terça-feira, 6 de novembro de 2012

Chuva de Prata por R$ 10,5: multa ou cala boca

Mais uma contribuição de Mônica Lima sobre a vergonhosa aliança protetora pró-TKCSA! 

Pegunta que não quer se calar, mas que continuará sem respostas dos nossos governantes: "Quantos acidentes serão necessários para que a secretaria de Meio Ambiente (SEA) cumpra o seu dever e feche a TKCSA?"

Segundo relato de Mônica, a SEA já não cumpre a lei quando elabora um Termo de Ajuste de Conduta flexibilizando a mesma para prolongar quantas vezes forem necessárias o tempo em favor da TKCSA. "Isso em nome da saúde de inúmeras pessoas...e isso com a farra do uso do dinheiro público via financiamentos pelo BNDES e recebendo alívios fiscais. Inacreditável a recomendação do especialista: 'Fechar as casas'. Quanta mentira afirmar que o pó brilhoso é grafite.

Efetivamente as multas não resolverão os impactos socioambientais e na saúde. 

Qual a razão de a Justiça não obrigar o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, a cumprir a lei, em sua própria retórica. Ele admite o fechamento da TKCSA, como admite a culpa da empresa nos mais de 100 itens de ajustamento do TAC. Somemos ações para derrotar a TKCSA. A mobilização é fundamental, mobilização pela Saúde e Vida das pessoas e nossa dignidade.

Roteiros Geográficos do Rio


Pessoal, Será que nós realmente conhecemos o município do Rio de Janeiro? E, a conexão entre o lugar no hoje e no que será transformado, ou apresentado, aos turistas por conta dos grandes jogos mundiais que o Brasil e, especificamente, que nossa cidade sediará até 2016. 
O projeto é coordenado pelo professor João Baptista  Ferreira de  Mello, do NeghaRIO (Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro), PPGEO (Programa Pós-Grduação em Geografia) da UERJ e, do IGEOG (Instituto de Geografia  UERJ), com o apoio institucional da SMC (Secretaria Municipal de Cultural do Rio de Janeiro).
Então, seria bacana, você aproveitar a oportunidade e dar uma olhada na programação do "Roteiros Geográficos do Rio", pois sabe-se lá se com a cidade tão cheia de turistas, e muitos dólares, os gestores, dos espaços públicos cariocas, vão permitir que o simples mortal, contribuinte e que só tem alguns reais nos bolsos, possa também "turistar".

"Ituaçu Gilberto Gil" na Biblioteca Parque de Manguinhos

Dia 10 de Novembro, Sábado, 19 horas, na Biblioteca Parque Manguinhos 

ITUAÇU é uma pequena e acolhedora cidade do sertão da Bahia, com pracinhas e um casario rústico e colorido. Foi lá, entre procissões, violeiros, bandas de pifes e festas populares, que o menino Gil se fascinou pela música e começou a cantar e tocar acordeão, há quase 70 anos!
SONHADOR, ele dizia: “quando crescer quero ser musgueiro”.

COM ITUAÇU, os jovens dos Flautistas da Pro Arte - musgueiros de hoje, do Rio de Janeiro - prestam homenagem aos 70 anos do genial baiano Gilberto Gil com um espetáculo que apresenta uma coleção de suas obras mais significativas.

Premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Professores e alunos premiados, equipe olímpica e convidados 
no final da cerimônia, na Tenda da Ciência/Museu da Vida/Fiocruz. 
Foto: Peter Ilicciev

Após vários meses de muito trabalho, a cerimônia de premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) que aconteceu no dia 31 de outubro, na Tenda da Ciência no Museu da Vida (Fiocruz), Rio de Janeiro, encerrou com chave de ouro esta edição do projeto. Os 64 professores e alunos premiados, vindos de várias partes do Brasil, foram as estrelas da tarde.

A cerimônia lotou o auditório da Tenda da Ciência e entre os presentes estavam autoridades da Fundação Oswaldo Cruz, como o atual presidente Paulo Gadelha, e a Vice-Presidente de Ensino, Informação  e  Comunicação  (VPEIC/Fiocruz),  Nísia  Trindade  Lima,  além  dos  coordenadores regionais da OBSMA, funcionários da Fiocruz e parceiros da Olimpíada.

Alunos  e  professores  representantes  dos  32  trabalhos  premiados  regionais  receberam,  respectivamente, medalhas e placas de reconhecimento pelo trabalho pedagógico. Ainda durante a cerimônia foram divulgados os destaques nacionais, trabalhos dentre os 32 que foram considerados os melhores nas distintas categorias e modalidades.