quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reta final para inscrições na 2ª edição do Prêmio Abdias Nascimento


Última semana para se inscrever na 2ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. O prazo final para concorrer este ano se encerra na próxima terça-feira, 21 de agosto. A premiação já superou a média anual de inscritos alcançada no ano passado.
“Na primeira edição, o regulamento aceitou reportagens de 2009 até o início de 2011, o que contabilizou uma produção anual de cerca de 70 trabalhos jornalísticos. Em 2012, já alcançamos a marca de 110 trabalhos produzidos com foco no tema das relações raciais no Brasil no período de ano. Para nós, da Cojira-Rio, isso é um grande avanço com reflexos importantes na qualidade do jornalismo brasileiro”, avisa Angélica Basthi, coordenadora do prêmio.
Serão distribuídos R$ 35 mil em sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero). O vencedor de cada categoria receberá R$ 5 mil, conforme o regulamento.
De acordo com a organização, já estão concorrendo jornalistas de todo o país, localizados em São Paulo, Maceió, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Manaus, Salvador, João Pessoa, Rio de Janeiro e Brasília, dentre outros.
Para concorrer nesta 2ª edição, os jornalistas devem ter publicado e/ou veiculado matérias entre 1º de maio de 2011 até 31 de julho de 2012. 
As inscrições são gratuitas. Os interessados podem acessar a ficha de inscrição e regulamento disponíveis emwww.premioabdiasnascimento.org.br
O Prêmio Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Conta com o apoio da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.
Mais informações: premioabdiasnascimento@gmail.com
Siga-nos:

Campanha contra Genocídio Negro em Salvador

Instituições negras e não-negras, na Bahia, promovem dia 16 de agosto, quinta-feira, ato preparatório da Campanha Reaja ou Será Morto pelo enfrentamento à violência Racial e ao Genocídio da População Negra, às 18h30 no Largo do Carmo, no Pelourinho, em Salvador.

O blog participação cidadã traz esta notícia de tão longe, mas de tema tão próximo à realidade carioca e nacional, devido a gravidade do assunto, infelizmente, cotidiana também em Manguinhos.

Este tema inclusive será pauta de seminário a ser realizado em breve pela Cooperação Social da Ensp, onde se discutirá, como feito em 2011, assuntos relativos à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, e uma das questões será justamente o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Jovens Negros enquanto ação ligada à Política de Saúde da População Negra e às Políticas de Promoção da Equidade em Saúde.

Em breve, estaremos divulgando detalhes deste evento, em construção na Ensp/Fiocruz.

Governo quer que Incra e Fundação Palmares se manifestem sobre Quilombo dos Macacos


Foto PPABerlin 
Matéria da Agência Brasil mostra o tamanho absurdo dos desmandos deste Brasil quase de todos. Resumo da ópera: Marinha quer expulsar quilombolas de suas terras cujo processo de titulação pelo governo federal não foi considerado pelo juiz que mandou evacuar a região em 15 dias, sem opção de moradia ou de respeito aos mais de 100 anos de moradia!!!

Leia a matéria completa clicando no final do texto.

“O fato concreto é que as petições não foram consideradas pelo juiz que proferiu a sentença. No nosso entender, essa é uma decisão equivocada”, disse o representante do governo.

Brasília – O governo decidiu incluir o Instituto de Colonização Nacional e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Palmares no processo que discute a posse da área do Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia. De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo Sant’Ana, as duas entidades, que reconheceram o território como remanescente de quilombo, devem se manifestar no processo informando a conclusão do estudo antropológico realizado.

O quilombo fica próximo à Base Naval de Aratu, no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. A área é reivindicada na Justiça pelas famílias de quilombolas e pela Marinha do Brasil, que instalou uma vila militar no terreno.

Na opinião de Sant’Ana, a decisão da Justiça Federal, tomada no dia 3 de agosto, determinando a saída dos quilombolas da área, interfere de forma negativa nas negociações que estão em curso entre o governo e a comunidade que ocupa o terreno. “Essa decisão só prejudica os esforços que estamos fazendo para se chegar a uma solução consensual”, disse Sant’Ana.

