sábado, 3 de agosto de 2013

Estatuto da Juventude será sancionado nesta segunda, 5/08

Após tramitar por nove anos e aprovado pelo Congresso Nacional em 9 de julho, a presidenta da República, Dilma Rousseff, sanciona o Estatuto da Juventude nesta segunda-feira, 5, às 15 horas, no Palácio do Planalto. O documento é uma declaração de direitos da população jovem, atualmente com cerca de 51 milhões, com idades entre 15 e 29 anos, o maior número de jovens registrado na história do Brasil.

“A juventude brasileira tem agora a sua declaração de direitos, que será um instrumento fundamental para aprofundarmos as políticas públicas e avançarmos no desenvolvimento do país”, afirma a secretária nacional de juventude, Severine Macedo.

O Estatuto faz com que os direitos já previstos em lei, como educação, trabalho, saúde e cultura, sejam aprofundados para atender às necessidades específicas dos jovens, respeitando as suas trajetórias e diversidade. Por outro lado, faz com que novos direitos sejam assegurados pela legislação, como os direitos à participação social, ao território, à livre orientação sexual e à sustentabilidade.

Em seu texto, o Estatuto define os princípios e diretrizes para o fortalecimento e a organização das políticas de juventude, em âmbito federal, estadual e municipal. Isso significa que estas políticas se tornam prerrogativas do Estado, e não só de governos.  A partir de agora serão obrigatórios a criação de espaços para ouvir a juventude, estimulando sua participação nos processos decisórios, com a criação dos Conselhos Estaduais e Municipais de Juventude.

Durante o evento de sanção do Estatuto a presidenta Dilma Rousseff também assinará o decreto de criação do Comitê Interministerial da Política de Juventude e anunciará o lançamento do primeiro edital do Programa Estação Juventude. 

No valor de R$ 20 milhões, o edital é direcionado aos estados e municípios que desejem aderir à iniciativa. O objetivo é promover a inclusão e emancipação dos jovens, ampliando seu acesso às políticas governamentais (federais, estaduais e municipais), por meio de equipamentos públicos.  As Estações vão oferecer informações sobre programas e ações para os jovens, além de orientação, encaminhamento e apoio para que tenham condições de construir suas trajetórias e buscar as melhores opções para sua formação. O programa será implementado em dois formatos: as Estações complementares, instaladas em equipamentos públicos municipais já existentes, que irão viabilizar o atendimento qualificado para os jovens; e as unidades itinerantes, instaladas em ônibus que irão percorrer localidades diferentes para ampliar, territorialmente, o acesso às informações.  

Todo o evento de segunda-feira será transmito ao vivo pela internet através do Participatório – Observatório Participativo da Juventude:http://participatorio.juventude.gov.br

Curso de Libras na Biblioteca Parque de Manguinhos

Você sabia que a maioria das crianças surdas nasce em famílias de ouvintes? Elas aprendem Libras na creche ou na pré-escola e, ao final desse período, espera-se que essas crianças consigam narrar histórias simples na língua de sinais.

Você sabia que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua visual-espacial, que possui estrutura própria?

Você sabia que qualquer pessoa pode ficar surda? A surdez é uma condição que se manifesta com diferentes graus, desde perdas auditivas leves até a surdez profunda. 

- transmitidos durante a gravidez como consequência do consumo de álcool e drogas, má nutrição da mãe, doenças como diabetes, ou mesmo infecções que surgem durante a gestação como sarampo ou rubéola. 
- a exposição a ruídos intensos (mais de 75 decibéis), como de máquinas industriais, música alta, armas ou foguetes por exemplo. 
- doenças infecciosas bacterianas ou virais.
- uso de alguns medicamentos podem causar a surdez.

Como a surdez pode acontecer com qualquer pessoa, e vimos que é mais comum do que imaginamos, aproveitemos a oportunidade de ampliarmos nossos conhecimentos e nos capacitando para situações inusitadas de atendimento a um surdo e vamos fazer o curso de Libras na Biblioteca Parque de Manguinhos.

O Curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais, é fruto da parceria da Biblioteca Parque com o Sesii-Senai. Ele é inteiramente gratuito e aberto a qualquer pessoa, a partir dos 14 anos que tenha o ensino fundamental completo.

Para inscrever-se, o interessado deverá apresentar comprovante de residência, auto-declaração de baixa renda digitada, carteira de identidade, certidão de nascimento/casamento ou CNH na validade, CPF e comprovante de escolaridade.

Presencial, o curso é dividido em dois níveis - Nível I, 40 horas, e Nível II, 50 horas - e aulas com duração de duas horas por dia. 
CONTEÚDO
Nível I:
- Saudação / Apresentação
- Gramática
- No Mundo dos Surdos
- Quando, onde?...”Quando, onde será?!...”
- Cultura e Comunidades Surdas
- Estudo de termos técnicos

Nível II:
- Profissão
- Gramática
- No mundo dos Surdos
- Família
- Estudos de termos técnicos
CERTIFICAÇÃO 
Ao final do curso, após realização de avaliação final e pesquisa de opinião.

Então, aproveite esta oportunidade, mas vá logo, pois as vagas são restritas a 30.

Informações: 2334-8915, 2334-8916 e 2334-8917.