quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Solidariedade aos Pescadores Artesanais


Hoje, 22/08, às 18h, grupos de movimentos sociais e entidades participam da reunião em solidariedade aos pescadores e pescadoras da AHOMAR, no SEPE/RJ, na Rua Evaristo da Veiga, 55/8º andar - Centro - RJ.

A situação dos pescadores da AHOMAR é gravíssima. As ameaças se intensificaram nas ultimas semanas. Precisamos pensar coletivamente novas estratégias de atuação e proteção para os pescadores. E, hoje, dia 22, também completam dois meses do desaparecimento e assassinato dos pescadores Almir e Pituca.

O descaso do poder público com a situação dos pescadores - tanto da AHOMAR quanto os de Guaratiba - só beneficia os grandes empreendimentos que loteiam as baias de Guanabara e Sepetiba.

É fundamental que as pessoas, independentemente de qualquer instituição, participe desta reunião, pois, o que se está propondo é que as diversas lutas se tornem conhecidas, considerando que ninguém está sozinho ao brigar por respeito, dignidade, cidadania e responsabilidade dos gestores públicos. 

A convocação busca a construção coletiva de uma agenda de luta e ações para pressionar o Estado a fim de dar um basta as ameaças e vulnerabilidade dos pescadores da AHOMAR. 

Dia: 22 de Agosto, às 18h
Local: Sepe - Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar*

Associação Homens e Mulheres do Mar (AHOMAR)
Fórum dos Afetados pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas cercanias
da Baía de Guanabara (FAPP-BG)
Instituto Mais Democracia
Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS)
Justiça Global
Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC)

Cresce número de mulheres assassinadas no Rio


Outra notícia super preocupante, desta vez relacionada ao crescente aumento do número de mulheres assassinadas, tema explorado em matéria da Agência Brasil. 

Leia a matéria completa clicando no final do texto.

O número de assassinatos de mulheres no Rio de Janeiro aumentou 1,3% em 2011, na comparação com o ano anterior, enquanto, no total da população, o número de homicídios tenha tido queda de 10,2%.

Do total de vítimas por homicídio doloso, aquele em que é caracterizada a intenção, 7,1% eram mulheres. A constatação é da sétima edição do Dossiê Mulher, divulgado no dia 14/08, pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP).

Na média mensal, 25 mulheres foram vítimas de homicídio doloso em 2011. Das 303 mulheres assassinadas no ano passado, 14,2% das vítimas eram ex-companheiras ou companheiras do provável autor do homicídio e 19,1% conheciam os acusados. “Grande parte desses homicídios se dão em situação de violência doméstica e familiar. A gente sabe que também existem mulheres envolvidas na criminalidade”, explicou a coordenadora da pesquisa, major Cláudia Moraes.

Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi o local com maior número de casos, com 25 mortes. Já em relação à maior taxa de vitimização entre a população feminina, destacou-se a região que engloba Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Areal, Três Rios e Sapucaia, com 0,75 mulheres vítimas por grupo de 10 mil mulheres.

Fonte: Agência Brasil/Flávia Villela

"Copa" das exclusões e remoções

No link https://vimeo.com/44195105?
action=share um teaser (vídeo publicitário para chamar a atenção) sobre as remoções no Rio de Janeiro abordando a diversidade de opiniões a respeito dos impactos, positivos e negativos, da preparação dos mega eventos no cotidiano das principais cidades do país. 

Raquel Rolnik, Carlos Vainer, Juca Kfouri, Toni Sando, Vicente Cândido e moradores de São Paulo e Rio de Janeiro atingidos por obras urbanas ligadas ao eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas são entrevistados no filme. 

A produção é do Instituto Pólis e Pólis Digital.