Fonte: http://www.koinonia.org.br e Agência Brasil

Impacto do PAC na vida de Manguinhos no Seminário Cidades, Futuros Possíveis

Entre os dias 16 e 17 de agosto, o Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisa promove o III Seminário Internacional Cidades, Futuros Possíveis. A pesquisadora da Casa Oswaldo Cruz, Tânia Fernandes se apresenta no painel Convívio social e Racionalidade Urbanística, dia 16, às 14h, falará sobre impacto do PAC na vida de moradores de Manguinhos

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi implantado em 2007, em parceria entre os governos federal, estadual e municipal, como uma das linhas da área de investimento em infra-estrutura, em algumas favelas cariocas, onde se inclui Manguinhos. Foram construídos unidades habitacionais, executadas obras de saneamento e construídos serviços e espaços públicos. Nossa preocupação é em analisar as diretrizes deste programa de governo, as relações locais estabelecidas para implantação do programa e, sobretudo, as mudanças e expectativas vivenciadas por moradores. 

O objetivo do seminário é aprofundar o debate acerca das grandes cidades contemporâneas, a fim de apontar caminhos para superar suas graves contradições e abrir perspectivas para a construção de contextos urbanos mais integrados e democráticos.

16/08 

9h30  Abertura

10h  Palestra de Gonzalo Aguilar (Filosofia e Letras/ UBA): As villas miseria (favelas) no cinema argentino: um elefante oculto atrás de um vidro
Apresentação: Beatriz Jaguaribe (ECO/PACC/UFRJ)

14h Morar na cidade: convívio social e racionalidade urbanística: Direito universal da cidadania, a moradia, um dos grandes problemas das grandes cidades contemporâneas, envolve aspectos econômicos e materiais mas sobretudo simbólicos e culturais. Como os projetos de habitação reconhecem e articulam (ou não) essas múltiplas dimensões?

Bete França (SEHAB/SP)
Manoel Ribeiro (Arquiteto e Urbanista)
Roberto Segre (FAU/UFRJ)
Tania Fernandes (COC/FIOCRUZ)
Debatedor: Cristóvão Duarte (FAU/UFRJ)

17/08

9h30 - Geopolíticas da cidade: Realidades paradoxais, as metrópoles são, ao mesmo tempo, locais de encontro e de hierarquias, segregação e conflito. Em que medida as iniciativas no âmbito do urbanismo, da economia e da cultura podem levar a modos de apropriação e uso mais harmônico e democrático da cidade pelo conjunto de seus moradores?

Maria Alice Rezende de Carvalho (Ciência Sociais/ PUC RJ)
Luiz Alberto Oliveira (CBPF e Museu do Amanhã)
Augusto Ivan de Freitas Pinheiro (Urbanismo/PUC RJ)
Debatedora: Mariana Cavalcanti (CPDOC/FGV))

14h - Sustentabilidade e estilos de vida: A crença na possibilidade de um desenvolvimento econômico baseado na exploraçāo da natureza e centrado na lógica do mercado, é, hoje, alvo de críticas severas. Entre os recursos disponíveis e as necessidades da populaçāo mundial, a conta nāo fecha. No entanto, o consumo é, cada vez mais, um estilo de vida nos centros urbanos, tornando-se sinônimo de cidadania. Como pensar caminhos para a saída desses impasses?

Federico Neiburg (Museu Nacional /UFRJ)
José Augusto Padua (IFCS/UFRJ)
Rogério Proença Leite (Ciências Sociais/UFS)
Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ)
Debatedora: Ilana Strozenberg (ECO/PACC/UFRJ e O Instituto)

18h Coquetel de encerramento

SERVIÇO:
Data: 16 e 17 de agosto de 2012 (quinta e sexta)
Local: Casa da Ciência/UFRJ – Rua Lauro Müller, 3 - Botafogo
Realização: Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ) e O INSTITUTO – Projetos e Pesquisa
Parcerias:  Casa de Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ, Laboratório de Estudos Urbanos / CPDOC/FGV, PROURB-FAU/UFRJ
Apoio:  Globo Universidade e João Fortes Engenharia