terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nome social sem homofobia

Esta discussão foi apresentada por Cleber e Marcelle da ONG Arco Íris, em agosto deste ano, no 2º Encontro LGBT que aconteceu na comunidade Nelson Mandela – período de grande mobilização para a eleição do segmento Cidadão Usuário do Conselho Gestor Intersetorial. Na ocasião, Cleber explicou que os Transexuais e travestis tinham todo o direito de escolher o nome pelo qual queriam ser tratados, ou seja, o nome social no atendimento do Centro de Saúde, por exemplo.

Agora entenda o que define a portaria de nº 1.612, publicada hoje (21) no Diário Oficial da União Portaria Nº 1.612 que assegura aos transexuais e travestis o direito de escolher o nome pelo qual querem ser tratados em atos e procedimentos promovidos no âmbito do Ministério da Educação.

Na portaria, estão incluídos na norma o crachá e o e-mail. A norma prevê 90 dias para que o nome social passe a ser usado em todas as situações previstas.

Entende-se por nome social o modo como travestis e transexuais são reconhecidos, identificados e denominados em sua comunidade e meio social. Os direitos assegurados abrangem os agentes públicos do Ministério da Educação, cabendo às autarquias vinculadas a regulamentação da matéria dentro de sua esfera de competência.
Fonte: Agência Brasil - 
http://www.feminismo.org.br/livre/index.php?option=com_content&view=article&id=6751:transexuais-e-travestis-vao-poder-usar-nome-social-em-orgaos-do-mec&catid=131:direitos-humanos&Itemid=538

Pesquisa - Saúde Manguinhos

Contratação de Pesquisadores para Pesquisa de Campo

Nada melhor do que começar o ano com uma proposta de trabalho como bolsista já engatilhado: não é mesmo?

No início de 2012, começa a pesquisa sobre as condições de vida e saúde na região de Manguinhos, organizada pelo PDTSP-Teias, Fiocruz. Com as informações dessa pesquisa conheceremos mais sobre as necessidades de saúde dos moradores e sobre os serviços de saúde da região. Os resultados serão divulgados amplamente. Assim, a comunidade terá mais e melhores informações para buscar melhorias!

No momento, os interessados têm até o dia 4/12/2011 para se inscreverem preenchendo o formulário no https://docs.google.com/spreadsheet/embeddedform?formkey=dE9CMUxvRGhMbXZLd2RtT3ZDdjdaUnc6MQ

A pesquisa de campo será realizada de 23 de janeiro a 20 de abril de 2012. Os entrevistadores serão remunerados através de bolsa de estudos, no valor de R$966,00 mensais.

Para ser entrevistador, é necessário:
  • ser morador da região de Manguinhos;
  • ser maior de 18 anos;
  • ter ensino médio completo;
  • ter conhecimentos básicos de informática (uso de internet, salvar arquivos, digitar textos pequenos, etc);
  • disponibilidade de 40 horas por semana, caminhando nas ruas da região (com sol ou chuva);
  • disponibilidade para trabalhar final de semana;
  • desejável experiência anterior com entrevistas e aplicação de questionários.

Audioteca - livros falados

Para quem gosta de ler ou ouvir uma boa contação de histórias e, que é deficidiente visual ou cegos, não pode perder a oportunidade de conhecer a Audioteca Sal e Luz – instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).

Livros falados ou audiolivros são livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.

No acervo, o usuário conta com mais de 2.700 títulos, literatura em geral, textos religiosos, material para concursos públicos em geral. Este material é disponibilizado em forma fita K7, CD ou MP3.

O contato com a Audioteca se dá através de três formas, das 8h às 16h:
- visita à sede: Rua Primeiro de Março, 125 – Centro, Rio de Janeiro, CEP 20010-000;
- por telefone: Fone: (21) 2233-8007 e (21) 2233-8007;

O usuário pode solicitar o livro pelo telefone, escolhe o título pelo site, e eles enviam gratuitamente pelos Correios.