segunda-feira, 17 de junho de 2013

Participação Social, tema de debate no EJA


EJA da Rede CCAP na Vila Turismo, Ariana Kelly,
Rosane Marques e Cátia da coordenação do EJA.
Professor Marcello Coutinho fica atento
 à participação dos alunos que tiram
dúvidas com Pedro Lima e Rosane Marques na
Escola Politécnica Joaquim Venâncio
Fortalecer a inserção crítica e participativa do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos espaços de participação popular do território de Manguinhos é a proposta da Cooperação Social da ENSP/Fiocruz, apresentada em palestras, feitas nos dias 6 e 7 de junho, para turmas dos segmentos iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do EJA, na Rede CCAP da Vila Turismo e na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz.

A mobilização social, o que são, como se organizam, as demandas e as conquistas dessas ações de cunho sócio-reivindicatórias foram temas das aulas do professor Marcello Coutinho, nestas duas unidades escolares, que contou com a participação de técnicos da Cooperação da ENSP: Rosane Marques, Sandra Martins, Ariana Kelly e Pedro Lima. As palestras foram feitas na Rede CCAP na Vila Turismo e na Escola Politécnica. 

Os momentos foram bastante preciosos. Usando tarjetas, Rosane foi construindo, com os alunos, as discussões. Também foi exibido e comentado um audiovisual da Cooperação Social da ENSP/Fiocruz produzido pela ATreVê, sobre o processo eletivo dos conselheiros para o Conselho Gestor Intersetorial do Teias - Escola Manguinhos, CGI.

Seminário paulista sobre conceitos e estratégias políticas da juventude negra

Oferecer formação específica sobre algumas das principais características sociais da juventude negra no Brasil considerando seus desafios no que diz respeito ao racismo e a violência, foi o objetivo do seminário Juventude Negra: Conceitos e Estratégias Políticas, realizado na última sexta-feira, 14, promovido pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, no centro de São Paulo.

O evento foi direcionado a gestores e integrantes do Comitê Intersetorial Juventude Viva. Este órgão consultivo foi constituído, após a adesão da capital paulista ao Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Jovens Negros, para tratar de sua implementação. O Comitê envolve 12 secretarias do Município de São Paulo. É composto de 25 gestores, entre titulares e suplentes.

A expectativa de Marcilene Garcia de Souza, Coordenadora de Ações Afirmativas, da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial – SMPIR, da Prefeitura Municipal de São Paulo, e organizadora do evento, é de que os gestores, a partir dos conteúdos trabalhados, possam apreender melhor a temática e a problemática da Juventude Negra para e na construção de estratégias de ações, em suas secretarias, que resultem em maior efetividade na implementação do Plano Juventude Viva em São Paulo.


O temário do seminário abordou informações relevantes sobre “Características das relações raciais no Brasil e alguns conceitos básicos”, com palestra de Matilde Ribeiro, doutora em Serviço Social pela PUC/SP e Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Promoção da Igualdade Racial – SMPIR/SP; “Juventude Negra, Violência e Racismo Institucional”, com Larissa Amorim Borges, mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e consultora da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República; “Os desafios da política territorial de juventude”, com Gabriel Medina, psicólogo e coordenador da Coordenadoria da Juventude do Município de São Paulo.


Competidores de Manguinhos rumo ao Brasileiro LNJ

Sebastião e Thiago treinam para o campeonato em Niterói 
Para o campeonato Brasileiro da LNJ - Liga Nacional de Judô, no próximo dia 22 de junho, Manguinhos enviará três judocas: Sebastião Henrique da Conceição Pedro - Faixa VERDE - e Thiago da Costa Neres - Faixa VERDE - e João Victor Gomes Silva - Faixa MARROM. Os dois primeiros estreiam neste tipo de contenda e o último conquistou o título de bicampeão brasileiro em Salete SC/Divinópolis. 

O campeonato acontecerá no dia 22 de junho, no Ginásio do Colégio São Vicente de Paulo, na Rua Miguel de Frias, 123, em Icaraí, Niterói. O ponto de referência é a reitoria da UFF (Universidade Federal Fluminense) que fica na esquina desta rua com a Praia de Icaraí.

Prof. Sensei Gabu
Como afiançou Sensei Gabu, professor faixa Preta - 5º DAN de Jiu-Jítsu/4º DAN de Judô, infelizmente mais dois atletas não poderão participar do evento por que eles não têm os kimonos exigidos: um Branco e um Azul. "É uma pena, que percamos esta oportunidade. Trabalhamos a auto-estima do atleta para que não desista de representar sua comunidade de uma forma super positiva. Eles precisam ser reconhecidos, cada um faz a sua parte da forma como pode, e no caso deles, é dedicar seu tempo livre para uma prática esportiva que vá trazer imagens positivas para seu bairro."

Sensei Gabu registra, ainda, que no dia 23 de junho, o módulo de Judô será com a mestre faixa VERMELHA 9º DAN Professor Antônio Vieira (CBJ-LNJ-LBLA-LIJUERJ), Mestre Higino (8º DAN), Mestres de 7º e 6º DAN, faixas Pretas e Marrons, tendo como auxiliar do Mestre para o Modulo o aluno João Victor.

Então galerinha, vamos lá "pro outro lado da poça d'água" torcer pelos nossos meninos-judocas de Manguinhos. E, pensem em como podem participar apoiando iniciativas como esta que apostam nos potenciais existentes em Manguinhos.
Certificados de Jiu Jítsu para os atletas:
Thiago, azul, Fabio, azul e Jhony, roxa