Apresentação

Participação cidadã e saúde: Do que estamos falando?

O processo de constituição de um sistema local de saúde reúne todo o esforço voltado para a territorialização do Sistema Único de Saúde (SUS), empreendido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz, ao atuar nas áreas de ensino, pesquisa e gestão, no campo da saúde pública, além da articulação com os movimentos sociais.

Neste sentido, a participação cidadã é fundamental para a gestão social e participativa de políticas públicas no território. É importante a criação de espaços coletivos para a reflexão, informação, interação e mobilização e assim, discutir os determinantes sociais da saúde, tais como, educação, cultura e renda.

Neste contexto, a Assessoria de Cooperação Social da ENSP busca produzir tecnologias sociais a partir da interlocução com o movimento social local, e assim, criar produtos e instrumentos de gestão participativa, para a cooperação técnica e gerar subsídios para a formulação, controle social e aperfeiçoamento de políticas públicas.

Assim, vamos contribuir para as ações de saúde desenvolvidas pela Iniciativa Território Integrado de Atenção à Saúde (Teias - Escola Manguinhos) de forma a incentivar o protagonismo sócio-comunitário da população de Manguinhos na gestão social da saúde.

Conheça o nosso trabalho institucional no portal da Ensp: 


http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/responsabilidade-social/apresentacao/