terça-feira, 28 de agosto de 2012

A violência contra jovens negros no Brasil

Matéria publicada pelo Carta Capital mostra o crescente aumento de homicídios de jovens negros no país. "A cada nova divulgação dos dados sobre homicídios no Brasil a mesma informação é dada: morrem por homicídio, proporcionalmente, mais jovens negros do que jovens brancos no país. Além disso, vem se confirmando que a tendência é um crescimento desta desigualdade nas mortes por homicídios."

Este é um tema caro à sociedade brasileira, que deveria ser densamente debatido e estar na agenda de todos os partidos políticos e de seus candidatos a cargos eletivos. Não adianta um tapinha nas costas e um pedido de desculpas para uma família que vem perdendo as possibilidades da manutenção de suas gerações quando seus jovens são mortos ou têm suas chances de se tornarem também cidadãos ativos da nação brasileira reduzidas ou ceifadas.


O problema a ser enfrentado é bem complexo: o tema tem encontrado dificuldades em atingir corações e mentes de quem produz políticas públicas. Ou seja, há quem não aceite o recorte racial num país de "democracia racial" o que vai influenciar na dotação orçamentária, por  não haver reconhecimento de diferenças - quando o projeto aborda a juventude negra, não há recursos. E quando há reconhecimento com recursos, não existe foco nos jovens mais vulneráveis.
Entretanto, basta uma superficial observação na mídia convencional, para verificar que é extremamente comum que os mortos aparentem tenham a mesma coloração de pele. E, o mesmo acontece quando as matérias são relacionadas com vítimas de mau atendimento no sistema público ou privado. Coincidência???


Abaixo, alguns trechos da matéria, que você lerá a íntegra se clicar no final do texto.

O diagnóstico produzido pelo Governo Federal apresentado ao Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE mostra vetores importantes desta realidade, para além dos socioeconômicos: a condição geracional e a condição racial dos vitimizados.Em 2010, morreram no Brasil 49.932 pessoas vítimas de homicídio, ou seja, 26,2 a cada 100 mil habitantes. 70,6% das vítimas eram negras. Em 2010, 26.854 jovens entre 15 e 29 foram vítimas de homicídio, ou seja, 53,5% do total; 74,6% dos jovens assassinados eram negros e 91,3% das vítimas de homicídio eram do sexo masculino. Já as vítimas jovens (ente 15 e 29 anos) correspondem a 53% do total e a diferença entre jovens brancos e negros salta de 4.807 para 12.190 homicídios, entre 2000 e 2009. Os dados foram recolhidos do DataSUS/Ministério da Saúde e do Mapa da Violência 2011.

Podemos dizer que este tema entrou na cena pública, quando, em 2007, o Fórum Nacional da Juventude Negra – FONAJUNE lançou a campanha nacional “Contra o Genocídio da Juventude Negra”. Em 2008, foi realizada a 1ª. Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, e das 22 prioridades eleitas nesta CNPPJ, a proposta mais votada foi a indicada pela juventude negra que tematizava justamente os homicídios de jovens negros.

Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-violencia-contra-jovens-negros-no-brasil/
Clique aqui e leia a matéria completa.