quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Equipes do CSE Manguinhos e CSF Victor Valla em ações coletivas

Registros do trabalho de equipes do CSE Manguinho e CSF Victor Valla participando de ações no território de Manguinhos em parceria com vários atores sociais. 

As imagens referem-se ao encontro Leopoldo Bulhões: o Caminho da Paz, que, em maio passado, reuniu moradores, profissionais de saúde, organizações e entidades públicas para uma caminhada visando mostrar à sociedade que o território de Manguinhos não tem apenas violência ou espaços produtores de mazelas sociais.


Reunião Extraordinária da Comunicação do Conselho Comunitário de Manguinhos

Dia 13 de dezembro, às 17h, o Grupo de Trabalho de Comunicação do Conselho Comunitário de Manguinhos faz reunião extraordinária na Biblioteca Parque de Manguinhos. 

Semanalmente há reuniões dos GTs do CCM, mas por conta das agendas das instituições envolvidas na Rede Manguinhos Sustentável e do próprio momento em que Manguinhos está passando com futuros investimentos da UPP Social, é de extrema importância que os moradores e trabalhadores do território participem das reuniões destes GTs e, em especial, a esta de Comunicação, pois se discutirá um "Plano de Comunicação" para Manguinhos.

Mas o que é um "Plano de Comunicação"?


Sem cansar muito o nosso leitor, perguntamos ao "pai Google" que nos indicou o "Wikipédia - enciclopédia livre" para dar uma rapidíssima sinalizada.

Plano de Comunicação 

* Estratégia de comunicação tem por objetivo comunicar de forma clara e compreensiva a proposta de valor da empresa, instituição, coletivo, ou seja, "o que" o grupo, por meio de seus produtos e serviços, tem para oferecer ao seu público-alvo (população, instituições, organizações).
* A estratégia de comunicação também deve combinar: a) identidade de quem propõe o plano; b) como é reconhecida externamente; e c) proposta de valor materializada por meio de seus produtos e serviços.

* O plano de comunicação serve como um guia para a comunicação e para os esforços de patrocínio durante a duração do projeto. 
* É um documento ativo e é atualizado periodicamente à medida que o público se altera. 
* Ele explica como transmitir a mensagem correta, do transmissor ao público corretos, através do canal e tempo corretos. 
* Ele endereça os seis elementos básicos das comunicações: transmissor, mensagem, comunicação, canal de comunicação, mecanismo de feedback, receptor/público e quadro de tempo.

*Um plano de comunicação inclui:
  • "Quem" - os públicos-alvo
  • "O quê" - as mensagens-chave que estão tentando ser articuladas
  • "Quando" - tempo, irá especificar o tempo apropriado de entrega para cada mensagem
  • "Por quê" - os resultados desejados
  • "Como" - o veículo de comunicação (como a mensagem será entregue)
  • "Por quem" - o remetente (que determina quem entregará a informação e como ele ou ela é escolhido)