quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Oportunidade de Trabalho: Profissional horista Audiovisual EPSJV

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz (EPSJV/Fiocruz) seleciona profissional para apoio na aula com o tema “Produção de Audiovisual" na disciplina de Audiovisual do Ensino Médio e Trabalho de Integração do Iniciação à Educação Politécnica.

Vínculo: horista
Escolaridade:  Segundo grau completo, conhecimento técnico em Audiovisual.
Setor Responsável:  Núcleo de Tecnologias Educacionais - Nuted
Período de Envio do currículo: de 31/10/2012 a 04/11/2012
Vagas:  1 (uma)
Carga horária: 28 horas de aula Valor da hora/aula: R$ 40,00
Meses de trabalho:  Novembro de 2012
Local de trabalho: O profissional selecionado será lotado na EPSJV.

Atividades: Apoio no processo de direção, produção de filmes, documentários ou vídeos institucionais, definindo, junto aos professores e alunos, estilos e estratégias de trabalho, técnicas utilizadas e conteúdos mobilizados para a consolidação do produto audiovisual;

Cronograma do processo seletivo
Período de Envio do currículo: de 31/10/2012 a 04/11/2012 
Análise de currículos: 05/11/2012
Divulgação do resultado: 06/11/2012

Observações
Os interessados deverão encaminhar os currículos à Seção de Gestão de Pessoas da EPSJV, até o dia 04/11/2012 através do e-mailsrhepsjv@fiocruz.br, indicando no assunto "Profissional Audiovisual - Horista (Nuted)". Anexos não serão abertos, portanto, cole no corpo do email o seu currículo.

Debates sobre saúde da população negra na ENSP/Fiocruz


O II Seminário Saúde da População Negra em Debate e da Reunião da Juventude Pró Saúde da População Negra ocorrerão em 9 de novembro, das 9 às 17 horas, no salão internacional da ENSP. 

Os eventos pretendem aprofundar a discussão sobre o desenvolvimento de pesquisas em saúde realizadas com a temática da população negra, com o compromisso de refletir a respeito da validade, utilidade ou necessidade do uso desse recorte e em que medida ele colabora com a ampliação da equidade. Também será exposto um panorama da situação da violência contra a juventude negra no Brasil, discutindo modelos para evitar mortes precoces à luz do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra – Plano Juventude Viva. 

De acordo com Mayalu Matos, coordenadora da Cooperação Social da ENSP, espera-se que os debates contribuam para um diálogo entre atores diversos e colaborem para uma maior democratização do SUS, em consonância com a diversidade da sociedade brasileira. A primeira versão do seminário, em 2011, foi dedicada à apresentação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Nesta edição, busca-se ampliar as discussões por meio da abordagem de outros aspectos, entre os quais o Plano de Enfrentamento à Violência contra Jovens Negros, como uma ação vinculada à Política de Saúde da População Negra e às Políticas de Promoção da Equidade em Saúde. 

Para a Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra, esse seminário representa a possibilidade de construir diálogo com as estruturas de pesquisa nacional em saúde em torno do racismo como determinante social em saúde. Segundo a articuladora da Mobilização Nacional, Crisfanny Souza Soares, o racismo ainda é um fator determinante nas condições de vida e de morte em nosso país, além de atuar no modo como os indivíduos são tratados no SUS. "O que aparece declaradamente em diversos levantamentos realizados pelo Ministério da Saúde precisa ser observado institucionalmente, na incorporação de tecnologias e estratégias que corroborem para redução dessas iniquidades em saúde. A perspectiva do evento é dar mais um passo em direção a esse aperfeiçoamento”, explicou Crisfanny.

Participarão da mesa de abertura Valcler Rangel, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde/Fiocruz; Antônio Ivo de Carvalho, diretor da ENSP; Fernanda Papa, coordenadora do Plano Juventude Viva, Secretaria Nacional de Juventude - Presidência da República, e representante do Ministério da Saúde; e Juliano Gonçalves Pereira, representante da Mobilização Pró-Saúde da População Negra. 

