quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Fim de uma bela jornada

Pessoal, caros e caras leitoras deste blog que foi construído e alimentado não só com o trabalho de uma pessoa, mas com o empenho de muitas pessoas. Estou me despedindo da função de jornalista da ex-Cooperação Social da ENSP/Fiocruz e quero neste espaço render minhas homenagens aqueles e aquelas que me ajudaram a fazer o meu trabalho de comunicação comunitária: Mayalu, Rosane, Vanessa, Ariana, Pedro, Leonídio, Michele, etc. etc. etc...

Com os judocas de Gabu
Quero agradecer a todas e a todos, a parceria na alimentação desta comunicação sobre Manguinhos e suas inúmeras comunidades. Foi um imenso prazer ter podido colocar meus serviços ao inteiro dispor de vocês. Pena não ter podido apurar, produzir conteúdos, registrar, fomentar discussões, falar com todas as pessoas, visibilizar aspirações, vocações, feitos, enfim, as histórias e estórias que povoam Manguinhos e seus milhares de habitantes.

Se mais não pude fazer, perdoem-me, mas as perninhas foram curtas, e nem sempre a vontade de dar voz a todos e todas combinava com as possibilidades e tempos adequados.

No Fórum Social Temático, Porto Alegre (RS)
Foi uma longa caminhada, desde 2011, aprendi a conhecer alguns personagens de Mandela 1, 2 e 3, minhas considerações aos presidentes e presidentas de Associações de Moradores, aos parceiros e parceiras dos equipamentos do DSUP, Biblioteca Parque de Manguinhos, Casa da Mulher, CRJ, Clínicas de Família, Oficina do Rato, a boa e deliciosa comida de Dona Lina e sua filha/neta Deborah, a Patrícia com as Mulheres de Atitude, a dona Geralda da Paz, o Padre Gegê, Simone dos Anjos, Maria Lúcia, amigos e amigas, conhecidos como Chico do Samora Machel, a Graciara da Silva, a Norma, Gabu - um professor de artes marciais/Judô que está descobrindo talentos em Manguinhos... enfim, a tantos e tantas, o meu muito obrigada por terem permitido participar do convívio de vocês.

Mas, fiquem sabendo de uma coisa, é necessário que fique registrado, saio desta função, deste espaço, mas não da vida de vocês: ou seja, vocês jamais sairão de minha vida.

Sandra Martins
jornalista

Programação Especial na Semana da Criança

Teatro, música, contação de histórias, brincadeiras, muita conversa, mímica, palhaçaria, enfim, estas são algumas das atividades que a Biblioteca Parque de Manguinhos está oferecendo no mês das crianças, outubro.

Atividade de Mediação de Leitura no  no hall do cine teatro, culminando com curtas na Ludoteca. Esta atividade acontce no dia 08/10 às 15h com Maria Antonieta. A sessão Cinema com Pipoca Especial para a Semana da Criança acontece no dia 09, quarta-feira, às 16h, com o filme Valente: Animação/ Aventura de Mark Andrews, Brenda Chapman com duração de uma hora e um pouquinho.

O filme trata de uma jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava...

Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

Ah, há como sempre, um delicioso circuito de atividades físicas no dia 10, quinta-feira, às 14h - Totó e ping-pong no hall do cineteatro.

E no dia 11, sexta-feira, haverá a festa de encerramento da Semana da Criança, às 14h com Roda de Capoeira do Mestre Mosca, às 15h, será a vez da apresentação dos Malabaristas do Grupo Coletivo Camaleão, às 16h, o encerramento se dará com um delicioso lanche.

O Palhaço, a Mala e a boneca - A esquete conta a história de uma boneca que foi abandonada em uma mala, o palhaço acha essa mala e mesmo curioso não tem coragem de abrir, resolve tocar uma musica quando se depara com a boneca viva dançando, leva um susto e eles começam a discutir quem é a boneca e da onde ela veio. A boneca conta que foi abandonada, e com pena dela o palhaço começa a jogar malabares e fazer brincadeiras com ela para que ela não fique mais triste, eles competem para ver quem é o melhor, mas no final percebem que são melhores juntos e não sozinhos, assim eles firmam uma parceria de amizade.

Conta Você...Contação de Histórias em que podemos reviver a infância, as brincadeiras, costumes e o que as crianças mais gostam de fazer, nos dias 15, 22 e 29/10 (terças) às 13h30 e 17h

Encontro com o a autora Janilda Pinheiro, dia 18/10, às 15h. Ela é uma contadora desde os 13 anos, desempenha trabalho social em várias comunidades.

Roda de Leitura - Durante o mês de outubro, serão trabalhados livros que tenham como referência o universo infantil. Nos dias: 16, 23 e 30/10 (quartas), às 11:30

Revirando o Lixo- Transformando Lixo em Brinquedo - É uma oficina de reciclagem e conscientização ambiental. As crianças criam, reformam e customizam objetos e brinquedos com sucata e aprendem noções básicas de como cuidar melhor do meio ambiente. Nos dias: 16, 23 e 30/10 (quartas), às 17h

Fauna e Flora - A oficina de plantio tem como objetivo fazer com que as crianças tenham contato com a terra, proporcionando experiências sensoriais, e o cultivo de culturas agrícolas e espécies florestais, reaproveitando material reciclável para utilizar como recipientes para as mudas e classificação e diferenciação dos grupos de animais existentes no planeta. Nos dias: 17, 24 e 31/10 (quintas), às 13h30.

