sábado, 3 de novembro de 2012

Trabalhadores da Fiocruz homenageiam assistente social

Trabalhadores da Fiocruz homenageiam a assistente social Maria Inês Barbosa por sua relevante participação na defesa da saúde pública no país. No dia 9 de novembro, às 16h, ela receberá o Prêmio Sérgio Arouca de Saúde e Cidadania e a Medalha Jorge Careli. A cerimônia vai acontecer na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Osvaldo Cruz (Asfoc), na Avenida Brasil, 4365, Manguinhos.

Prêmios
Em 1993, o servidor da Fiocruz, Jorge Careli, desapareceu após ser abordado no bairro em que residia, na comunidade de Manguinhos, por policiais da Divisão Anti-Sequestro do Rio de Janeiro. 

A comunidade de Manguinhos engajou-se no objetivo de não deixar que este se tornasse mais um caso, dentre tantos outros, sem solução.

Com este intuito, o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz criou, em 2001, a Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos, oferecida aos que se destacam na luta pela garantia destes direitos, mantendo também viva a lembrança do companheiro desaparecido.

Seguindo o exemplo dessa iniciativa, em 2004, foi criado o Prêmio Sérgio Arouca de Saúde e Cidadania, com foco na preservação da obra e a memória de Sérgio Arouca, destacando iniciativas de nossa sociedade de defesa e garantia do direito à saúde e à cidadania no país.

Fonte: www.cressrj.org.br

O CINEMA NIGERIANO NAS TELAS DA CAIXA CULTURAL RIO

Mostra “Nollywood – O caso do cinema nigeriano” reúne 12 filmes inéditos no Brasil e 4 mesas de debate com convidados internacionais

De 6 a 18 de novembro, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra “Nollywood – O caso do cinema nigeriano”, com uma seleção de 12 filmes produzidos em Nollywood, a indústria cinematográfica da Nigéria, que em 2012 celebra oficialmente vinte anos. Todos os filmes são inéditos no Brasil, selecionados pelos curadores Maria Pereira e Bond Emeruwa.

Para a pré-seleção concorreram 35 filmes a partir de sua relevância na história de Nollywood, considerando como critérios o êxito comercial no continente africano, a provocação à reflexão como por ter conquistado plateias internacionais. 

De 14 a 17 de novembro (quarta-feira a sábado), sempre às 19h, acontecem os debates com diretores dos filmes programados e especialistas. Na pauta: difusão de Nollywood, sua projeção na continente africano e caminhos possíveis para o cinema brasileiro inspirados na experiência nigeriana.