segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Exposição "O Muro" em Manguinhos

A Biblioteca Parque de Manguinhos (Av. D. Helder Câmara, 1184, atrás da UPA Manguinhos) inaugura a exposição “O Muro” no dia 20 de outubro, pretende fundir o olhar de jovens e no mínimo dar oportunidade a qualquer contemplador de enxergar através dos olhos de quem mora numa comunidade.

Idealizada por Helio Rodrigues, agente cultural, escultor e arte educador que desenvolve o projeto “Eu sou” com 300 crianças e jovens da comunidade do Jacarezinho.

Local: Jardim de Leitura.
Período: de 20 a 28/10, terça à sexta, das 10h às 20h. Sábados e domingos, das 12h às 18h.

Semana da Criança na Biblioteca Parque de Manguinhos


Para comemorar o dia da criança, a Biblioteca Parque de Manguinhos realiza atividades especiais durante a segunda quinzena de outubro.

Na terça, 16, a partir das 15h, apresentação de Anick Lorena e Emília (pintura corporal, jogos e brincadeiras) com intervenção de alunos do Laboratório Manguinhos em Cena. A atividade acontece no Hall do Cine Teatro.

As 15h, de quarta, 17, sessão de Cine Pipoca, na Ludoteca.

Nina Krivochein, autora e repórter mirim (http://ninakrivochein.blogspot.com.br/ ), conversa na Ludoteca,  no dia 18, quinta-feira, às 15h.

E, na sexta, 19, às 14h, uma festa de encerramento das atividades, quando serão instaladas mesas de totó e ping-pong. Também haverá apresentação do Coral do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila e, como uma boa festa, no Hall do Cine Teatro, doces e refrigerantes.

Portanto, garotada, não percam esta programação montada especialmente para vocês viajarem na fantasia.

Divulgados trabalhos premiados na 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente/Fiocruz

Dos 466 inscritos em todo o Brasil para a sexta edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educativo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 32 foram contemplados e têm seus nomes divulgados no site www.olimpiada.fiocruz.br.

São alunos do Ensino Fundamental e Médio de seis regionais (Minas/Sul, Sudeste, Nordeste I e Nordeste II, Norte e Centro Oeste). Os temas mais abordados foram Reciclagem, uso indiscriminado de medicamentos, alternativas de energia e a problemática do lixo.

A cerimônia de premiação dos trabalhos destacados será realizada na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, no dia 31 de outubro de 2012. E, na ocasião, estarão presentes os professores e alunos premiados que virão de várias partes do Brasil, assim como os coordenadores das regionais da OBSMA. Os premiados receberão medalhas, placas honrosas e brindes da Olimpíada e passeios socioeducativos na cidade do Rio de Janeiro.
Parte da equipe da Olimpíada Brasileira de Saúde e 
Meio Ambiente/Fiocruz e avaliadoras convidadas 
da regional Sudeste. Setembro de 2012. 
Foto: Jefferson Campos

“Ficamos satisfeitos em perceber como os temas Saúde e Meio Ambiente podem gerar tantas reflexões positivas em sala de aula. Nós esperamos, desta forma, contribuir para a melhoria da educação básica no nosso país. Isso é fundamental para conscientizar as futuras gerações sobre o papel de cada um na construção de um mundo melhor para todos”, afirmou Cristina Araripe Ferreira, coordenadora nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, contente com a qualidade dos trabalhos apresentados nesta edição.

Para saber mais sobre a 6ª OBSMA acesso o portal www.olimpiada.fiocruz.br