quarta-feira, 17 de julho de 2013

Conferência regional de promoção da igualdade racial em Água Branca reuniu 28 municípios alagoanos

A Conferência Regional do Alto Sertão e Bacia Leiteira, na cidade de Água Branca, realizada no último dia 4 de julho, reuniu 28 municípios alagoanos e cerca de 240 pessoas. De acordo com a Comissão Organizadora Estadual (COE) da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), o número de participantes superou as expectativas. A região é a que mais congrega comunidades quilombolas em Alagoas, além de ciganos, capoeiristas e religiosos de matriz africana. A COEPIR antecede a conferência nacional, III CONAPIR, que será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro deste ano.

Para subsidiar os debates, estiveram presentes os seguintes palestrantes: Geraldo Majella, superintendente dos Direitos Humanos (Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos); a jornalista Valdice Gomes (diretora do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, presidente do Sindjornal e integrante da Cojira/AL); Edson Bezerra, professor de Antropologia na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Zezito Araújo, da Secretaria de Estado da Educação e Coordenador do Curso de História do Centro Universitário CESMAC; e Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas. 

Após as palestras aconteceram os GTs dos eixos temáticos: Eixo 1 - Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo. Eixo 2 - Políticas de igualdade racial no município e no Estado: avanços e desafios. Eixo 3 - Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial e eixo 4 - Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

Foram aprovadas 20 propostas, entre elas: Criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, escolas adaptadas para comunidades quilombolas, garantia de água potável para comunidades quilombolas, implantação de PSF nas comunidades quilombolas, criação do Fórum Intergovernamental de Promoção da igualdade Racial, desburocratização do processo de titularidades de terras quilombolas através do Incra.

Apesar de as questões inerentes às políticas de Juventude não terem sido pautadas nesta conferência regional, o articulador regional do Plano Juventude Viva, Denivan Lima, está acompanhando todo o processo conferencial e procura sensibilizar os diversos atores sociais para a importância dos debates sobre as demandas específicas da juventude negra e do Plano Juventude Viva – que busca promover os valores da igualdade e da não discriminação, o enfrentamento ao racismo e ao preconceito geracional, que contribuem com os altos índices de mortalidade da juventude negra brasileira.

O Plano é fruto do esforço conjunto das instituições do Estado, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Juventude em parceria com a Fiocruz, para reconhecer e enfrentar a violência, somando esforços com a sociedade civil para a sua superação.


A próxima conferência regional será no dia 18, em União dos Palmares, que envolverá toda a Zona da Mata. No dia 25, acontece a de Arapiraca, atingindo toda a parte do Agreste, e dia 31, ocorre a de Maceió, envolvendo tanto a região Metropolitana quanto o Litoral Norte.