quarta-feira, 3 de julho de 2013

Casa Oswaldo Cruz organiza o curso A Arte e a Técnica do Afresco

Reprodução de obra de Lydio Bandeira de Mello
A Casa de Oswaldo Cruz /Fiocruz está organizando o curso A Arte e a Técnica do Afresco que terá como trabalho de conclusão de curso (TCC) e execução de murais de afresco em edifícios de uso público, que ainda precisam ser escolhidos, das áreas de entorno dos campi Fiocruz de Manguinhos ou de Jacarepaguá. Podem ser escolas, postos de saúde, centros comunitários, edifícios religiosos e outros que tenham espaços internos com circulação de público. O Afresco é uma arte contextualizada com as questões sócio culturais locais e uma  técnica milenar que não pode sofrer ação das intempéries.

Sendo assim, a proposta de execução desses murais nas comunidades é envolver a população local na definição dos temas que serão retratados, colaborando para reforçar os laços de identidade, e também na execução dos referidos nos murais, uma vez que o aluno vai requerer auxiliares, que serão selecionados entre pessoas dessas comunidades para atuar e aprender fazendo. A proposta é também de levar arte para os espaços de uso público dessas áreas.

Para iniciar essa prospecção dos edifícios que poderão abrigar esses murais, convidamos gestores ou responsáveis para as palestras de divulgação (esclarecimento) do curso A Arte e a Técnica do Afresco, que acontecerá no campus Fiocruz Manguinhos de 5 de agosto de 2013 a 12 de dezembro de 2014, com aulas às segundas e quartas-feiras à tarde e às sextas-feiras pela manhã. A final do curso, o aluno ou a aluna deverá executar um mural de afresco.

Nas palestras será explicada a programação e metodologia do curso, assim como o que é o afresco e suas aplicações e como esses murais serão executados.

As palestras acontecerão nos seguintes locais e horários:

01 de julho (segunda-feira)
- 10h: sala de conferência de Farmanguinhos - Av. Comandante Guaranys, 447 - Jacarepaguá - Rio de Janeiro/RJ - Brasil / Cep: 22775-903
14h: Auditório do Campus Fiocruz Mata Atlântica - Pavilhão Agrícola - Colonia Juliano Moreira - Taquara/Jacarepaguá - Estrada Rodrigues Caldas 3400 CEP 22713-375
02 - 14h: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM/Maré) Av. Guilherme Maxwell, 26 - Maré
03 - 14h: Biblioteca Parque de Manguinhos - Avenida Dom Helder Câmara, 1184 (atrás do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila)

Nenhum comentário:

Postar um comentário