quarta-feira, 23 de maio de 2012

"Saúde não é tema da Rio+20", diz Paulo Buss

O ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz e coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da instituição, Paulo Buss, afirma, em entrevista exclusiva para a edição de terça-feira (22/5) do jornal O Globo, que o tema Saúde está fora da agenda da conferência Rio+20.

“Diferentemente do que ocorreu na Rio 92, em que havia um capítulo inteiro da Agenda 21 dedicado à saúde e uma menção importante na Declaração do Rio ("o ser humano está no centro da preocupação ambiental"), na Rio+20 o tema não foi incorporado ao documento que está sendo elaborado”, afirma o representante da Fiocruz na Rio+20.

Fonte: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30294

Abdias Nascimento homenageado na Zona Portuária

Cerimônia inter-religiosa no Rio, a ser realizada hoje, 23 de maio, na sede da Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida, no Bairro Saúde, marca o primeiro ano de falecimento do ex-senador e jornalista Abdias Nascimento. A entrada é aberta ao público.

O evento, organizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), responsável pelo acervo de Abdias Nascimento, no Rio de Janeiro, reunirá uma cerimônia inter-religiosa no sitio arqueológico Cais do Valongo, exibição do documentário Abdias Vive! e apresentações de samba e chorinho, este último, o estilo musical preferido do ex-senador.

A programação começa às 16h com a cerimônia inter-religiosa no Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, o maior porto de chegada de escravos do mundo, descoberto recentemente na Zona Portuária e cuja escavação irá permitir recontar a vinda dos africanos escravizados para o Brasil (somente ali desembarcaram mais de um milhão).

Às 18h, será exibido o documentário Abdias Vive!, de Fernando Bola, que registra a cerimônia de deposição das cinzas de Abdias na Serra da Barriga, Alagoas, em novembro de 2011.

A programação inclui, ainda, leituras de poesias e apresentação ao vivo do G.R.E.S. Acadêmicos de Vigário Geral – que teve como tema de samba enredo em 2012 a vida e obra de Abdias Nascimento – e roda de choro com o grupo Regional Saci Chorão.

Serviço:
O quê? Cerimônia inter-religiosa em memória de Abdias Nascimento
Quando? 23 de maio de 2012, a partir das 16h
Onde? Sede da Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida (Avenida Barão de Teffé, 75 – Bairro Saúde/ Zona Portuária do Rio de Janeiro)
Quanto? Gratuito e aberto ao público