quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Encontro LGBT em Manguinhos


Sábado, dia 6 de agosto, aconteceu o primeiro encontro LGBT do Complexo de Manguinhos, no Espaço do Forró, na comunidade Nelson Mandela. O encontro, organizado pela moradora e mobilizadora Simone Pereira (também conselheira do Conselho Comunitário de Manguinhos e do Conselho Gestor do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria - CSEGSF/ENSP), contou com a presença de Mayalu Matos, da Assessoria de Cooperação Social da Ensp, e de Cleber Vicente Gonçalves, representante do Grupo Arco Íris, organização que luta pelos Direitos LGBT. 
O encontro, que reuniu 29 pessoas, teve como objetivo a mobilização desse segmento para a eleição do CGI - Conselho Gestor Intersetorial do Teias Escola Manguinhos. O CGI será composto por representantes de 12 segmentos da comunidade de Manguinhos, entre eles o de Minorias (LGBT, Negros e Pessoas com deficiência).

Num bate-papo descontraído, Cléber Vicente falou sobre a história do movimento LGBT, suas principais conquistas e sobre os Direitos dessa população, incluindo a questão da saúde.

Na ocasião, os presentes decidiram ampliar o debate, incluindo outro(a)s parceiro(a)s, e marcaram outro encontro para o dia 22 de agosto, às 18h, no mesmo local (Espaço Forró – Comunidade Nelson Mandela).