quinta-feira, 30 de maio de 2013

In Drama com Zelia Duncan na Casa França-Brasil: de graça


Oportunidade de Trabalho: Bolsista Ensino Médio

O Laboratório Territorial de Manguinhos/ENSP/Fiocruz está selecionando jovem bolsista com Ensino Médio completo, morador ou que conheça bem o território de Manguinhos, para participar de projeto sobre os impactos do PAC na perspectiva dos moradores de Manguinhos, Alemão e Rocinha. 

O prazo para envio do currículo para fabianamelosousa@gmail.com até o dia 10 de junho próximo. 

No Alemão e na Rocinha contamos com a colaboração do Alan e do Raphael, do Raízes em Movimento e do Arley e Camila da TV Tagarela, respectivamente, que irão compondo as equipes de campo junto com os pesquisadores do LTM. 

A bolsa do CNPq é no valor de R$ 400,00 por 20h semanais para o período de julho de 2013 a junho de 2014. 

As atividades estarão centradas nas reuniões de equipe, no trabalho de campo e mobilização de moradores para participar de oficinas sobre os impactos do PAC na moradia, saneamento e mobilidade em Manguinhos. 

Em construção seminário sobre o "Juventude Viva" para gestores do DF

Marcus Vinícius Soares, Lia Maria dos Santos, Alessandra Melo,
Jackeline Brito, Andressa Marques e Daniel Garcia.
Organizar o Seminário de Governo, que vai acontecer em 30 de junho, foi o objetivo da reunião de articulação entre a Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal – SEPIR-DF, a Coordenadoria da Juventude – DF e o Ministério da Saúde, realizada ontem, 29 de maio, no Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa DAGEP do Ministério da Saúde.

A proposta do seminário é a apresentação Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra - “Plano Juventude Viva” para gestores das secretarias do Governo do Distrito Federal.

Participaram da reunião, que tratou de questões acerca da natureza do evento e sua logística, Andressa Marques (SNJ/SG), Jackeline Brito, Alessandra de Melo e Daniel Garcia (SEPIR-DF), Marcus Vinícius Soares (SEGOV/Coordenadoria da Juventude-DF) e Lia Maria (MS/SGEP).

Participação social: novo curso fortalece atores para processos decisórios em saúde

A ENSP lançou o Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social no SUS, que conta com ferramentas inéditas. Além do material didático básico, foi desenvolvida a minissérie televisiva Saúde em cena, que retrata o cotidiano de um conselho municipal de saúde. Dividida em 12 capítulos, a produção está disponível em acesso aberto. Em breve, o material escrito também estará on-line. 

Fruto de um intenso trabalho de cooperação entre a ENSP e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Segep), do Ministério da Saúde, o curso, oferecido na modalidade a distância, integra o Programa de Apoio à Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (QualiConselhos). Com 8 mil vagas abertas, é voltado para conselheiros municipais de saúde de todo o Brasil e responde a uma demanda da Segep.
 
Desenvolvido por meio de parceria entre o Departamento de Ciências Sociais da ENSP, o Canal Saúde da Fiocruz, a Segep e a Vice-Direção de Cooperação e Escola de Governo da Escola (VDCEGS), que também coordena a iniciativa, o curso conta com o apoio da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. Os pesquisadores Assis Mafort, Luiz Fernando Mazzei e Pablo Dias Fortes, da VDCEGS/ENSP, e Marcelo Rasga Moreira, do DCS/ENSP, são os responsáveis pela formulação político-pedagógica do curso e a organização do material elaborado.

Com tal iniciativa, a ENSP e a Fiocruz dão continuidade a seu compromisso incondicional de apoio e desenvolvimento da participação social no processo decisório das políticas de saúde. Desse modo, intensificam o esforço pela democratização do Estado e das políticas públicas das quais participam.  

Confira aqui a íntegra da matéria.