Pintando o Sete - Oficinas de artes visuais. As crianças conhecerão os quadros do pintor e escultor pernambucano Romero Brito. Nos dias: 17, 24 e 31/10 (quintas), às 11h e 18h

Hora do Livro - Dentro da temática proposta, um livro é eleito “O Livro do Mês” e é trabalhado com as crianças através da leitura, identificação de seus elementos textuais e atividades lúdicas, que surjam a partir do desdobramento de seu conteúdo. O livro do mês de Outubro é do autor e ilustrador Mauricio Veneza “Crianças da Amazônia”. Nos dias: 15 e 22 e 29/10 (terças), às 11h30mim

Poetizando - As crianças são apresentadas à linguagem poética, através de leituras de poemas, jogos de linguagem, criação de poemas visuais, texto-imagem... Serão trabalhados poemas de Vinícius de Moraes nos dias 18 e 25/10 (sextas) às 11h.

Teatralizando - As crianças são incentivadas a dramatizar histórias e praticar jogos teatrais, além de serem apresentadas aos elementos cênicos e ao universo teatral. Oficina de teatro fechada para participantes inscritos. Nos dias: 18 e 25/10 (sextas), às 14h

Hora do Jogo - Oficinas de jogos de tabuleiro e jogos intelectivos, que desenvolvem a atenção, percepção, e construção de estratégias. Nos dias: 18 e 25/10 (sextas), às 15h30min.

Pais e Filhos - Os pais, avós, tios ou acompanhantes mais velhos são incentivados a manusear os livros, apresentá-los e contar histórias para os pequenos. Nos dias: 12, 19 e 26/10 (sábados,) às 14h

Construindo minha história - Toda quinta às 15h30 - “Construindo minha história” é um grupo destinado a crianças de 07 a 12 anos, com objetivo de construir um livro a partir da história de cada um. É um espaço para que cada um possa falar e se encontrar com o seu dia a dia e, a partir da circulação da palavra, do desenho, do recorte, da colagem e da escrita, construir sua história, seu passado.

O NAV - Núcleo de Atenção à Violência é uma OSCIP que trabalha com crianças, adolescentes e autores de agressão envolvidos em situações de violência doméstica e risco social. Está realizando através da Secretaria de Estado de Cultura, o Projeto "Lugar de Livro, Lugar de Palavra" nas Bibliotecas Parque de Manguinhos e Rocinha e na Biblioteca Pública de Niterói. Site: www.nav.org.br

Homenagem aos Professores

A Biblioteca Parque de Manguinhos comemora o Dia do Professor, 15/10, com atividades lúdicas e relaxantes: 16 (quarta-feira), às 16h30, o Cineteatro/ Hall do Cineteatro uma celebração homenageando os docentes. O evento abrirá com uma série de depoimentos falando sobre mestres queridos, logo após o microfone estará livre para quem quiser fazer sua própria homenagem. A seguir, haverá uma apresentação do Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense, UFF. O grupo toca músicas da Idade Média com instrumentos típicos da época. Ao final da apresentação, o público assistirá a etapa final do concurso Poetizando, na qual serão apresentados e premiados os três primeiros colocados. Após a premiação, todos serão convidados para um lanche no Hall do Cinetatro, onde também haverá leitura de poesia e distribuição de canudos poéticos.

E no dia 19/10, sábado, será a vez da apresentação do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos, às 17h, no Cineteatro. O Coro é regido pelo maestro José D’Assumpção e preparação vocal de Flávia Rubatino, grupo polifônico de aproximadamente 20 pessoas apresentará um repertório eclético e extenso, abrangendo peças de diferentes estilos, épocas e idiomas. Ao longo de seus oito anos de história, o coro já realizou várias apresentações e concertos, tendo destaques os ocorridos na Sala Cecília Meireles, Teatro João Caetano,Teatro Municipal e Igreja da Candelária.

Mostra Quilombo Incena e Fórum Baiano de Cinema Comunitário

Palhaçaria é com As Marias da Graça


A parceria entre a Casa da Mulher, a Biblioteca Parque de Manguinhos e o grupo teatral “As Marias da Graça” tem possibilitado a continuidade da Oficina de Comicidade Feminina.

Nas oficinas, realizadas sempre às terças-feiras (8, 15, 22 e 29 de outubro), às 14h, a proposta é proporcionar aos participantes conhecimentos sobre a arte da palhaçaria, incentiva a expressão de sua realidade e a superação das diversas situações cotidianas que interferem sobre a violência contra a mulher.

O projeto acontece nas dependências da Biblioteca Parque de Manguinhos na Rua Dom Helder Câmara, Dsup, atrás do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Villa.


Veja mais informações na página eletrônica www.asmariasdagraca.com.br