segunda-feira, 14 de maio de 2012

Alguns registros sobre o Caminho da Paz

O Caminho da Paz, realizado no último sábado, 5 de maio, trouxe inúmeras atrações culturais e várias tendas se estenderam entre a comunidade do Mandela I e CVT Correios, na Rua Leopoldo Bulhões. De saúde à beleza, do futebol e vôlei às pinturas de faixas e de rosto, da capoeira ao rapper, de tudo um pouco, um pouco de tudo.

A ideia principal era mostrar que Manguinhos é muito mais do que puramente violência, há necessidades latentes, carências e demandas em excesso. Entretanto, a chama da esperança não pode e não deve ser apagada. E, esta atividade pareceu mostrar que é preciso investir pesadamente no comprometimento para com o coletivo, para com a vida, para com a responsabilidade com o meio ambiente que inclui o ser humano, claro.

Há muito que fazer, certamente. O evento marcado para começar às 8h30, com a interdição da Rua Leopoldo Bulhões no trecho entre a Fiocruz e o CVT  Correios, só começou por volta das 10h. Apesar de a divulgação interna ter sido grande, a operação policial do dia anterior acabou se refletindo no fluxo do público. Mas, mesmo assim, a circulação de mães, crianças e jovens foi razoável. 

Alguns serviços chamaram bastante atenção, como o do PAC Município – com o preenchimento de formulários para carteira de identidade. Muita gente aproveitou para verificar a pressão e conhecer melhor sobre ações desenvolvidas pela Fundação Osvaldo Cruz através da participação de profissionais da saúde do Centro de Saúde, do DSSA e de pesquisadores do LITEB/IOC, Museu da Vida e da Cooperação Social da Fiocruz e da ENSP. O blog Participação Cidadã recebeu inúmeros comentários, a equipe da Cooperação Social estimulava as crianças, jovens e todos que por lá passaram a postar suas opiniões.

 O pessoal do Fórum Social de Manguinhos foi incansável no atendimento às crianças: todas querendo desenhos diferentes em seus rostinhos ou 'pseudo' tatuagens em braços e mãos. De longe, era uma das barracas que mais tiveram movimento para as pinturas. É bom lembrar que na Clínica da Família Victor Valla e no CMS Manguinhos estavam em plena campanha contra a gripe.

Blogueiros mirins
Como é impossível registrar a presença de todos que participaram deste evento, que contou com apresentações culturais e esportivas (capoeira, vôlei, futebol), postaremos algumas fotos, outras mais estarão no Facebook/participacao na saúde.

Biblioteca Parque Manguinhos
Os Ousados
A ação é "Persistência Popular", Jorge



Escola de Música do Casa Viva









Tenda do Museu da Vida











Grupo Liberta Brasil
Alunos e professores da Escola de Música do Casa Viva