domingo, 21 de outubro de 2012

Depois do Jacarezinho, agora é a vez do BOPE se reunir com moradores de Manguinhos

Na segunda-feira, 21 de outubro, às 10h, os moradores de Manguinhos se reúnem com o comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no CIEP Juscelino Kubitschek, na Rua Leopoldo Bulhões, 952. Este é o segundo encontro promovido pelos "caveiras" após a "ocupação", a primeira reunião aconteceu na última sexta-feira (19) na quadra da Escola de Samba do Jacarezinho, com a presença de cerca 400 pessoas.

É possível que no segundo momento, as falas oficiais se repitam, já que o objetivo do encontro foi apresentar os procedimentos dos policiais durante a ocupação, como a revista de suspeitos e a busca em residências. Mas como cada caso é um caso, pode ser que tenhamos mais explicações, mais questionamentos, mais respostas eficazes que atendam as perguntas de forma objetiva. Pois, no Jacarezinho, o tenente coronel René Alonso, comandante do Bope, deu explicações sobre as ações dos policiais que parecem descoladas de uma realidade factual, não anunciada aos quatro ventos, mas com relatos emudecidos pelo medo. 

Para ele, Manguinhos e Jacarezinho eram bairros, e por isso devem se submeter à legislação pertinente aos bairros. 

Da fala oficial, tem-se: 

Festas públicas - "existe um protocolo a ser seguido para uma manifestação pública. No domingo, por exemplo, os eventos devem acabar às 22h, pois as pessoas têm que trabalhar ou estudar na segunda-feira".

Toque de recolher - o comandante foi enfático ao afirmar que tal impedimento não existe. 

Revista residencial - O morador tem o direito de não deixar os policiais entrarem em suas residências sem sua autorização: mas terá que explicar o porquê do impedimento. Respeito ao morador que estivesse ausente sem que sua casa fosse violada, foi o pedido de uma moradora, que deixassem um recado solicitando a presença do residente. Dever de  casa: vamos avaliar e a família deve deixar a chave de sua casa com um vizinho.

Transporte alternativo, moto-táxiSerão fiscalizados: documentação em dia e se o condutor usa o equipamento exigido pelas leis de trânsito.

Abuso de autoridade -  Foram dadas orientações sobre como poderiam denunciar possíveis abusos de seus policiais.

Furtos - Orientações didáticas: "trancar as portas e janelas, é assim que eu faço na minha casa"; e, verificar se realmente foi um PM: "há casos em que o próprio vizinho usa uma roupa parecida com a do Bope para cometer atos ilícitos". 

Ao final da apresentação o comandante do Bope deixou dois números telefônicos (8081-3434 - 24 horas; e 2334-3983; e 2253-1177 do Disque Denúncia) para que a população possa fazer contato em caso de necessidade ou para solicitar esclarecimentos. Durante o evento, foi distribuída uma cartilha de informações sobre as ações do Bope.

Bom, vejamos na segunda-feira, teremos outros questionamentos, se o tom "cordial" será mantido, se as respostas serão satisfatórias e se as mudanças comportamentais concorrerão para uma relação mais amistosa.

Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas e Deficiências


Dia 23 de outubro, terça-feira, das 9h às 13h, a Fundação Oswaldo Cruz realiza o III Fórum Ampliado sobre Políticas Públicas de Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas e Deficiências e Suas Famílias, no auditório Centro de Estudos do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), na Avenida Rui Barbosa, 716 – Flamengo.

Entre os principais objetivos do Fórum estão a sensibilização dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para as questões de saúde específicas das crianças e adolescentes que vivem com doenças crônicas e/ou deficiências associadas; e a articulação da rede de apoio sócio-assistencial para a construção e otimização das Políticas Públicas existentes, bem como regulamentações de Leis Ordinárias de defesa de direitos.

Segundo a coordenação do evento, é de fundamental importância que as unidades federais de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da ALERJ, do Ministério Público, além de profissionais de diversas categorias que atuam em unidades de saúde de todo o Estado do Rio de Janeiro, voluntários e familiares de pacientes, enviem seus representantes, pois cada setor pode e deve contribuir nos debates acerca de políticas públicas de promoção da saúde e garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Mais informações: Comissão Organizadora do  III Fórum Ampliado sobre Políticas Públicas de Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas e Deficiências e Suas Famílias através do telefone (21) 2554-1864  ou pelo email mariana@iff.fiocruz.br


Programação 


Mesa de Abertura: 09:00 às 09:40 horas
Paulo Gadelha – Presidente da Fiocruz
Valcler Rangel – Vice-Presidente de Ambiente e Promoção à Saúde da Fiocruz
Carlos Maciel – Diretor do IFF/Fiocruz
Eduardo Novaes – Vice-Diretor de Atenção à Saúde do IFF/Fiocruz
Antônio Flávio Meirelles – Chefe do Departamento de Pediatria do IFF/Fiocruz
Mariana Setúbal – Representante da Comissão Organizadora do III Fórum Ampliado

1º mesa: Retomando o histórico dos Fóruns anteriores – 09:40 às 10:00 horas
Martha Moreira – Coordenadora do Saúde Brincar do IFF/Fiocruz

2º mesa: Agenda de Compromissos: Políticas de Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas – 10:00 às 11:30 horas
Comissão de D.Humanos e Minorias da Câmara Federal – Deputado Jean Wyllys
Comissão de Cidadania e Justiça da Câmara Federal – Deputado Alessandro Molón
Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência – Deputado Romário
Comissão de Assuntos da Criança e Adolescente da ALERJ – Deputada Claise Zito
Comissão de Habitação e Moradia da Câmara dos Vereadores – Vereador Reimont
Comissão de Saúde Pública da Câmara dos Vereadores – Vereador Paulo Pinheiro

Coordenação da Mesa: Madalena Oliveira (NAPEC/IFF)
Relatoria – Mariana Setúbal (Serviço Social do IFF/Fiocruz)
       Martha Moreira (Saúde Brincar do IFF/Fiocruz)
                   Roseli Rocha (Serviço Social do IFF/Fiocruz)
                       
Debate: 11:30 às 12:30 horas

Avaliação do III Fórum e Encerramento.


Serviço:
O quê?  III Fórum Ampliado sobre Políticas Públicas de Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas e Deficiências e Suas Famílias
Quando? 23/10/2012, das 9h às 13h
Onde? Auditório Centro de Estudos do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), na Avenida Rui Barbosa, 716 – Flamengo.
Contato? (21) 2554-1864  ou pelo email mariana@iff.fiocruz.br

Flashes da Feira de Manguinhos - Diálogos

Troca de dicas sobre decoração?! E porque não?
Polifonia...vários sons, várias bocas, tudo ao mesmo tempo...
Mônica e d.Jane

Roda de Conversa com Mulheres na Sala Meu
Bairro da Biblioteca Parque de Manguinhos





Flashes da Feira de Manguinhos - Criançada








Flashes da Feira de Manguinhos - Parceiros

Começo de tudo: a montagem do cenário
Ivete Miloski  mostra as dependências da Biblioteca Parque de
Manguinhos para Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, e Leonídio
Madureira (Cooperação Social da Presidência)
Cleber Vicente (Arco Íris/projeto Entre Garotos, Entre Garotas) e
Leonídio Madureira (Cooperação Social da Presidência da Fiocruz)


A turma do ECOSOL expôs seus trabalhos, por sinal, lindos
A turma que chega junto...





Registrando o registro
Artesã do ECOSOL com sua produção de primeira

Farmácia Popular 

O pesquisador, palhaço e músico Matraca anima a garotada