terça-feira, 19 de junho de 2012

Manguinhos na Rio + 20

Dia 21 de junho, quinta-feira, sai uma caravana de Manguinhos para participar da Rio + 20, rumo ao Aterro do Flamengo. Trata-se de uma ação do Fórum Social de Manguinhos, alunos e professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos de Manguinhos, Pré-Vestibular Construção e moradores.

As discussões sobre a Rio+20 tem acontecido em vários espaços de participação social. E, uma parceria entre o Fórum de Manguinhos e o Pré-Vestibular Construção propiciou a organização de uma oficina -  Desenvolvimento:  Para quê e para quêm? na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

A dinâmica foi excepcional, pois os alunos foram instigados a discutir o papel da favela na construção de políticas públicas que as afetam diretamente ou não. Os alunos refletiram sobre a importância da participação social como agentes interventores e propositores de mudanças de posturas, não só do Estado brasileiro, mas também de cada um dos componentes da própria sociedade.

Movimentos Sociais na Rio+20 = Mobilização Global

Hoje, quarta-feira, 20/6, às 8h30, haverá ato de Mobilização Global na Vila Autódromo a partir das 8:30h (ônibus sairão do Circo Voador às 6h da manhã).
À tarde, às 13h, concentração na ALERJ para a Grande Marcha.

O comando REGIONAL de greve da Educação e o Fórum de Saúde do Rio de Janeiro (e os Fóruns dos Municípios) estão reunidos na ALERJ para se incorporarem à Marcha Gobal contra a mercantilização da vida.

A convocação é geral: a marcha é em bloco. O ponto de encontro será na calçada do Paço Imperial esquina com arua 1º de março: às 13h.

Faixas. Cartazes com palavras de ordem - O SUS é nosso / Não à EBSERH / Saúde não é mercadoria / A nossa luta é todo dia!!! / Fora OS na saúde e educação!! / Respeito às conferências de saúde!!! / A saúde pede socorro, chega de planos privados, a saúde tem que ser pública.

Homenagem a pesquisadores, na Cúpula, vira ato “Fora TKCSA”

A tenda Carmem da Silva, na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, ficou lotada, na segunda-feira (18/06), na homenagem do mandato Eliomar Coelho aos pesquisadores processados por denunciaram danos ao meio ambiente, à população de Santa Cruz e aos pescadores de Sepetiba. Receberam Medalha Pedro Ernesto, o pneumologista Hermano Albuquerque de Castro e o engenheiro sanitarista Alexandre Pessoa Dias (ambos da Fiocruz) e a bióloga Mônica Lima, da UERJ. O tom era de manifestação e a palavara de ordem foi “ForaTKCSA”.

Eliomar também entregou Moção de Reconhecimento e Louvor a Jaci do Nascimento, pescador em Sepetiba, e a Rodolfo Martins Lobato, morador de Santa Cruz, líderes do movimento contra a concessão da licença definitiva à TKCSA. Antes, eles participaram de um concorrido debate sobre os impactos ambientais de megaemprendimentos como TKCSA, Comperj e Porto-Açu.

“Esses processos são uma tentativa de esconder a farsa que se tornou o órgão ambiental estadual. Improvisaram um Termo de Ajuste de Conduta. Como ajustar um empreendimento que fez tudo errado desde o início? Como reverter o quadro de poluição que aumentará as emissões de particulado em mais de dez vezes na cidade?”, questionou Eliomar.

A fragmentação do licenciamento foi duramente criticada pelos pesquisadores, incluindo Marcelo Firpo, que também participou do debate. Para Firpo, é uma estratégia que visa acelerar o processo de licenciamento e mascara o impacto ambiental.

“O processo e a medalha mostram que estamos do lado certo”, disse a bióloga Mônica Lima que lembrou dos “pescadores assassinados pelo barco da TKCSA” e dedicou o prêmio aos pescadores, aos moradores e a militantes como Sandra Quintela, da rede Jubileu Sul-Américas, que também denuncia os estragos causados pela TKCSA e estava presente.

“Queremos ver a TKCSA virar um museu do desenvolvimento”, disparou Sandra Quintela.
O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) também participou da homenagem. Freixo assinalou que aTKCSA terá que devolver, aos cofres públicos, R$ 552 milhões em impostos. Ele entrou com ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) junto ao Supremo Tribunal Federal contra a isenção fiscal irregular concedida pelo governo estadual à companhia.

