontecerão nos seguintes locais e horários:

01 de julho (segunda-feira)
- 10h: sala de conferência de Farmanguinhos - Av. Comandante Guaranys, 447 - Jacarepaguá - Rio de Janeiro/RJ - Brasil / Cep: 22775-903
14h: Auditório do Campus Fiocruz Mata Atlântica - Pavilhão Agrícola - Colonia Juliano Moreira - Taquara/Jacarepaguá - Estrada Rodrigues Caldas 3400 CEP 22713-375
02 - 14h: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM/Maré) Av. Guilherme Maxwell, 26 - Maré
03 - 14h: Biblioteca Parque de Manguinhos - Avenida Dom Helder Câmara, 1184 (atrás do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila)