quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Formatura: Cuidadores de Idosos

Os moradores e trabalhadores de Manguinhos estão convidados pela Casa da Mulher de Manguinhos para participar da cerimônia de formatura do Curso de Formação de Cuidadores de Idosos, que acontece nesta 6a feira, 4/11, às 14h30, no CRJ de Manguinhos (atrás da UPA).

Biblioteca Parque, um agito só!

A Biblioteca Parque de Manguinhos está com uma agenda animadíssima para o mês de novembro. Confira a agenda abaixo.

Na sexta-feira, 4, exposição de pipas gigantes dentro do projeto Palavras soltas no ar, resultado de oficinas com jovens em Campinho, que montaram as pipas e escolheram as palavras que as pipas vão "soltar" no ar.

No sábado, 5, a partir das 17h, Sarau poético, com a banda Budegas MCs Allan Marola e Pedrinho. Entre os poetas convidados, Elesbão Ribeiro e Adriana Kairos. Mas, não se acanhe, o microfone está aberto para os poetas e poetisas de plantão.

De 16 a 19, uma série de eventos para homenagear na Semana sobre a Consciência Negra. Na Ludoteca, haverá desenho, origami, culinária, contação de história, folguedos e música sobre a cultura africana para as crianças.
A semana será encerrada com uma bela “vadiagem” ou roda de capoeira, às 14h, com o pessoal do Projeto Arará e alunos do Instituto Ary Carvalho, com crianças de 5 a 18 anos, de comunidades do entorno de Benfica.

No 22, das 14h às 18h, será feita uma homenagem ao escritor Guimarães Rosa, com a turma do projeto Rosas 'a Guimarães, com leitura de texto, filmes e debates sobre sua obra.

A Biblioteca Parque de Manguinhos fica localizada na Av. Dom Helder Câmara, nº 1184 (atrás do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila). Mais informações pelo telefones (21) 2334-8915 e 8916-8917

20/11 - Dia da Consciência Negra

Mês da Consciência Negra, dia 20 de Novembro? Mas, do que é mesmo que estamos falando?

O mês da Consciência Negra tem uma razão de ser. Nada foi feito por acaso. E, por isso mesmo, é bacana conhecermos ou relembrarmos o que representa o dia 20 de Novembro, data de extrema importância para a sociedade brasileira, não só para negros ou afrodescendentes, ou afrobrasileiros, ou os marrons-bombons. E, sim para todos os brasileiros, para os movimentos sociais que tem no movimento negro, a mais antiga expressão de mobilização em prol de uma agenda específica.

Dia 20 de Novembro de 1695 morre Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Esta data marca a homenagem a um personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colônia. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

História e características - O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos do Período Colonial da História do Brasil. Ele surgiu e se desenvolveu na antiga capitania de Pernambuco, na região da Serra da Barriga.

O auge do Quilombo dos Palmares foi a segunda metade do século 17, embora tenha surgido no final do século 16. Era constituído por quilombolas que tinham sido escravizados em fazendas das capitanias da Bahia e Pernambuco e indígenas, em menor número. Agricultores pobres e brancos ajudavam os quilombolas na troca de mercadorias e avisando-os quando da passagem de caçadores de negros e indígenas. Autores como Delcio Freitas e Clovis Moura, afirmaram ter sido o Quilombo dos Palmares a primeira República de um Brasil colônia, um verdadeiro símbolo da resistência negra à escravidão.

Organização - O Quilombo dos Palmares era composto por vários mocambos (núcleos de povoamento). Os principais foram: Subupira, Macaco e Zumbi. De acordo com historiadores, o Quilombo de Palmares atingiu de 15 a 20 mil quilombolas na segunda metade do século XVII.

Economia - Os palmarinos viviam basicamente da agricultura de subsistência, da pesca e caça. Plantavam milho, banana, feijão, mandioca, laranja e cana-de-açúcar. Faziam também artesanato com cerâmica, tecido palha e até metais.