“Eu saía parapescar às 16h e voltava meia-noite com quatro caixas de peixe. Hoje o peixe é pingado”, revelou Jaci do Nascimento que, como outros pescadores, procurou outras forma de sustento.

O líder da Associação Homens do Mar da Baía de Guanabara, Alexandre Anderson, reforçou que 23 mil pescadores artesanais foram prejudicados pelos megaempreendimentos. Ele é um dos líderes do movimento contra a instalação do gasoduto que escoará a produção da Petrobrás para o Comperj (Complexo Petroquímico Rio de Janeiro), na região de Itaboraí.

Fonte: http://www.eliomar.com.br/

Movimentos Sociais na Rio+20= Saúde nas Favelas e Elmo Amador

Nesta quinta-feira, 21 de junho, a partir das 9h, na Tenda Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, na Cúpula dos Povos no Aterro do Flamengo, moradores, do Alemão, da Maré, da Vila Residencial do Fundão e de Manguinhos, participam da roda de conversa “A Luta da Favela pela Saúde Ambiental: Pela Participação Popular nos Comite de Sub-bacia da Baia de Guanabara. 

À convite da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, o grupo composto de moradores, trabalhadores e estudantes do PEJA, integrantes da Organização de Mulheres de Atitude, do Fórum Social de Manguinhos e conselheiros de saúde, trará a visão, as falas e lutas das favelas que ainda sofrem com problemas de saúde decorrentes da violência, da falta de educação, emprego, saneamento, habitação saudável e demais políticas públicas em territórios vulneráveis de exceção.
Entre 12h e 13h, a Tenda Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, fruto articulação da Fiocruz, Abrasco e Cebes tem realizado na Cúpula dos Povos no Aterro do Flamengo, será palco do lançamento do livro do geógrafo e ambientalista Elmo Amador (1943-2010) – “Baía de Guanabara: Ocupação histórica e avaliação ambiental”, uma homenagem e tributo à luta pela Baia de Guanabara.

Manguinhos presente na Roda de Conversa com a ONU Mulheres

Mulheres de Manguinhos participam de Roda de Conversa com a Subsecretária-Geral da ONU e Diretora Executiva da ONU Mulheres na Cidade do Rio de Janeiro, Michelle Bachelet, no dia 21 de junho, quinta-feira, às 19h30, na Superintendência de Direitos da Mulher – CEDIM.
O evento é um convite extensivo a todas as mulheres que desenvolvem reflexões e ações em prol de Políticas Públicas para as Mulheres. E, ele marca dois momentos históricos, primeiro por estar integrado às atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio + 20, e pela presença desta pasta na ONU. Assinam o convite a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, através da Superintendência de Direitos da Mulher, e o escritório Subregional de ONU Mulheres para Brasil e Países do Cone Sul.

 
A voz da luta das mulheres de Manguinhos será representada pela Organização Mulheres de Atitude (OMA), através de Patrícia Evangelista, entre outras integrantes deste coletivo, e a gestora da Casa da Mulher de Manguinhos (CMM), Jaqueline Peixoto, juntamente com sua equipe.
A mesa de abertura do evento será composta por A Roda de Conversa: Cidadania Feminina e Desenvolvimento Sustentável será realizado no às 19:30h, no Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, tradicional espaço dos movimentos feministas e movimentos de mulheres do Estado do Rio de Janeiro no fortalecimento das lutas por uma sociedade mais justa e igualitária. 

Participam da mesa de abertura o Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Antonio Claret; Ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; e Subsecretária-Geral da ONU e Diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet; e, Angela Fontes, Superintendente de Direitos da Mulher (SUDIM - SEASDH RJ) e Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM RJ) – que coordenará a Roda de Conversa.

 
Na ocasião, será servido um coquetel com música ao vivo do Grupo Negras Raízes, formado por cinco mulheres e um homem, que apresenta repertório de grandes musas do samba brasileiro como a Dona Ivone Lara.

Informações: e-mail cedimrj@yahoo.com.br ou pelos telefones (21) 2334-9508 e 2334-9507.