domingo, 19 de maio de 2013

Ato contra aumento das passagens no Rio


Esta segunda-feira, 20 de maio, vai ser mais um dia de engarrafamentos no Centro do município do Rio de Janeiro: o vilão será o aumento das passagens dos transportes públicos.

Concentração: 16h30 - em frente a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em frente à estação do metrô Cidade Nova.

O prefeito Eduardo Paes decretou essa semana que não vai mais adiar o reajuste das passagens de ônibus no município do Rio de Janeiro e que em junho a nova tarifa já entrará em vigor.


Mulheres guerreiras discutem seus direitos em Manguinhos

Foto Leonardo (Salo)
O Projeto CAIS (ICICT/Fiocruz e Cooperação Social/Fiocruz) está bombando!!! Desta vez, o tema do encontro foi Mulheres Guerreiras, ocorrido na última quinta-feira (16/05), na Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva. 

A dinâmica foi iniciada com a exibição do filme Mulheres Guerreiras, produzido pela  coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Fátima Martins, dirigido por Carlos Nogueira em parceria com Sandra Rodrigues. O vídeo destaca a atuação feminina em tecnologias sociais de baixo custo para trabalhar com diferentes problemas aos quais elas estão direta ou indiretamente afetadas. A equipe responsável pelo filme esteve presente, assim como a liderança feminina Suely Rodrigues e a liderança local Monique Cruz.

Na ocasião, cerca de 25 mães, assistiu com atenção ao vídeo e após a exibição, participou de uma roda de conversa. A proposta foi debater como a discussão do filme pode fazer sentido na realidade do Complexo de Manguinhos. Foram abordados temas como direito à saúde, aspectos culturais do território e a participação popular feminina nas instâncias sociais de Manguinhos em questões ligadas ao lixo, ao uso de drogas e à violência.

A parceria do Projeto CAIS com a Escola Municipal Maria de Cerqueira e Silva e o Projeto Bairro Educador continua na próxima terça, 21/05. Os alunos participarão de uma atividade sobre dengue, com o pesquisador Gabriel Sylvestre, do Instituto Oswaldo Cruz.

70 anos de Bancos de Leite Humano e Dia Mundial de Doação de Leite


Você sabia que o Brasil comemora 70 anos da Criação dos Bancos de Leite Humano? A iniciativa nasceu no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Rio de Janeiro - ação que tornaria o país referência mundial em tecnologia para a redução da mortalidade infantil e a erradicação da desnutrição neonatal. 

De lá para cá já são 211 Bancos de Leite Humanos (BLHs) em todo o país, e centenas em 24 nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África.

Por conta desse trabalho fantástico, o dia 19 de maio se tornou o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A data será celebrada no próximo dia 22 de maio, às 10h30, no Memorial Presidente Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal, com o lançamento da campanha nacional “Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças”.

Nessa relação de doação de leite humano, é impossível negar a união entre doadora e receptor: importante para a vida da mulher que doa, como para a do recém-nascido que recebe.