Organização política e lideranças - Alguns historiadores acreditam que o Quilombo dos Palmares tinha uma organização política semelhantes aos reinos africanos, ou seja, poder centralizado nas mãos de um líder. Ganga Zumba e Zumbi foram os líderes mais conhecidos deste quilombo.

Zumbi dos Palmares - Nascido em 1655, em Alagoas, foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica. Foi coroinha e ajudava na celebração da missa. Inconformado com a situação do sofrimento dos negros, foge aos 15 anos de idade, para Palmares. 

Repressão - Considerando uma ameaça a organização política e social da colônia, o governo colonial organizou várias expedições para reprimir e dominar o Quilombo de Palmares. No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

O bandeirante Domingos Jorge Velho consegue apoio financeiro da Corôa Portuguesa e organiza, em 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Seu exército é composto de quase 10 mil soldados (caçadores de escravizados, procurados pela justiça, feitores, soldados). Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro, que fora barbaramente toruturado, e entregue às tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695, seu corpo esquartejado e salgado. Sua cabeça foi exposta em várias cidades como um troféu.

20 de novembro ou 13 de Maio – Esta data, surgiu dos debates e pesquisas de um grupo de ativistas do Movimento Negro do Rio Grande do Sul, Grupo Palmares. Eles declararam o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, como a data máxima da comunidade negra brasileira. E o idealizador desta homenagem foi o pesquisador, poeta e historiador gaúcho, Oliveira Silveira. Sete anos depois, o 20 de novembro foi elevado ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Na concepção dos ativistas do Movimento Negro, o 13 de Maio, com a Abolição da Escravidão em 1888, representou uma grande mentira para os negros no país. Na realidade, a lei trouxe a liberdade de direito, mas não de fato.

Os negros chegaram ao Brasil "seqüestrados" da África, sem absolutamente nada. Aqui, construíram o país. Com a abolição da escravatura, foram "despejados", sem direito a indenização: nada, nem educação, nem moradia, nem trabalho, nem dignidade. Enquanto os imigrantes receberam vários incentivos para virem para o Brasil: terras, gado, escola, entre outros.

Dia da Consciência Negra – Mais do que o tom da pele, Consciência Negra é um jeito de ser, de viver e de entender a vida. Lembrando as palavras da filha de Oliveira Silveira, Naiara Rodrigues Silveira, professora e supervisora escolar e secretária geral da Associação Negra de Cultura (ANdC), fundada por seu pai em 1987, ter consciência de tudo isso nem sempre é um ato fácil em uma sociedade racista como a nossa. “É muito difícil ser negro e assumir a negritude. É uma questão de auto-estima. Trezentos anos de escravidão dizendo que "tu não és gente" não poderia dar em outra coisa.”

Então, galerinha, é importante saber que nesta data comemora-se a tomada de consciência de nosso povo sobre seu valor e sua contribuição a este país. Hoje, repetimos isso em memória de nossos ancestrais, assim como devemos ter consciência de que nossa luta é diária contra a opressão escravista que assume outras formas na atualidade.

Sarau Poético da Biblioteca Parque

Aí pessoal!!!

Para aqueles e aquelas que gostam de poesias, vale a pena se programar para o dia 5 de novembro, sábado, a partir das 17h, participar de mais uma edição do Sarau Poético da Biblioteca Parque de Manguinhos.

Poetisas e poetas, atores e atrises, músicos, grafiteiros, dançarinos, MC's, Bboys, escritores, desenhistas, enfim.. sonhadores e seres criativos em geral participam deste encontro, que você não deve perder.

Venha e traga os amigos, aproveite o microfone aberto para interagir, para botar -  literalmente - a boca no trombone !

Mais informações com Maura, Elaine e Priscila pelo telefone 2334-8917.

Serviço:
Dia: 5/11/2011
Tema: Sarau Poético da Biblioteca Parque de Manguinhos
Endereço: Biblioteca Parque de Manguinhos - Av. Dom Helder Camara, 1184 - Benfica (atrás da UPA Manguinhos)
Horário: A partir das 17h