sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Conferência Estadual de Mulheres

As mulheres de Manguinhos estão de parabéns: conquistaram quatro vagas (e de suas suplentes) para participarem da 3º Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que vai acontecer nos dias 7 a 9 de outubro de 2011.

A escolha aconteceu na etapa municipal, nos dias 3 e 4 de agosto, que reuniu cerca de 500 participantes e contou com a presença da ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

As delegadas de Manguinhos são: Patrícia Evangelista, Norma e Simone dos Anjos, da Organização Mulheres de Atitude (OMA), e Deise Landim da Organização Mulheres em Ação. A superintendente de Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Cecília Soares, que participou da mesa de abertura e esteve ao lado da ministra, destacou a importância dessa realização.

Conselho Comunitário de Manguinhos

O Centro Vocacional Tecnológico – CVT Correios (Av. Leopoldo Bulhões, 952) vai sediar, hoje, 16/09, às 17h, a primeira reunião do Conselho Comunitário de Manguinhos. No encontro, moradores, governo, sociedade, instituições e da iniciativa privada dialogam de forma igualitária em prol da garantia de os moradores do Complexo de Manguinhos trabalhem em conjunto em direção à auto-sustentabilidade.

É importante anotar em sua agenda a Assembléia Geral do Conselho Comunitário que acontecerá no dia 23 de setembro, às 17h, no CRJ Manguinhos (Av. Dom Hélder Câmara, 1.184). As reuniões dos grupos temáticos devem ser definidas a partir desta reunião de hoje à tarde.

A proposta que fundamenta o Conselho Comunitário é dele servir como uma ferramenta para que no futuro os moradores, junto com outras instituições da região, possam fazer uma gestão compartilhada de todas as comunidades que compõem o entorno de Manguinhos.

Os participantes se dividiram em grupos temáticos nas áreas de saúde, educação, turismo, urbanismo, meio ambiente, esporte e lazer, trabalho e renda, cultura e comunicação, atuando de forma a sensibilizar e mobilizar atores políticos, sociais e econômicos.

Após organizar seu funcionamento, o Conselho promoverá o Fórum Comunitário, com a intenção de tornar públicas as suas ações e propostas e avaliar os seus encaminhamentos com a participação aos moradores destas localidades. O Conselho Comunitário é um dos resultados do Trabalho Social do PAC Manguinhos.

XI Conferência Municipal de Saúde

A XI Conferência Municipal de Saúde acontece de 23 a 25 de setembro. No encontro, serão selecionados 126 delegados municipais para a 6ª Conferência Estadual de Saúde, em outubro. Os participantes ainda vão debater diretrizes propostas pelas dez Coordenadorias de Áreas Programáticas (CAPs).

O tema desta edição será ‘SUS para todos – seu acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o Sistema de Saúde do Rio de Janeiro’. A programação começa às 13h, no dia 23, com credenciamento dos participantes e mesa de abertura. Às 17h haverá exibição do painel ‘Avanços e Desafios para garantia do Acesso e Acolhimento com Resolutividade’. 

No dia 24, a conferência tem início às 8h. Serão realizadas mesas sobre participação do controle social, gestão do SUS e continuidade do cuidado. Em seguida, haverá plenária para priorização das diretrizes sugeridas pelas CAPs. 

No último dia, a partir das 9h, será feita a plenária para escolha das propostas relativas a cada diretriz. Ainda haverá eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde e para o Conselho Municipal de Saúde. 

Cerca de mil pessoas participarão do encontro. Os representantes da cidade do Rio de Janeiro na próxima conferência em âmbito estadual serão escolhidos, no dia 25, por 500 participantes com direito a voto. Dos 126 delegados da capital, 48 serão obrigatoriamente eleitos para a 13º Conferência Nacional de Saúde, de 30 de novembro a 4 de dezembro.  

A partir desta edição, a conferência deixa de ser bienal e começa a acontecer a cada quatro anos. O encontro será no Teatro Mário Lago, que fica no Colégio Pedro II, no Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão