terça-feira, 25 de junho de 2013

Inscrições para curso da técnica de Afrescos

Da parceria entre a Fiocruz e um renomado artista plástico, Lydio Bandeira de Mello, quem ganha são os amantes dos traços. É que desta união de esforços, nasceu um curso de pintura tradicional cujo tema central é a técnica do "Afresco". São 12 vagas e o curso é inteiramente gratuito.

Mas, você sabe o que é AFRESCO?
Dando uma zapeada na internet, captamos algumas definições e um exemplo de sua aplicação. 

Afresco
* Técnica de pintura mural, executada sobre uma base de gesso ou nata de cal ainda úmida.
** Daí o nome derivado da expressão italiana fresco, de mesmo significado no português - na qual o artista deve aplicar pigmentos puros diluídos somente em água. 
***Dessa forma, as cores penetram no revestimento e, ao secarem, passam a integrar a superfície em que foram aplicadas. 
****A tela (suporte) pode ser parede, muro ou teto e a durabilidade do trabalho é maior em regiões secas, pois a umidade pode provocar rachaduras na parede e danificar a pintura. 
*****O termo também é usado para designar a pintura feita dessa maneira, normalmente em igrejas e edifícios públicos, e ocupando grandes extensões.


Grafiteiros renovam afrescos de igreja espanhola

Artistas levaram dez dias para pintar a cúpula do local, em uma cidade perto de Barcelona

O grafiteiro espanhol Raúl Sanchez Araque, "House", é super conhecido com variados trabalhos, desde a pintura com spray da fachada de uma sex shop e vários trabalhos como grafiteiro de rua tradicional. Mas foi uma surpresa quando ele foi contatado pelo padre Borr da igreja Santa Eulalia, perto de Barcelona.

House diz não ser religioso no sentido tradicional, mas afirma que isso não importa. "Mesmo se você não acreditar em Deus, você pode acreditar na boa fá das pessoas", afirma. 
O padre Borr diz estar contente com o fato de que os artistas personalizaram o trabalho. E ele diz considerar contratar House, Rudi e suas tintas de spray para decorar mais partes da igreja, algumas das quais datam da Idade Média, e outras de 1957. "Como o papa Bento 16 disse, a arte deveria atrair os fiéis", afirma.
Fonte: UOL

Prorrogadas inscrições para cinco concursos nacionais sobre drogas


A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – Senad, do Ministério da Justiça, está com inscrições abertas, até 10 de julho, para cinco concursos nacionais - Carta, Monografia, Fotografia, Jingle e Vídeo.

O objetivo do SENAD é incentivar a participação dos diferentes níveis estudantis em atividades culturais de valorização da vida e estimular a mobilização e o engajamento da sociedade nas atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas, promove, anualmente, concursos nacionais sobre o tema.

Tema dos concursos:  "A educação na prevenção do uso de drogas". 
- 14º Concurso Nacional de Cartazes - estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos; 
- 3º Concurso Nacional de Vídeo - estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos e Ensino Médio; 
- 11º Concurso Nacional de Fotografia - população em geral;
- 11º Concurso Nacional de Jingle - população em geral. 

A parceria entre o SENAD e o Centro de Integração Empresa/Escola – CIEE está sendo lançado o 12º Concurso de Monografia para Estudantes Universitários, com o tema Drogas e Direitos Humanos.  O prazo para postagem dos trabalhos é até o dia 10 de julho de 2013.

Mais informações: www.obid.senad.gov.br
Documento PDF.pdf Edital Cartaz
Documento PDF .PDF Edital Monografia
Documento PDF .PDF Edital Fotografia
Documento PDF .PDF Edital Jingle
Documento Word .DOC Edital Vídeo