sábado, 23 de março de 2013

Vamos ao Teatro - de graça: Sintonia Suburbana

Fotos: Sandra Martins/ACS/ENSP/Fiocruz)

Evaldo de Andrade
Fim de semana é dia de TEATRO EM MANGUINHOS, gente!!!

Em temporada curtíssima a galerinha da Cia Manguinhos em Cena voltou a apresentar a peça "Sintonia Suburbana", dias 23 e 24 de março, sábado e domingo, às 19h30, com entrada franca, na Biblioteca Parque de Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara, 1.184, atrás do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Villa).

Gente, só posso dizer que a peça é muitoooo bacana. Ela trata do cotidiano de comunidades de baixa renda: mas não pense que é um texto duro, triste, que nos faz chorar do início ao fim... NÃO... ela fala de tudo o que já sabemos - com todas as dores inerentes - mas de forma delicada, jocosa, hilária, que nos leva a refletir sobre nosso papel nesta história cotidiana e milenar em que todos são peças de um jogo que todos jogam...

Detalhe: texto, produção, atores, cenário, figurino, música, enfim.... tudo é fruto de muito trabalho desenvolvido ao longo de 2012 para que fosse montada esta maravilhosa Companhia de Teatro de Manguinhos a partir do trabalho desenvolvido pelo diretor Luís Igreja que contou com a dramaturga Renata Mizrahi - responsável por dar unidade aos casos de bala perdida, remoções habitacionais, falta de destino e de identidade.

Diretor Luis Igreja (esq.) e Haroldo Cesar com pequena fã
Sintonia Suburbana é o nome de uma rádio, que apresenta programas como “Casos bizarros da vida normal ou casos normais da vida bizarra” e “Contos picados do dia a dia”, tudo com muito humor, visando à reflexão e ao entretenimento.

Manguinhos em Cena, projeto do Laboratório de Dramaturgia do Gesto (que integra o programa PalavraLab, da Biblioteca Parque de Manguinhos) montou a companhia a prtir das oficinas de formação teatral visando a capacitação de um grupo cênico da região do Complexo de Manguinhos.

O projeto é uma parceria da Companhia do Gesto com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e tem patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.