Os temas tratados serão: Epidemiologia e pesquisa em saúde da população negra: aprofundando o debate e A violência contra a juventude negra e o racismo institucional, questões alarmantes para a saúde pública. Ao fim da tarde, haverá o lançamento da segunda edição do livro Saúde da população negra, organizado por Luís Eduardo Batista, Jurema Werneck e Fernanda Lopes. O encerramento do evento terá uma roda de jongo no pátio da ENSP. 

No dia 10, sábado, ocorrerão as reuniões da Juventude Pró-Saúde Negra e de estruturação de ações da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População junto às Juventudes.

As inscrições para o seminário serão realizadas pelo endereço: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=9149.

Serviço:
O quê? II Seminário Saúde da População Negra em Debate e Reunião da Juventude Pró Saúde :  da População Negra
Quando?  9 de novembro, de 9h às 17h.
Onde? Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz (Rua Leopoldo Bulhões, 1480/4º andar – Manguinhos – RJ).
Contato: Cooperação Social/ENSP - (21) 3977-2580 / 39772589, e-mail: cooperacaosocial@ensp.fiocruz.br 

Campanha de doação de livros para o Museu da Vida

Para os amantes de uma boa contação de histórias, da leitura de livros - clássicos ou não - e para aqueles que não sabem o que fazer com seus livros e deseja compartilhá-los com outras pessoas temos um recado bacana: o Museu da Vida da Fiocruz está aceitando doação de livros.

É que o Museu da Vida está participando da Paixão de Ler, semana de incentivo à leitura, que vai dos dias 6 e 10 de novembro. Uma das atividades oferecidas durante essa semana será o troca-troca de livros. Serão recebidos grupos escolares e o público em geral e, para que os visitantes possam trocar os seus livros, doações são bem-vindas.

A entrega de livrinhos de histórias infantis ou de literatura para adultosocorre do dia 5 ao dia 10 de novembro, no Centro de Recepção do Museu da Vida (Estação do Trenzinho), das 8h às 17h.

Colabore com essa atividade. “A leitura não pode parar!!!”

Mais informações pelo telefone 3865-2108 ou por e-mail: recepcaomv@coc.fiocruz.br

Palestra Higiene Alimentar e Bucal no Casa Viva


Contação de Histórias no Casa Viva


Escola de Música de Manguinhos apresenta o Primeiro Simpósio de Pesquisa


Acontece hoje, 31/10, às 14h, o Primeiro Simpósio de Pesquisa da Escola de Música de Manguinhos (EMM) na sala 413 da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e aberto à comunidade. A iniciativa é fruto da parceria entre o Espaço Casa Viva (Redeccap), a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz e a ONG italiana Cesvi. O trabalho da Escola se destina a "oferecer aulas de música à comunidade de Manguinhos, visando à formação e/ ou pré-profissionalização de seus alunos e à sua transformação pessoal e social".

Proporcionar um espaço de reflexão, por meio da apresentação de pesquisas realizadas na Escola de Música de Manguinhos é o objetivo deste Simpósio de Pesquisa, onde serão apresentadas sete pesquisas realizadas por alunos e professores da UFRJ e do Colégio de Aplicação da mesma universidade. Os trabalhos resultam de teses de doutorado, pesquisas de avaliação da EMM, filmagens das aulas que deram origem à um relatório sobre a Escola e monografia, entre outros. 

Serviço:
Primeiro Simpósio de Pesquisa da Escola de Música de Manguinhos
Dia: 31/10/2012
Horário: 14h
Local: Ensp, sala 413 (Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos)

Sobre a Escola de Música de Manguinhos
A Escola funciona no Espaço Casa Viva Redeccap na Rua Capitão Bragança, 142 – Manguinhos.
Conheça o Projeto Casa Viva: www.redeccap.org.br/blogcasaviva