sexta-feira, 1 de junho de 2012

Fórum Estadual de ONG/AIDS do RJ

 Marcilio (RNP+ Medio Paraiba), René Júnior (GPV/RJ),
Tânia (AMEPA) e Renato da Matta (GPV/Niterói).
Eleita no dia 23 de maio, a nova Secretaria Executiva do Fórum Estadual de ONG/Aids do Estado do Rio de Janeiro.

O Grupo Pela VIDDA RJ, o Grupo Pela VIDDA Niterói e a Associação de Moradores de Edson Passos (AMEPA) são as gestoras da nova Secretaria Executiva, e RNP+ Médio Paraíba é suplente nessa gestão.

O Fórum foi criado há 15 anos.

COMUNICAÇÃO na Pauta da Cúpula dos Povos - Plenária Geral de Mobilização

COMUNICAÇÃO NA PAUTA DA CÚPULA DOS POVOS
PLENÁRIA GERAL DE MOBILIZAÇÃO

        Nesta próxima segunda, vamos realizar mais uma plenária do nosso movimento, FALE RIO – Frente Ampla pela Liberdade de Expressão, e desta vez terá como foco principal a nossa mobilização rumo à Rio + 20 e à Cúpula dos Povos. A Coordenação da FALE RIO  apresentará algumas propostas para nossa participação nas atividades programadas. Venha discutir!

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – aprovado na Plenária dos Movimentos Sociais do último FSM Temático,  como um dia de mobilização global em todo o planeta. Aqui no Rio, a última plenária dos movimentos sociais aprovou a realização de 2 atos públicos, um às 13 h, na frente do INEA (Av. Venezuela, 110), e outro às 17 h, no Aeroporto Santos Dumont. Nossa proposta: produzir um panfleto próprio, para ser distribuído durante os atos, levando nossas bandeiras e faixas para garantir a identidade da FALE RIO dentro das manifestações.

15 de junho – Plenária nacional do lançamento da campanha ‘Em Defesa da Liberdade de Expressão’ - O GT de Metodologia da Cúpula dos Povos aprovou a proposta de atividade inscrita pelo FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, e apoiada pela FALE RIO. Lideranças e ativistas de entidades de todo o país estarão no Rio, para participar do lançamento da campanha, que acontecerá numa das tendas da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, possivelmente na parte da tarde do dia 15 (horário a ser confirmado). Nossa proposta é produzir um panfleto específico, a ser distribuído durante todas as atividades da Rio + 20 e Cúpula dos Povos, e marcar a identidade da FALE RIO com nossas bandeiras e faixas.

16 e 17 de junho – II Fórum Mundial de Mídias Livres – Ativistas e midialivristas do mundo todo estarão reunidos no Campus da ECO-UFRJ (Praia Vermelha), em torno de 4 grandes eixos de debate (manhã) e atividades autogestionadas (tarde).

 20 de junho – Dia de Ação Global Anticapitalista e Contra a Mercantilização dos Bens Comuns – Haverão manifestações no mundo todo. Milhares de lideranças e ativistas, do Brasil e do Mundo, estarão aqui no Rio, participando da Rio + 20 e Cúpula dos Povos. Neste dia, teremos duas grandes manifestações. Pela manhã, um ato na Vila Autódromo (Jacarepaguá), próximo ao Rio Centro, aonde estará tendo início a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. À tarde, uma grande Marcha Mundial dos Povos, provavelmente da Candelária à Cinelândia. Nossa proposta é nos organizamos como um bloco, dentro das manifestações, com panfleto próprio, cartazes, faixas e bandeiras.

17, 18, 19 e 21 junho – Plenárias de Convergência e Assembleias dos Povos  - Serão realizadas 5 Plenárias de Convergência com eixos diferentes. Os movimentos de Comunicação devem participar da Plenária 2 - ‘Defesa dos Bens Comuns Contra a Mercantilização’. As denúncias, soluções e propostas de agendas aprovadas nas Plenárias serão levadas para as 3 Assembleias dos Povos.
  
SEGUNDA, DIA 04 DE JUNHO, ÀS 19 H
SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RIO
R. EVARISTO DA VEIGA, 16 , 17o. ANDAR

A Criança e o Processo de Hospitalização



“A criança e o processo de hospitalização” é o título do interessante artigo de  Adriana Mozel, Ana Cristina Ferreira, Andrea Pereira Franco, Ana Maria Moreno de Oliveira e Elaisa Porfirio publicado no site www.psicologado.com, que analisa os processos de adoecimento consequentes da hospitalização de uma criança e as implicações que esta traz para ela e para sua família. A análise, segundo as autoras, está fundamentada na Psicologia Hospitalar na pediatria, que é o campo que aplica os conhecimentos da psicologia da saúde nas crianças com problemas de saúde e tem como objetivo prevenir, compreender e tratar problemas psicológicos causados pela internação.

Mesmo aqueles que não têm intimidade com leituras acadêmicas, mas que passaram pela experiência de ver ou estar com crianças hospitalizadas sabe do que se está tratando: elas, que já estão sofrendo pelos seus agravos, se vêem reféns de outras dores como a falta que sentem de seu espaço – presas aquele ambiente, ausência dos amigos, dos familiares e de seu habitat natural -, ficam amuadas, tristes, e tudo isto somatizado explodirá em outros agravamentos.

Sendo assim, as psicólogas observaram que pensando nos aspectos da internação infantil, a humanização hospitalar busca melhorar a qualidade do atendimento às crianças, fortalecendo os aspectos de cidadania, socialização e interação entre os envolvidos e o profissional responsável. Dessa forma, afirmam elas no artigo, implementou-se a Lei n º 11.104/2005 que determina a obrigatoriedade de brinquedotecas nas dependências hospitalares que oferecem atendimento pediátrico, considerando que o brincar proporciona para as crianças momentos de alegria e satisfação, bem como uma maneira de elaborar suas dúvidas, conflitos e fantasias construídos a partir do adoecimento e da internação.

Quem quiser ler o artigo na íntegra clique aqui [...] Continue lendo este artigo…

Fonte: www.psicologado.com