quarta-feira, 4 de abril de 2012

Participação comunitária: o que queremos com isso?

Aproximar e aprofundar as discussões sobre gestão participativa, participação social e tecnologias sociais, tendo como base o contexto do território de Manguinhos e sua relação com a conjuntura macropolítica do país. Com este objetivo, a Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz, com o apoio da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, por meio do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública da iniciativa Teias-Escola Manguinhos, realiza mais uma palestra do ciclo de debates Participação e Tecnologia Social em Saúde - Participação comunitária: o que queremos com isso?.

A palestra abordará a participação social em projetos e políticas. A atividade será realizada no dia 17 de abril, no salão internacional da ENSP, das 9 às 17 horas, Rua Leopoldo Bulhões, 1.480, 4º andar, Manguinhos, Rio de Janeiro. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas previamente aqui ou na data da palestra, no local do evento.

De acordo com a coordenadora da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, Mayalu Mattos, “o debate será realizado em duas mesas de discussão com vistas à promoção do diálogo entre pesquisa, gestão e práticas relativas aos projetos, além das políticas que envolvem diferentes atores e portadores de interesses”. Entre os temas a serem abordados estão os conceitos referentes à participação social em projetos e políticas, de que forma eles são operacionalizados e o que se faz quando se implementam na prática esses projetos e políticas.

A palestra integra o ciclo de debates Participação e Tecnologia Social em Saúde, composto por três debates. A primeira, Encontro sobre tecnologias sociais: conceitos, objetivos e práticas, foi realizada no dia 20 de março. A segunda é a do dia 17 de abril, na ENSP, e terá como tema Participação comunitária: o que queremos com isso?. A última atividade do ciclo de debates Participação e Tecnologia Social em Saúde será no dia 15 de maio, na Tenda da Ciência, e debaterá as reflexões sobre a Governança em Manguinhos: redes e intersetorialidade.

Ato do Dia Mundial da Saúde