sábado, 15 de setembro de 2012

Faculdade de Educação - FE realizará o curso Gênero e Diversidade na Escola

Um exemplo de ação importante que bem poderia estar ocorrendo em todo o território nacional, o que pouparia o Brasil de servir como réu em uma série de denúncias no plano internacional de desrespeitos aos direitos humanos, já que internamente, denunciar e provar a veracidade das acusações poucas vezes surtem os efeitos amparados por leis.

A Faculdade de Educação - FE realizará o curso Gênero e Diversidade na Escola. O curso faz parte das ações de formação continuada, destinado aos profissionais da educação básica da Secretaria de Educaçào - SEDF. 


O curso se insere na modalidade de formação continuada de profissionais da educação tratando das temáticas de gênero, raça/etnia e orientação sexual, possibilitando aos professores/as condições de observar e introduzir nas suas reflexões e práticas pedagógicas as relações de gênero, possibilitando a construção de uma educação inclusiva e não sexista. O curso, de quatro meses, tem como objetivos gerais a formação continuada em gênero, raça e orientação sexual para profissionais da educação básica da rede de ensino público do Distrito Federal e incentivar a pesquisar, monitorar e analisar o processo de formação dos beneficiários do curso quanto ao material didático utilizado e às experiências e estratégias desenvolvidas para a inserção dos temas no cotidiano escolar.

Ou seja, o professor que antes dizia que não poderia falar sobre o que determina a Lei de Diretrizes e Bases em um de seus artigos que introduz a obrigatoriedade de trabalhar as culturas negras e indígenas, novamente não tem desculpas, em especial sua unidade de ensino. 

Esta iniciativa deveria ser disponibilizada em rede nacional e integrar a formação do profissional de educação, aliás, em todas as áreas do conhecimento, já que o médico tem que saber lidar com a historicidade de seu país para entender a prevalência de determinados agravos.