quinta-feira, 18 de julho de 2013

Queimado LGBT do Mandela 2, sucesso total

Diretamente da quadra do Centro Sócioesportivo Mandela 2, com Graciara da Silva, Gagui, do Conselho Comunitário de Manguinhos, GT Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que ajudou na articulação e divulgação do evento.

A arrumação da quadra começou por volta das 12h, e lá pelas 14h foi dado início ao jogo. 

A galera estava bastante animada participando de uma maneira bastante descontraída junto as torcidas de outras comunidades - Jacaré, Cidade de Deus, Complexo da Penha, Complexo do Alemão, Nova Holanda, Morro da Providência e Arará. 

Todo mundo colaborou com os times do do Mandela 1, Mandela 2, Varginha , Manguinhos e a Favela do Rato todas com suas torcidas organizadas onde o importante era se divertir.

O time vencedor foi os Marrentinhos do Mandela 2. O segundo lugar ficou com a Rua 6 do Mandela 1, o terceiro com a Nova Holanda e o quarto lugar com a Cidade de Deus. Todos receberam suas premiações: troféus e medalhas e o melhor jogador foi Ti Nem Santos.

Ao final do torneio, foi improvisado um concurso de dança, em que 10 participantes interpretaram a cantora Anita. O vencedor foi Yan Lopes do Morro da Providência.

É bacana ressaltar o trabalho duro dos representantes do Conselho Gestor Intersetorial CGI Jaqueline de Paula do segmento de Representações Comunitárias, Francisco de Assis representando o segmento Esporte e Rafael representando Conselho Gestor do Centro de Saúde Escola Germano Sival Farias (CGCSEGSF) com a participação do Conselho Comunitário de Manguinhos e seu GT de Educação, Cultura, Esporte e Lazer trabalhando com toda divulgação e mobilização comunitária.
 
O bacana é que tudo foi regado com a distribuição de preservativos, materiais ilustrativos incentivando a conciencitização do sexo seguro.

Convocação Ato na Vila Autódromo

A Comunidade de Moradores e Pescadores da Vila Autódromo, em tempos de luta pela cidadania plena e pela conquista de todos os direitos que foram sequestrados das trabalhadoras e trabalhadores desta cidade, CONVOCA todas as Comunidades, os Movimentos Sociais e seus apoiadores para um ATO DE PROTESTO na Comunidade:

1. Pelo direito à moradia e à cidade!
2. Não às remoções!
3. Contra a militarização da polícia!

Vamos participar e divulgar!!

A Juventude Quer Viver! na JMJ

A Juventude quer viver! é o tema do painel da Tenda das Juventudes na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, que será realizado entre os dias 22 e 26 de julho. Este painel vai ser realizado na terça-feira, 23, das 10h às 12h, após a realização do Ofício Divino da Juventude, das 8h às 9h. Após o painel 2, com o tema Justiça e Transição, memória e compromisso, haverá missa de abertura da JMJ com Dom Orani (Copacabana), às 19h30.

O objetivo da Tenda das Juventudes é ser um espaço reservado para os encontros paralelos organizados por diversas organizações durante o evento no Rio de Janeiro, uma atividade como espaço de debate e reflexão da realidade juvenil e políticas públicas para a juventude.
Os oito painéis temáticos contarão com a participação de convidados que contribuirão com o seu olhar para o mundo juvenil. Cada mesa temática terá a duração de 1h30 a 2h, garantindo tempo para a interação dos presentes na atividade. Em breve será divulgado o nome dos convidados para cada mesa temática.

Como chegar
A atividade acontecerá na Paróquia Santa Bernadete, localizada na Av. dos Democráticos, 896, no bairro Higienópolis, Rio de Janeiro/RJ. O acesso ao local poderá ser feito preferencialmente pelo Metrô e Trem. O local da tenda está localizado a cerca de 10 minutos da estação de metrô Maria da Graça (linha 2 – Verde (sentido Pavuna) e cerca de 15 minutos da estação de trem Maguinhos. Visando a facilidade de acesso, o trajeto contará com sinalização e pessoas para orientar os peregrinos.

Para confirmar presença na atividade ou ter acesso a mais informações do evento, acesse a página da Tenda no Facebook, por meio do link:http://fb.com/events/1385192211698939/.

Serviço
Data: 22 a 26 de julho de 2013
Horário: 8h às 23h (a partir do dia 23 de julho); no dia 22 de julho o horário de funcionamento será de 15h30 às 23h. Importante verificar a programação descrita no link 
http://goo.gl/GpKqQ, assim como o mapa explicando como se chegar ao local.
Local: Paróquia Santa Bernadete, na Av. dos Democráticos, 896, no bairro Higienópolis, Rio de Janeiro.



Quantos Jacksons ou Joões, jovens negros brasilieiros, têm de morrer ?

Por Sandra Martins

Os homicídios são, atualmente, a principal causa de morte de jovens brasileiros com idades entre 15 a 29 anos, e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Os dados do Ministério da Saúde revelam uma cruel realidade: em 2010, mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino.
 Indianara Siqueira, da Marcha das Vadias, coordenou
o GD Conservadorismo religioso e políticas públicas
(estatuto do nascituro, comunidades terapêuticas,
homofobia etc), no ENPOP.

Os dados são duros para com os jovens, mas também para com suas famílias, muitas delas, acuadas pelo medo da morte iminente na busca por justiça. Como ocorreu com o caso do assassinato de Jackson Antônio Souza de Carvalho, 15 anos, nascido em Ilhéus e morto em Itacaré, Sul da Bahia. Ele foi executado, dia 26 de junho, com tiros de espingarda calibre 12 e enterrado de cabeça para baixo, num cemitério clandestino – ponto de desova de grupos de extermínio daquela região, que segundo ativistas locais, neste local já morreram mais de 20 jovens.
Hamilton Borges, Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta,
sentado ao lado de Débora Maria da Silva, Mães de Maio

Jackson e sua família entraram para as estatísticas de violência contra jovens negros e ameaça aos familiares que exigem justiça, o combate às violações dos direitos humanos e a impunidade. Um dia após encontrarem o corpo do menor, seus familiares – num total de 11 membros, entre idosos, adultos, jovens e crianças – deixaram sua cidade natal, Itacaré, escoltadas pela polícia, após uma noite de pânico em que cinco homens fortemente armados ameaçaram aos gritos atirar nas casas vizinhas a casa onde rapaz morava com os pais. Seu pai, Tonny é ativista do movimento negro com forte atuação no município. Em função das ameaças, uma rede de proteção acolheu a família, que em pouco menos de um mês teve que se mudar pelo menos três vezes.


Esta rede de proteção foi construída com a parceria da Casa do Boneco com a Campanha Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta. Este e outros casos que entraram nas estatísticas de violência letal contra jovens negros foi tema debatido no ENPOP - Encontro Popular Sobre Segurança Pública e Direitos Humanos que aconteceu entre no último final de semana, 12 a 14, no Rio Comprido. O evento teve como objetivo articular movimentos sociais, organizações de direitos humanos e moradores de regiões impactadas por intervenções militares ou por grandes reformas urbanas.