quinta-feira, 3 de março de 2011

Eleição dos Conselheiros do CGI





O Teias-Escola Manguinhos iniciou o processo de constituição do seu Conselho Gestor Intersetorial (CGI) em Saúde segundo as diretrizes do SUS. Este Conselho será organizado como instância colegiada e deliberativa. O que isso quer dizer? Isto significa que os conselheiros eleitos terão que identificar, fiscalizar e cobrar soluções para os problemas de saúde da população de Manguinhos, assim como deliberar ou decidir sobre as políticas públicas de saúde no local ou no território. As próximas reuniões serão nos dias 18 e 25 de março. Confira aqui na nossa agenda e participe!

O cronograma de reuniões teve início no dia 22/2 quando foi  apresentada a proposta do CGI no Fórum Social de Manguinhos, em um círculo de leitura, com a presença de 26 pessoas. Na seqüência das atividades, no dia 24/2, foi realizada reunião com 87 trabalhadores de saúde no auditório da Escola Politécnica (Fiocruz) com o objetivo de também apresentar a proposta do Conselho e escolher um trabalhador para a comissão organizadora do processo de escolha dos conselheiros. Ou seja, uma vez escolhidos os integrantes da comissão organizadora, eles terão a responsabilidade de conduzir o processo de eleição dos conselheiros.

A composição do CGI será paritária. A representação dos moradores do território será de 50% contando com um representante de cada segmento. São eles: assistência social e direitos humanos, criança e adolescente, cultura, educação, esporte, grupos étnicos e minorizados, idosos, mulheres, representações comunitárias, saúde e ambiente, religião e trabalho cooperativo. Os gestores das áreas de saúde, educação e assistência social responderão por 25% do Conselho e os trabalhadores do setor de saúde, educação e assistência social pelos 25% restantes, totalizando 12 representantes dos cidadãos de Manguinhos , 6 para a gestão, 6 para os trabalhadores e ainda um suplente para cada conselheiro. O processo de  escolha dos conselheiros contará com uma comissão organizadora que apoiará a realização de reuniões  para a escolha dos candidatos. Os participantes desta comissão não poderão se candidatar ao Conselho. A estimativa é que até o final de maio deste ano o CGI esteja instituído.