sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Manguinhos na eliminatória da Taça das Favelas hoje, 12/1


Sábado, 12 de janeiro, a seleção de futebol de Manguinhos disputa partida eliminatória com a equipe de Mata Machado, do Alto da Boa Vista, pela Taça das Favelas 2013, no CERES Futebol Clube, em Bangu. A largada foi dada no último dia 5, quando da abertura oficial da competição no estádio do Madureira Esporte Clube, tendo os atletas levando placas e fotos de suas comunidades. Manguinhos foi apresentada pelo capitão do time, Fabrício.

De acordo com Gagui, Graciara da Silva, presidente da comissão técnica da seleção de Manguinhos composta por Zózimo, apoio de campo, e Carlos, treinador), o primeiro jogo da equipe foi no domingo, 06/01, às 15h30, no CERES de Bangu, contra o Mata Machado, do Alto da Boa Vista.

"O jogo foi muito truncado, fechado, com pouco espaço para fazer jogadas. Os chutes a gol foram poucos. Todos se defendiam muito bem. As comunidades são muito fortes, competitivas. Houve empate no primeiro tempo, mas foi Manguinhos quem abriu o placar com 1x0, depois eles empataram. No segundo tempo, também houve empate. Os dois times tiveram algumas oportunidades que não foram bem aproveitadas, porque o jogo estava muito difícil. Perdemos dois titulares: um recebeu uma pancada no tornozelo - o volante Mateus -, e o segundo - Daniel Silva - teve uma distensão na virilha".


Para o jogo do sábado, 12, houve necessidade de Daniel ser substituído por José Mateus, que era volante, além de incluírem várias mudanças, tanto no treino como nas dinâmicas desenvolvidas com os atletas que demonstraram desânimo, ansiedade. E, para levar energias positivas e muitos gritos de incentivo, a comissão técnica conseguiu  parceria com a Unisuam que disponibilizou um ônibus para levar os atletas e torcida para o jogo.

"Os meninos estavam desanimados, desde o início da competição, não estavam entendendo, pois pensavam que era torneio simples", disse Gagui, que mudou a metodologia incluindo dinâmicas que trabalhassem a auto-estima dos atletas. Fez cópia das reportagens sobre os jogos para entendessem o rendimento deles. Narrou o jogo, falou sobre o que as pessoas estavam vendo deles. "Eles empataram, mas a campeã do ano passado - Rocinha - também estava no mesmo patamar disputando o campeonato." 

Gagui procurou enfatizar as ações que desenvolveram até chegarem ali. Fez os meninos darem os gritos de guerra, trabalhou as emoções, defendeu que eles deveriam pensar no coletivo, no grupo, que cada um deles ali dependia do outro, que a vitória era do grupo e pelo grupo todos deveriam trabalhar unidos. Eles estavam representando todas as comunidades de Manguinhos, e cada um dos jovens gritou o nome de sua comunidade e das outras também.

A presidente da comissão técnica (composta por Zózimo, apoio de campo, e Carlos, treinador), lembra com orgulho a qualidade da organização da competição e o cuidado com os jovens. Cada jogador ganhou uma chuteira "Mercurial e Total 90 da Nike"; no primeiro jogo, uma equipe de comunicação fez fotos dos meninos, porque criaram um algum de figurinhas com a foto dos meninos; além disso, foi disponibilizado para os atletas um vestiário, e após a competição teve um almoço para comissão técnica e jogadores.

Olheiros dos quatro principais clubes do Rio estão acompanhando os jogos a procura de jogadores talentosos. As partidas serão disputadas entre os dias 6 e 27 de janeiro, no CREIB de Padre Miguel e no CERES Futebol Clube, em Bangu. A final será no dia 2 de fevereiro, no campo do Madureira.

Próximas etapas
- 06, 07, 12 e 13 de janeiro: Jogos no CREIB de Padre Miguel (Rua H, s/nº - Padre Miguel) e no CERES Futebol Clube (Rua da Chita, 638 – Bangu)
- 19, 20, 26 e 27 de janeiro: Jogos no CERES Futebol Clube (Bangu)
- 2 de fevereiro: Final do torneio no campo do Madureira Esporte Clube (Rua Conselheiro Galvão, 130 – Madureira)

Oportunidade de trabalho: pessoas com deficiência

Operador de Produção é o cargo a ser ocupado por pessoas com deficiência, cujo salário é de R$ 1.467,80, incluso insalubridade e benefícios, a serem entrevistados pela Simetria Recursos Humanos. 

O candidato trabalhará em São Cristóvão. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão a operação de máquinas e equipamentos e manutenção preventiva e corretiva de máquinas. 

Os interessados devem enviar currículo especificando o tipo de deficiência e o CID10, para ceciliatorres@simetria-rh.com.br e colocar no assunto PCD Oper operacional. 

Roda de Conversa: Funk e Territorialidade


Projeto CAIS (ICICT e Cooperação Social FIOCRUZ) promove segunda roda de conversa sobre funk e territorialidade

Quais as possíveis relações entre o funk e os desafios sociais do território de Manguinhos? Esta discussão foi abordada em uma roda de conversa, realizada na Biblioteca Parque Manguinhos, em outubro de 2012 e será retomada na próxima quinta-feira (17 de janeiro), às 16 horas, no mesmo local. Em pauta, estará ainda a possibilidade de realização de um sarau da APAFUNK na comunidade. A pesquisadora Fabiana Melo Sousa (Laboratório Territorial de Manguinhos - LTM) e o Mano Teko (Associação de Profissionais e Amigos do Funk – APAFUNK) foram convidados para discutir o tema com a comunidade e demais interessados. A atividade é aberta para o público interessado na discussão.

O LTM se propõe a construir uma promoção da saúde que integre ciência e cidadania, invista na formação de sujeitos coletivos e redes sociais, resgate a memória coletiva das comunidades, sistematize conhecimentos sobre o lugar e acompanhe, de forma crítica e propositiva, políticas públicas relevantes para a população de Manguinhos, construindo assim um modelo solidário de conhecer e interagir nos territórios em que vivemos.

A APAFUNK tem o intuito de defender os direitos dos funkeiros e lutar pela cultura funk, contra o preconceito e a criminalização. Para isso, a Associação promove debates na sociedade sobre a situação dos artistas do funk, bem como atividades de conscientização dos funkeiros sobre seus direitos. Rodas de funk, palestras e vídeos são alguns instrumentos utilizados pela associação para levar sua mensagem para a sociedade (universidades, escolas, cadeias, favelas, praças, dentre outras instituições, como forma de estimular o debate da relação funk e cultura.

O Projeto CAIS é uma realização do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT, em parceria com a Cooperação Social da FIOCRUZ. Ao longo de 2012, foram realizadas diversas atividades em Manguinhos, sempre no intuito de discutir as relações entre território, cultura e qualidade de vida. Para os próximos meses, está prevista ainda a realização de uma oficina de projetos.

SERVIÇO:
O quê? Segunda roda de conversa sobre funk e territorialidade
Quando? 17/01/2013 - quinta-feira
Que horas? 16h às 18h
Onde? Biblioteca Parque de Manguinhos – Sala Meu Bairro (Av. Dom Helder Câmara, 1184 - Manguinhos)