sábado, 2 de fevereiro de 2013

Biblioteca Parque de Manguinhos e espaços públicos são fechados temporariamente

A tragédia em Santa Maria está repercutindo em todas as regiões do Brasil fazendo com que as autoridades revejam padrões de segurança em lugares públicos. É o que acontece no Rio de Janeiro, em que muitos foram temporariamente fechados como a Biblioteca Parque de Manguinhos, entre outros espaços culturais públicos.

Nota divulgada no site http://www.cultura.rj.gov.br/espaco/biblioteca-parque-de-manguinhos mostra a ação conjunta da Secretária de Estado de Cultura e o Secretário da Defesa Civil que acordaram fechar, a partir do dia 1º de fevereiro, os espaços culturais da SEC que atendem ao público e que estejam em situação irregular junto ao Corpo de Bombeiros. 

Enquanto isso, as duas pastas estão trabalhando em estreita cooperação no sentido de agilizar todos os procedimentos para a regularização necessária de todos esses espaços, de forma que as atividades sejam retomadas o mais rápido possível.

Os espaços da SEC fechados, temporariamete, a partir do dia 1º de fevereiro são: Biblioteca Parque de ManguinhosBiblioteca Pública de Niterói, MIS, Teatro Arthur Azevedo, Teatro Glaucio Gill, Teatro Armando Gonzaga, Escola de Música Villa-Lobos, Museu do Ingá, Museu Carmen Miranda, Casa de Euclides da Cunha, Casa de Oliveira Vianna, Escola de Artes Visuais, Casa França-Brasil.

Nova Iguaçu quer acabar com a tradicional Feira de Agro-ecológica


O ecologista Sérgio Ricardo nos traz esta notícia, no mínimo surreal, justamente há pouco menos de um ano da Rio+20, quando no Rio de Janeiro, ecologistas do mundo inteiro discutiram como aqueles que seguram a caneta estão articulados para detonar o planeta em benefício de poucos... mas será que não cabe uma simples pergunta, será que eles já encomendaram um novo planeta para eles?... mas deixemos isto pra lá e vamos direto ao informe sobre esta lição de democracia dada pelo gestor Novaiguaçuano.

"A Prefeitura de Nova Iguaçu de forma absurda e anti-democrática ameaça acabar com a Feira de Agro-ecologia que funciona há 6 anos gerando empregos e que incentiva a produção de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos.
 
Em seu governo anterior (2000-2004), o Prefeito Nelson Bornier (PMDB-RJ) extinguiu por Decreto as áreas rurais e agrícolas do município, o que gerou uma forte mobilização da sociedade civil que culminou com a aprovação de uma Lei Municipal pela Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu que restabeleceu as áreas rurais e agrícolas do município no Plano Diretor da cidade.

Assine o abaixo-assinado pela manutenção da Feira da Roça de Nova Iguaçu, na Praça Rui Barbosa: https://docs.google.com/document/d/1dl-IEh_Ouv99xeVChhEIVAqtPHnFdyl_Owr0xGWW7HI/edit

Carta dos agricultores e movimentos sociais à Prefeitura de Nova Iguaçu:https://docs.google.com/document/d/171YpqP8EkUI9ofRh9ERt7uRxK6uCQsOqds6Nw9KyKOM/edit"