Juventude Viva

Plano Juventude Viva: Cooperação entre Fiocruz (ENSP) e SNJ cria rede de articuladores 

Em 2011, quando a Assessoria de Cooperação Social da ENSP levou o tema Saúde da População Negra para ser debatido na Escola de Saúde Pública Sergio Arouca, já se denunciava a prevalência dos altos índices de mortalidade de jovens negros no país.

No ano seguinte, fez-se a apresentação formal do  Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra - Juventude Viva. Desde então, a aproximação entre estes dois entes do Estado propiciou a construção de parceria para a implementação do Plano a nível local.

Sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Plano busca: transformação de territórios mais vulneráveis; oportunidades de inclusão social; autonomia dos jovens; e, enfrentamento do racismo nas instituições, prevendo a articulação com estados, municípios, sociedade civil, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Um termo de cooperação entre a SNJ e a Fiocruz colaborará com a territorialização do Plano Juventude Viva, de enfrentamento à violência contra a juventude negra, articulando intersetorialmente ações de políticas públicas no âmbito do Projeto Articulação Nacional Juventude Viva.

Acompanhe aqui as notícias deste projeto.

Nenhum comentário: