quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O Bloco Semáforo Neles! manda seu recado

O SEMÁFORO NELES! faz um arrastão da alegria pelo Parque João Goulart

Entre as parcerias, Asfoc e o bloco Discípulos de Oswaldo
Uniu moradores e trabalhadores de Manguinhos para pedir o que lhes é de direito - sinal de trânsito na Rua Leopoldo Bulhões - via expressa que corta 13 comunidades e milhares de moradores, unidades de ensino público, unidades de saúde, instituições (Fiocruz, Correios, Faetec, equipamentos públicos no Desup, e por aí vai), além, é claro, dos tralhadores. 

A reivindicação é uma demanda antiga das comunidades do entorno da Rua Leopoldo Bulhões, palco de inúmeros atropelamentos com vítimas fatais, inclusive. O tema foi debatido em reunião do Conselho Gestor Intersetorial (CGI) e que decidiu por unanimidade desenvolver uma estratégia que unisse os anseios tanto dos moradores quanto de trabalhadores desta região.
Da Leopoldo Bulhões o bloco entra no Mandela I, segue
para o Samora Machel (Mandela 2) e retorna para a principal.

Como o  CGI é um espaço de gestão participativa, de articulação intersetorial, que reúne gestores, trabalhadores e cidadãos usuários, com o objetivo de melhorar a saúde e as condições de vida de Manguinhos, os integrantes deste coletivo partiram para as parcerias em prol deste desejo de todos. 
O bloco foi tema de pauta em mídias convencionais.

Asfoc (Bloco Discípulos de Oswaldo), unidades de saúde da Fiocruz, Clínicas de Família, Cooperação Social da Presidência e da ENPS, PEJA, Conselho Comunitário de Manguinhos, Fórum de Manguinhos, Associação da Capela São Daniel, pessoal de esportes, Associação de Moradores do Samora Machel, Mandela I, comerciantes, entre outros, e muita gente da comunidade. A Polícia Militar também contribuiu sinalizando o trânsito e acompanhando o bloco.

Criatividade é tudo!
O evento foi amplamente divulgado junto a imprensa institucional quanto na convencional, tendo sido tema de pauta de um bate-papo entre os âncoras Boecha e Rodolfo da rádio BandNews e a cobertura no local por um repórter fotográfico de O Globo. 
Participação dos pequenos
Conforme o bloco andava, mais gente se entusiasmava e aderia à manifestação lúdica. E assim foi com a garotada que sempre animadíssima dançou pedindo para não dançar e cantou as paródias criadas por Dora (Maria Auxiliadora), técnica de enfermagem e Norma, apoio PSE: Abre Alas, Bota Camisinha, O Jardineira e Mulata Bossa Nova. 

O percurso foi outro ponto muito bacana: esquentar dos tambores na concentração no páteo da ENSP/Fiocruz, saída para a Rua Leopoldo Bulhões, seguindo pelo calçadão passando pela entrada de Varginha, atravessando e entrando no Mandela 1, virando para o Mandela 2 (Samora Machel), retornando para a Rua Leopoldo Bulhões e seguindo para o Parque João Goulart, e finalmente retornando para a Leopoldo em frente à ENSP.

Este caminhar do bloco "Semáforo Neles!" foi excelente, pois levou para os moradores a mensagem de que a luta não é só deles, é de todos e todas; assim como foi uma ótima oportunidade para quem ainda não havia pisado nestes espaços de conhecer um pouco a realidade local - abandono pelas políticas públicas e, por outro lado, que existem laços de afetividade muito fortes.

As trocas de energia foram bastante expressivas e esperamos que este tenha sido um grande momento de mobilização em prol de uma agenda comum, e que esta irmandade em prol de algo comum possa ser reproduzida. Parabéns para os integrantes do Conselho Gestor Intersetorial do Teias - Escola Manguinhos que discutiu esta demanda dentro de uma de suas reuniões. 

O que se quer agora é que este pleito seja atendido pelo poder público, sem que tenhamos outros atropelamentos desnecessários até que todas as obras do PAC 2 estejam terminadas. 
Como a proposta do bloco foi lutar pela vida,
distribuiu-se camisinhas para evitar vidas jogadas fora...
Quem sabe mostrando a realidade
em que as pessoas vivem, as autoridades não aceleram
 a concretização das promessas feitas.
Panorâmica do meio ambiente poluído - Parque João Goulart -
no entorno da Rua Leopoldo Bulhões.