quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O Bloco Semáforo Neles! manda seu recado

O SEMÁFORO NELES! faz um arrastão da alegria pelo Parque João Goulart

Entre as parcerias, Asfoc e o bloco Discípulos de Oswaldo
Uniu moradores e trabalhadores de Manguinhos para pedir o que lhes é de direito - sinal de trânsito na Rua Leopoldo Bulhões - via expressa que corta 13 comunidades e milhares de moradores, unidades de ensino público, unidades de saúde, instituições (Fiocruz, Correios, Faetec, equipamentos públicos no Desup, e por aí vai), além, é claro, dos tralhadores. 

A reivindicação é uma demanda antiga das comunidades do entorno da Rua Leopoldo Bulhões, palco de inúmeros atropelamentos com vítimas fatais, inclusive. O tema foi debatido em reunião do Conselho Gestor Intersetorial (CGI) e que decidiu por unanimidade desenvolver uma estratégia que unisse os anseios tanto dos moradores quanto de trabalhadores desta região.
Da Leopoldo Bulhões o bloco entra no Mandela I, segue
para o Samora Machel (Mandela 2) e retorna para a principal.

Como o  CGI é um espaço de gestão participativa, de articulação intersetorial, que reúne gestores, trabalhadores e cidadãos usuários, com o objetivo de melhorar a saúde e as condições de vida de Manguinhos, os integrantes deste coletivo partiram para as parcerias em prol deste desejo de todos. 
O bloco foi tema de pauta em mídias convencionais.

Asfoc (Bloco Discípulos de Oswaldo), unidades de saúde da Fiocruz, Clínicas de Família, Cooperação Social da Presidência e da ENPS, PEJA, Conselho Comunitário de Manguinhos, Fórum de Manguinhos, Associação da Capela São Daniel, pessoal de esportes, Associação de Moradores do Samora Machel, Mandela I, comerciantes, entre outros, e muita gente da comunidade. A Polícia Militar também contribuiu sinalizando o trânsito e acompanhando o bloco.

Criatividade é tudo!
O evento foi amplamente divulgado junto a imprensa institucional quanto na convencional, tendo sido tema de pauta de um bate-papo entre os âncoras Boecha e Rodolfo da rádio BandNews e a cobertura no local por um repórter fotográfico de O Globo. 
Participação dos pequenos
Conforme o bloco andava, mais gente se entusiasmava e aderia à manifestação lúdica. E assim foi com a garotada que sempre animadíssima dançou pedindo para não dançar e cantou as paródias criadas por Dora (Maria Auxiliadora), técnica de enfermagem e Norma, apoio PSE: Abre Alas, Bota Camisinha, O Jardineira e Mulata Bossa Nova. 

O percurso foi outro ponto muito bacana: esquentar dos tambores na concentração no páteo da ENSP/Fiocruz, saída para a Rua Leopoldo Bulhões, seguindo pelo calçadão passando pela entrada de Varginha, atravessando e entrando no Mandela 1, virando para o Mandela 2 (Samora Machel), retornando para a Rua Leopoldo Bulhões e seguindo para o Parque João Goulart, e finalmente retornando para a Leopoldo em frente à ENSP.

Este caminhar do bloco "Semáforo Neles!" foi excelente, pois levou para os moradores a mensagem de que a luta não é só deles, é de todos e todas; assim como foi uma ótima oportunidade para quem ainda não havia pisado nestes espaços de conhecer um pouco a realidade local - abandono pelas políticas públicas e, por outro lado, que existem laços de afetividade muito fortes.

As trocas de energia foram bastante expressivas e esperamos que este tenha sido um grande momento de mobilização em prol de uma agenda comum, e que esta irmandade em prol de algo comum possa ser reproduzida. Parabéns para os integrantes do Conselho Gestor Intersetorial do Teias - Escola Manguinhos que discutiu esta demanda dentro de uma de suas reuniões. 

O que se quer agora é que este pleito seja atendido pelo poder público, sem que tenhamos outros atropelamentos desnecessários até que todas as obras do PAC 2 estejam terminadas. 
Como a proposta do bloco foi lutar pela vida,
distribuiu-se camisinhas para evitar vidas jogadas fora...
Quem sabe mostrando a realidade
em que as pessoas vivem, as autoridades não aceleram
 a concretização das promessas feitas.
Panorâmica do meio ambiente poluído - Parque João Goulart -
no entorno da Rua Leopoldo Bulhões.

6 comentários:

  1. É isso aí! Eu quero meu sinal e toda sinalização correta e segura para Manguinhos!

    ResponderExcluir
  2. A população de Manguinhos mostrou seu poder de mobilização e cidadania, agora esperamos que a Prefeitura faça o mesmo! Michelle

    ResponderExcluir
  3. MANGUINHOS EXISTE E QUER SER OUVIDO "DOUTORES DO GOVERNO " !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que maneiro!!! Queria que o povão se juntasse pra exigir o que é seu direito e tivesse todo o apoio das instituições de Manguinhos. Só espero que as "outoridades" atendam as reivindicações e ponham redutor de velocidade ou sinal de trânsito, antes que um monte de boneco seja atropelado, morra ou fique sequelado. Será que se acontecer isso o seu Eduardo Guerra vai ajudar a família que ficará ferrada??? Libório

    ResponderExcluir
  5. Eu quero no mínimo 3 sinais na Leopoldo. As crianças ficam doidinhas ao atravessarem a rua. Mas isso é coisa de qualquer criança, então o prefeito deveria pensar com a cabeça e não com o bolso, de que onde tem criança e escola deve ter segurança.
    Ou será que vai ter que vamos ter que por o defunto na mesa do eduardo guera pra ver se ele se toca?

    ResponderExcluir
  6. Concordamos plenamente com você, acrescentaria a fala de uma moradora, além dos sinais, devem ser colocados gradeados no calçadão, as crianças se projetam na rua, não estão atentas ou tem noção concreta do perigo de pegar uma bola no meio da pista, e quando a Uranos se encontrar com a Leopoldo, o calçadão ficará no meio, aí sim, o perigo vai multiplicar...

    ResponderExcluir